Escondida no litoral sul de São Paulo, a Praia de Iporanga costumava ser divulgada no boca a boca por locais e turistas. Agora, fotos nas redes sociais das areias brancas e águas limpas convidam os viajantes a conhecer o refúgio à beira-mar no Guarujá.
Iporanga é uma pequena enseada que fica dentro de um condomínio de luxo fechado a 25 km do centro do Guarujá, o que pode gerar dúvidas sobre o acesso para quem ainda não conhece o local.
Embora o número de visitantes tenha um limite diário, o acesso é aberto a todos: basta chegar cedo para garantir o lugar e apresentar um documento de identidade. Veja, a seguir, como planejar o seu dia em Iporanga:
Como entrar na Praia do Iporanga?
A única forma de acessar a praia é entrando no Condomínio Iporanga, cuja entrada fica no quilômetro 17,5 da Rodovia Guarujá-Bertioga. Ao chegar na portaria, é preciso apresentar documento de identificação e registrar a placa do carro.
Há estacionamento gratuito no local – as vagas ficam divididas entre os acessos à Iporanga e à Praia de São Pedro. A principal dica é chegar bem cedo: o limite diário é de 130 carros e fichas são distribuídas na hora da entrada para garantir que esse número não seja ultrapassado. Não há reserva antecipada.
Ver essa foto no Instagram
Para chegar a Iporanga, é preciso percorrer uma pequena trilha, com algumas subidas e descidas íngremes. O condomínio e a praia são cercados por vegetação nativa de Mata Atlântica.
Além da areia branca e do mar limpinho, a Praia de Iporanga abriga uma cachoeira: uma formação rochosa conduz a água do rio ao encontro da água do mar. O entorno possui escadas e corrimão, mas não é permitido caminhar pelas pedras, que são escorregadias e podem provocar acidentes.
Ver essa foto no Instagram
O acesso à praia é liberado das 7h às 18h. Como não há quiosques ou restaurantes, a recomendação é levar o seu próprio lanche, além de cadeiras e guarda-sóis. Por outro lado, no estacionamento há um banheiro público, bebedouro e duchas.
Outras praias próximas
Iporanga é a mais popular, mas dentro do condomínio fechado homônimo ficam outras duas praias: a Praia São Pedro e a Praia das Conchas.
A Praia das Conchas é menor e atrai principalmente famílias com crianças porque uma piscina natural se forma à beira-mar, permitindo aproveitar a água com mais tranquilidade.
Ver essa foto no Instagram
Já São Pedro conta com uma faixa de areia mais extensa e ondas mais agitadas. Por isso, é bastante procurada pelos surfistas.
Outra opção próxima é a Praia do Perequê, que fica a 2 km de distância de Iporanga.
Fonte: viagemeturismo