Paris tem um endereço imperdível para quem gosta de apetrechos de cozinha, seja você amador ou profissional. A E.Dehillerin é uma verdadeira tentação e pode agradar até mesmo quem não sabe fritar um ovo. Fundada em 1820, o lugar é uma viagem no tempo e mudou muito pouco desde a inauguração. O lugar lembra aquelas lojas de ferragens antigas, com vendedores que estão lá há décadas.
Dentre os itens, há panelas imensas e de vários materiais, como cobre, ferro esmaltado, aço, facas com toda espécie de lâminas e cabos, prataria e utensílios que talvez você nem saiba qual utilidade tem. A loja foi a queridinha da célebre Julia Child, primeira chef mulher a ter o seu próprio programa de televisão na década de 1960 no Estados Unidos.
A apresentadora e chef de cozinha Raíza Costa esteve lá e contou em seu perfil do Instagram um pouco sobre a loja – que é imensa e mantém boa parte de sua arquitetura original. Repare só o tamanho do batedor de arame (ou fouet) que ela comprou, dê o play abaixo:
Ver essa foto no Instagram
A história do E.Dehillerin
O estabelecimento foi fundado em 1825 por Eugene de Hillerin, herdeiro de uma família nobre de Paris, mas que havia perdido tudo durante a Revolução Francesa. Ele utilizou o bom nome de sua família para começar a empreender no ramo de equipamentos de cozinha.
Embora o negócio tenha começado em 1825, o empreendimento mudou-se para o ponto onde está até hoje, na rua Coquillière, a cerca de 10 minutos de caminhada do Museu do Louvre, em 1890. A fachada da loja é linda, toda em verde, grande parte da arquitetura original foi mantida e está bem preservada até hoje, com prateleiras de madeira maciça. O sistema para conferência de preços é 100% analógico: cada produto tem uma etiqueta com um código, que deve ser consultado em um catálogo com mais de 100 pastas.
Mesmo com arquitetura das antigas e sistema um tanto arcaico, o estoque de produtos é bem extenso e moderno, com utensílios de cozinha bem atuais. Além disso, a loja também vende pela internet e entrega no mundo todo – embora o verdadeiro charme seja entrar e passar horas vasculhando tudo.
Ver essa foto no Instagram
Serviço
E. Dehillerin
Rue Coquellière, 18-20, a 10 minutos do Museu do Louvre.
A loja abre nas segundas-feiras das 9h às 12h30 e das 14h às 18h, de terça a sexta-feira das 9 às 19h e aos sábados das 9h às 18h (fecha aos domingos e feriados).
Fonte: viagemeturismo