Poxoréu, a 259 km de Cuiabá, tem se tornado um dos destinos para os amantes do rapel. É que o município abriga o Morro do Mano. Com 115 metros de altura, o local tem sido um dos mais buscados para a prática de rapel.
De acordo com Deivis Teixeira, fundador de uma comunidade para praticantes deste esporte, atualmente, o Morro do Mano é um dos pontos ativos mais altos do estado para a prática de rapel.
“Existem outros pontos até mais altos e que, em algum momento, alguém já foi lá e fez rapel, mas não é frequente”, comentou.
Ele faz parte da Comunidade Partnership Forever [que quer dizer parceria sempre] e que tem o rapel como estilo de vida, como esporte do coração.
Para visitar o local, que fica a cerca de 2 km do centro da cidade, não é cobrada taxa. No entanto, para subir o Morro do Mano, o visitante paga uma taxa de R$ 20 porque é necessário um guia para subir a trilha.
Segundo Valdeir Nunes da Mata, proprietário do local, a ideia de abrir o sítio ao turismo começou com o interesse das pessoas em fazer rapel. “Depois que fizeram o rapel pela primeira vez, começou a aparecer mais gente interessada em vir e aí a gente decidiu abrir e receber os esportistas”, comentou ele.
Deivis explica que o acesso pela trilha até o topo do morro é fácil, embora tenha um ponto íngreme até chegar ao topo, mas que não impede a chegada. São 800 metros de trilha. “A vista é incrível não apenas pelo verde da paisagem, mas tem outros morros ao redor, contornados pelo Rio Poxoréu, o que compõe uma visão maravilhosa”.
Poxoréu
A cidade tem muitos atrativos naturais e culturais. Segundo a Secretaria Estadual de Turismo, a região é repleta de sítios arqueológicos e grutas, muitos rios e cachoeiras que estão em propriedades particulares e ainda com visitação restrita.
Para além das belezas naturais, o povo de Poxoréu é festeiro, é sertanejo, que gosta de viola e cavalgadas. Não é por acaso que um dos maiores festejos populares seja a Festa de São João (padroeiro da cidade), que inclui, além de celebrações religiosas, a quermesse e a Cavalgada Rumo às Origens.
A cidade também organiza o maior encontro de violeiros do Brasil – um festival nacional que reúne artistas de todo os estados do país. Inclusive, a próxima edição do evento ocorre nos dias 28, 29 e 30 de abril.
Fonte: primeirapagina