Localizada na cidade de Chattanooga, no estado do Tennessee, a Ruby Falls é a maior cachoeira subterrânea (em altitude e profundidade) que pode ser visitada nos Estados Unidos.
A queda d’água fica dentro da Lookout Mountain, uma cordilheira que delimita a divisa sudeste do estado. Por isso, há mais de cem anos a cidade é frequentada por escaladores, ciclistas, espeleólogos e montanhistas. Foi assim que, em 1928, Leo Lambert esbarrou com a cascata subterrânea – e a batizou com o nome de sua esposa, Ruby.
O passeio começa num elevador de vidro, que desce os visitantes até mais de 341 metros no centro do pico mais alto da Lookout Mountain. Uma vez lá embaixo, é possível apreciar a Ruby Falls, adornada por estalactites e estalagmites, além de luzes coloridas.
View this post on Instagram
Por uma questão de segurança, as visitas devem ser guiadas. O parque da cachoeira vende três tipos de passeios. O Cave Walk dura de 70 a 80 minutos, o mínimo de tempo para andar pela caverna até a cachoeira, inclui um audioguia, e custa US$ 26,95.
O Gentle Walking Tour acontece antes do parque abrir, com grupos reduzidos, que têm um guia especializado na história e geologia da região; o preço é US$ 39,95. Pelo mesmo valor, o Lantern Tour acontece depois do horário de fechamento do parque apenas com lanternas de mão, e também oferece informações mais detalhadas.
Todas as visitas devem ser reservadas com antecedência pelo site da Ruby Fall’s Cave.
Como chegar
A melhor maneira é ir de carro. Chattanooga fica a duas horas de Nashville, a capital do estado do Tennesee, famosa por suas atrações musicais.
Fonte: viagemeturismo