Sophia @princesinhamt
Turismo

Descubra 5 Tradições Natalinas Inusitadas ao Redor do Mundo

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Parte do encanto do Natal está na variedade de tradições. E nesse caso, não estamos nem falando das tradições que variam de família em família, mas de países em países. Desde rituais seculares até costumes modernos, cada cantinho do mundo possui sua própria forma de celebrar a data. Confira, a seguir, uma lista de tradições natalinas singulares preparada pela plataforma de reserva de passeios Civitatis

1. Véspera de Natal no Japão

Natal no Japão
(Paul Davidson/Flickr)

Embora o Natal não seja tradicionalmente celebrado no Japão, país de maioria xintoísta e budista, o país adotou alguns costumes bastante curiosos relacionados à nada. Esse período do ano é marcado por um clima mais romântico, sendo que é comum ver jovens casais celebrando a data com jantares especiais, transformando a véspera de Natal em uma espécie de “Dia dos Namorados japonês”.

Mas a tradição mais inusitada talvez seja a de jantar frango frito no KFC na noite do dia 24 de dezembro: a tradição surgiu a partir de uma campanha de marketing da rede de fast food, veiculada no Japão em 1974. Ainda que o frango frito, chamado de karaage, também faça parte da culinária japonesa, ele tem um preparo um pouco diferente do que o do norte-americano KFC. Para conhecer mais a gastronomia local, vale fazer um tour gastronômico em cidades como Osaka

2. As Posadas no México

Mexico City, Mexico; December 13, 2022: main decoration for christmas, giant piñata entrance to the zocalo.
(Civitatis/Divulgação)

Para os mexicanos, as celebrações natalinas começam em 16 de dezembro com as chamadas Posadas, que se estendem até a véspera de Natal. Durante nove dias, as famílias recriam a peregrinação de José e Maria em busca de abrigo, visitando nove casas com velas, cantos e músicas até serem finalmente recebidos em uma delas. Cada dia simboliza valores como humildade, justiça e caridade. No fim da celebração, quebra-se uma piñata de sete pontas, representando os sete pecados capitais.

3. Uma bruxa na Itália

The Befana with sweet coal and candy. Italian Epiphany day tradition.
(Civitatis/Reprodução)

Sim, na Itália também existe a figura do Papai Noel, que por lá é chamado de Babbo Natale. Mas há um outro personagem importante durante o inverno, que é a Befana. Trata-se de uma simpática bruxa que, no dia 6 de janeiro, entrega doces e presentes às crianças que se comportaram bem, enquanto os travessos recebem pedaços de carvão. Segundo a lenda, a Befana recusou acompanhar os Reis Magos até Belém e, arrependida, voa pelas casas em busca do Menino Jesus, deixando essas “lembranças” pelo caminho.

4. A Cavalgada dos Reis Magos na Espanha

Madrid, Spain - January 5, 2024: Three Kings Parade (Cabalgata) a special celebration in which the Three Kings of the East - Melchior, Gaspard and Balthasar, marched through the city center.
(Civitatis/Divulgação)

Na Espanha, as celebrações natalinas não terminam até dia 6 de janeiro, dia em que os Reis Magos chegam para visitar o Menino Jesus. Na véspera, em 5 de janeiro, celebra-se a tradicional Cavalgada dos Reis Magos, com desfiles cheios de música, luzes e cor pelas ruas. Melquior, Gaspar e Baltazar percorrem as cidades e vilarejos em carros alegóricos, lançando doces para as crianças, que aguardam ansiosamente a chegada dos presentes durante a noite. E, claro, não pode faltar o famoso roscón de Reyes, um doce redondo com uma surpresa escondida, que reúne famílias inteiras em torno da mesa.

5. O Festival das Lanternas nas Filipinas

Lipa City Batangas Philippines 11 02 2023 Christmas Holiday Santa Claus Christmas tree
(Civitatis/Divulgação)

As Filipinas destacam-se por ter uma das celebrações natalinas mais longas do mundo, começando em setembro e terminando em janeiro. Um dos principais eventos é o Festival das Lanternas Gigantes, realizado na cidade de San Fernando no sábado anterior à véspera de Natal. Este festival transforma a cidade em um mar de luz e cor, com lanternas natalinas que podem medir até seis metros de diâmetro e são adornadas com milhares de luzes piscantes. As lanternas simbolizam a estrela de Belém e refletem a fé e a esperança dos filipinos durante o Natal.

Procure por passeios e experiências na Civitatis

Fonte: viagemeturismo

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.