Um combinado de natureza em sua melhor forma e patrimônio histórico tombado fazem de Paraty um destino coringa para qualquer época do ano, com direito a banhos de cachoeira, fazendas históricas, cachaçarias, ruas de pedra e bons restaurantes. Por lá, não faltam praias imersas na Mata Atlântica, como a do Sono, Cachadaço, de São Gonçalo e Antigos e Antiguinhos – algumas apenas acessadas por trilha ou barco, mas que valem todo o esforço.
Outro motivador é o calendário de eventos, sempre muito variado, a começar pela Feira Literária Internacional (Flip), passando por festivais da cachaça, de gastronomia, de fotografia, de jazz e por aí vai.
Para aproveitar isso tudo da melhor forma, selecionamos casas na plataforma Airbnb que são verdadeiros refúgios. Há um único risco: o de não querer sair de casa.
Casa do Cais
O anúncio deste Airbnb já avisa: cuidado, você pode se apaixonar e não querer mais ir embora. Não é exagero. Isso porque sua localização, isolada na Ilha do Araújo, a poucos minutos de barco, proporciona uma união perfeita entre a mata, mar e conforto. A flora tropical rodeia a hospedagem, que tem uma praia privativa. O terreno guarda ainda outras duas casas, afastadas entre si – é possível alugar todas as acomodações caso queira ter a propriedade só para você e sua turma.
Quatro suítes acomodam bem dez hóspedes e a estadia inclui café da manhã e serviço diário de arrumação. Destaque para a varanda, onde você pode fazer refeições ou descansar na rede com vista para o mar. Também espere chuveiros a gás, ar condicionado, wi-fi e enxoval completo.
Para quem adora natureza e esportes, a região tem várias trilhas – caiaques e pranchas de stand-up paddle são fornecidos pelos anfitriões. A estadia também contempla o transporte marítimo até a ilha – o carro fica estacionado na Praia Grande. Em tempo: os anfitriões não recomendam a casa para crianças menores de 4 anos e pessoas com mobilidade reduzida. Reserve aqui
Comentário de quem já alugou: “Que paraíso! Tudo maravilhoso, refeições deliciosas, casa nova e impecável. A recepção da Ana e equipe foi ótima, fizeram tudo para nossa estadia ser ainda melhor. A ilha é linda e amamos poder explorar com os caiaques disponibilizados na casa. Já estamos planejando a nossa volta!” — Vitória, outubro de 2022.
O Airbnb acaba de anunciar mudanças em sua plataforma. Maior empresa de aluguel de temporada do mundo, a startup divulgou pelo menos 50 novos recursos e melhorias com base nos feedbacks de hóspedes e anfitriões. A necessidade de se fazer viagens mais baratas também foi a razão para o Airbnb dar mais ênfase a partir de agora ao aluguel de quartos, o que significa um retorno à essência da plataforma. Um recurso novo e bastante funcional é o que mostra “Distância dos pontos de interesse” – você procura por um ponto turístico e a plataforma mostra a distância entre a atração e a hospedagem; confira outras mudanças. |
Casa Proa
Barulho das ondas, água cristalina, natureza roçando na porta. Casais em lua de mel ou procurando uma escapada encontrarão tudo o que precisam. No pedaço conhecido como Corumbê, ao norte de Paraty, o bangalô fica escondido entre as árvores e possibilita um contato estreito com a fauna e a flora da Mata Atlântica. Espere a visita de pássaros e micos. A praia, tranquila e de um verde quase transparente, fica a um pulo, acessada por um caminho a pé.
O design é outro grande destaque, projeto do arquiteto croata naturalizado brasileiro Marko Brajovic, que também desenhou outra residência fantástica em Paraty, a Casa Arca, que também está no Airbnb. A Casa Proa segue o mesmo espírito de integrar o entorno: paredes de vidro permitem que você aprecie a vista direto da cama e da varanda, apontada para a Baía de Paraty. Até do banheiro se tem ângulos privilegiados. Reserve aqui
Comentário de quem já alugou: “Estadia incrível. Foram noites ouvindo o barulho do mar e as manhãs apreciando a vista ainda da cama. No deck é onde tudo acontece. Alguns micos podem aparecer buscando amizade. Cito ainda a cama confortável, a cozinha bem equipada e a ducha com uma ótima pressão. Para além disso, a Praia do Rosa é quintal. É possível curtir manhãs com a praia totalmente vazia. O trecho entre o centro histórico e a casa é feito em cerca de 15 minutos. João Paulo e sua equipe deram todo o suporte. Muito obrigado.” — Lucas, maio de 2023
Casa Porta del Mar
Ao norte de Paraty, a casa fica na Praia Grande, que concentra pequenos povoados e uma vila de pescadores – espere tranquilidade e uma atmosfera praiana mais roots. Com duas suítes, ambas com ar-condicionado, acomoda bem quatro pessoas. O mar calmo rodeado por areia fofa e Mata Atlântica fica a cinco minutos a pé. Nas proximidades, também há mercadinho, padaria, restaurantes com peixe fresco e, caso queira pilotar a cozinha, tem também uma peixaria.
Mas o destaque maior desta casa é o seu deck com piscina de borda infinita com vista para a baía. Para chegar, a ladeira íngreme exige habilidade e pneus em dia. Caso não esteja de carro, táxis atendem bem a região. Reserve aqui
Comentário de quem já alugou: “A casa é aconchegante e exatamente como nas fotos. A vista é de tirar o fôlego. Casa muito equipada, fácil acesso (a estrada é toda asfaltada). A prainha que tem perto é ótima, tem quiosques, águas calmas e quentes. O anfitrião foi nota 10, sempre respondendo rápido as mensagens, nos deu dicas de passeios, muito solícito ” — Daniele, abril de 2023.
Casarão Corumbê
Mergulhada na natureza e no sossego, essa propriedade para dez pessoas na região do Corumbê fica bem em frente ao mar. Embora a praia não seja uma Brastemp no quesito transparência (fica em uma região de mangue), há uma piscina ótima e também caiaques para explorar o entorno. Também é possível acessar outras praias mais apropriadas para banho não muito longe dali, como a do Rosa. Entre os confortos da estadia, serviços de limpeza, café da manhã, berços, toalhas de piscina e itens de praia como guarda-sol e equipamentos de mergulho. Ar-condicionado, cafeteira e máquina de lavar e secar também fazem parte da estrutura. Reserve aqui
Comentário de quem já alugou: “Excelente recepção do anfitrião, ficamos muito bem acomodados. A ajuda das funcionárias foi essencial, mantendo a limpeza e a organização, tudo impecável… Pra quem tiver dúvida, eu super recomendo” — Milena, março de 2023.
Casa na estrada Paraty-Cunha com cascata
A 20 minutos do centro histórico na estrada Paraty-Cunha, este Airbnb está imerso na Mata Atlântica bem na divisa com o Parque Nacional da Serra de Bocaina. Ideal para até cinco pessoas (pets também são bem-vindos mediante taxa), o lugar é chamado Casa Asha em homenagem à tribo indígena Ashaninka, que inspirou sua arquitetura em formato de cabana. O design é do mesmo arquiteto que projetou a Casa Proa (veja acima) e parece saído de um editorial de arquitetura: sua forma piramidal, toda em madeira e com a fachada de vidro, se destaca em meio à floresta. Mais um destaque é a cachoeira privada, de águas tranquilas, a 10 minutos de caminhada. Além dela, há outras quatro quedas d’água nos arredores.
A água que abastece a propriedade vem de uma fonte natural e o chuveiro é aquecido por painéis solares. Mas por mais isolada e integrada na natureza que a hospedagem possa ser, não falta conforto: você tem lareira, camas king e queen, mesa de trabalho, deck com rede (perfeito para o café da manhã ou drinks ao fim do dia), fogão, panelas, moedor de café e até equipamento de academia. Ressalvas: sinal de celular é instável e carros baixos podem patinar no acesso à casa, mas o anfitrião estará lá para auxiliar. Há um ponto de ônibus na frente da propriedade. Reserve aqui
Comentário de quem já alugou: “Chalé exatamente como as fotos! Maravilhosa a nossa estadia. No meio da Mata Atlântica e com todo o conforto possível! Música integrada em todo ambiente, cozinha maravilhosa, espaços aconchegantes. A cama e chuveiro perfeitos! A cachoeira mais próxima ao chalé é espetacular (cachoeira do buda). Vale a pena conhecer! As únicas dicas que dou são: 1) vá com carro alto (esqueça o sedã) e de preferência 4×4 (não mandatório). 2) Leve absolutamente tudo que irão comer, pois o mercado mais próximo é longe e o caminho não é dos mais fáceis. Super recomendo para quem quer se reconectar com a natureza com conforto e desligar a mente” — Marcela, agosto de 2022.
Casa ampla perto do centro histórico
Para quem prefere ficar mais perto do centro histórico de Paraty, este Airbnb é a pedida. No bairro de Caborê, a casa fica a 200 metros de padarias e mercados e cerca de um quilômetro do centro histórico. Outras praias da região, como a Jabaquara, também são facilmente acessadas de carro. A propriedade com três quartos para até sete hóspedes tem decoração clean com predominância do branco e toques de verde nas portas e janelas, criando uma agradável atmosfera tropical.
Mas o tesouro está mesmo na parte externa: a piscina com espreguiçadeiras no amplo gramado (cachorros vão adorar), rodeado por árvores e um muro de hera. Na frente, uma área gourmet com rede, churrasqueira e forno de pizza. Serviço de camareira está incluso nas diárias de segunda a sexta-feira. Reserve aqui
Comentário de quem já alugou: “Tivemos uma ótima estadia na hospedagem. A anfitriã sempre foi muito solícita através do celular. Sua casa é muito limpa e organizada. A roupa de cama é de qualidade (meu pai adorou o travesseiro), assim como os utensílios de cozinha. A parte externa não deixa a desejar, a piscina é uma delícia, a água estava bem morna, mesmo sem ser aquecida. Pudemos usufruir das bicicletas que estão na casa (duas grandes e uma pequena) e fizemos um passeio pela orla da Praia do Jabaquara (10 minutos de bicicleta). A localização também é muito boa, com fácil acesso à rodovia BR-101 que te leva até as melhores praias e cerca de 1 km do centro histórico de Paraty. Eu e minha família adoramos cada momento.” — Pedro Henrique, março de 2023.
Veja outras cidades com hospedagens para alugar no Airbnb
Ainda que não tenhamos nos hospedado em todas as acomodações aqui listadas, selecionamos cuidadosamente cada uma delas com base na localização, decoração, conveniência, comentários de hóspedes anteriores e o fato do anfitrião ter status de Superhost na ocasião da pesquisa. Caso você faça uma reserva por meio dos links aqui listados, a Viagem e Turismo poderá ganhar uma comissão.
Fonte: viagemeturismo