Referência nacional em ecoturismo, Mato Grosso do Sul tem os rios de águas cristalinas como “cereja do bolo” dos seus principais atrativos.
O estado possui inúmeros cursos d’água que impressionam pela pureza da água, ideal para a flutuação e com paisagem para aquelas fotos que deixar qualquer feed mais bonito.
Bonito e Jardim ostentam alguns dos rios mais badalados de Mato Grosso do Sul neste quesito, mas a região não é a única com excelentes rios de água cristalina que valem um bate e volta, no feriado. Confira alguns deles abaixo:
Rio Baia Bonita
Esse rio é tão cristalino, que é conhecido como o principal aquário natural de Bonito e não é por menos. Ao longo de 400 metros de flutuação, o turista consegue nadar ao lado de piraputangas e contemplar um verdadeiro jardim de baixo dágua, com plantas de todas as cores e tamanhos.
Rio Verde
O município de Rio Verde do Mato Grosso não tem esse nome por acaso. A cidade é banhada pelo Rio Verde que ao longo de sua extensão passa uma série de balneários que estão abertos ao público, neste feriado. Entre os estabelecimentos há opções com quartos, quiosques e amplas áreas para campings, é só levar a barraca e os preços são acessíveis.
Rio Verde do Mato Grosso fica a 237 quilômetros de Campo Grande, a viagem da capital até lá dura 3h44.
Rio Sucuri
Um dos rios mais famosos de Bonito, o Sucuri é de transparência impressionante. Com uma vegetação subaquática de tirar o fôlego e um trajeto sinuoso de correnteza tranquila, o rio é ideal para a flutuação. Bonito fica a 260 km de Campo Grande, confira o trajeto aqui. Chegando no município, o visitante deve procurar uma das muitas agências de turismo locais, que viabilizam o passeio. O Rio Sucuri fica Fazenda São Geraldo, que está a 19 quilometros do centro da cidade.
Taboco
O distrito a cerca de 140 km de Campo Grande tem uma série de cachoeiras e balneários com rio de água cristalina e o melhor: tudo de graça. O Balneário Municipal Rio Taboco e o Ponte de Pedra são os mais procurados.
O acesso ao distrito, a partir da capital, é feito pela MS-080. Depois do fim do perímetro urbano de Rochedo, você deve percorrer mais 6 km até o trevo de acesso, do lado esquerdo da rodovia. A partir desse ponto serão aproximadamente 45 km de estrada de terra, até chegar ao Taboco.
Rio Formoso
Outra pérola de Bonito, o Formoso é morada para inúmeras espécies de peixes, além de ser cercado por uma fauna exuberante. O Parque Ecológico Rio Formoso está a apenas 7 km do centro de Bonito.
Rio da Prata
Situado entre Bonito e Jardim o Rio da Prata é um verdadeiro símbolo da resiliência natural da fauna sul-mato-grossense. Trecho do rio chegou a secar durante a seca deste ano, mas nem por isso o Rio da Prata perdeu a sua beleza, ele segue recebendo turistas do mundo todo.
Fonte: primeirapagina