A libra esterlina nunca esteve para brincadeira. Mas com a moeda quase alcançando o patamar dos oito reais, há quem até comece a repensar a viagem para o Reino Unido. A boa notícia é que em Londres existem programas gratuitos em abundância, incluindo boa parte dos museus e de outras atrações icônicas da capital inglesa.
De quebra, a metrópole é atendida por um ótimo sistema de transporte público, com o “tube” (forma como os londrinos chamam o metrô) e os “double-deckers” (icônicos ônibus vermelhos de dois andares) chegando a quase qualquer lugar. Caminhar também é uma ótima pedida — só não esqueça de levar um guarda-chuva, já que as chuvas finas são uma constante ao longo de todo o ano.
Tudo isso para dizer que dá para se divertir muito em Londres só com um Oyster Card no bolso. Duvida? Então confira a lista de atrações gratuitas a seguir:
1. British Museum
Artefatos históricos do mundo inteiro estão expostos no British Museum, incluindo a Pedra de Rosetta e esculturas que foram retiradas do Parthenon.
View this post on Instagram
2. National Gallery e National Portrait Gallery
Quadros de Botticelli, Caravaggio e Van Gogh fazem parte da coleção de arte da National Gallery, uma das mais importantes não só de Londres como de todo o mundo. Já a sua instituição irmã, National Portrait Gallery, se concentra em fotografias, caricaturas, retratos, desenhos e esculturas de pessoas.
View this post on Instagram
3. Victoria and Albert Museum
O Victoria and Albert Museum guarda uma extensa coleção de artes decorativas de diferentes nações e períodos históricos.
View this post on Instagram
4. Tate Modern e Tate Britain
Antiga estação de energia convertida em museu, a Tate Modern é dedicada à arte moderna e contemporânea. Na última sexta-feira de cada mês, o espaço também organiza festas gratuitas com programação musical e outras atividades; saiba mais aqui. No Tate Britain, o foco é em arte britânica, do século 16 à atualidade.
View this post on Instagram
5. Wallace Collection
Criada a partir da coleção particular de Sir Richard Wallace, filho ilegítimo de um marquês, a Wallace Collection está instalada na residência onde ele morava, um palácio setecentista que é por si só uma atração. Há desde porcelanas e armaduras até móveis franceses do século 18 e um auto-retrato de Rembrandt.
View this post on Instagram
6. Natural History Museum
Ótima opção para quem viaja com crianças, mas não só, o Natural History Museum guia em uma viagem pela história do nosso planeta. O museu está dividido em exposições sobre minerais, insetos, plantas, animais e dinossauros.
View this post on Instagram
7. Imperial War Museums
Fundado em 1917, os Imperial War Museums reúnem documentos, cartas, fotografias e até mesmo o vestuário dos soldados dos conflitos do início do século 20. Além disso, o seu acervo possui réplicas de diversos aviões, tanques, canhões e até mesmo um fragmento do muro de Berlim.
View this post on Instagram
8. British Library
A imponente British Library guarda exposições gratuitas com relíquias como ilustrações de Michelangelo, a primeira coleção publicada das peças teatrais de Shakespeare, cartas escritas por Charles Dickens e letras de música escritas à mão dos Beatles.
View this post on Instagram
9. Hyde Park e Kensington Gardens
Reconhecido como um dos Parques Reais de Londres, o Hyde Park pertencia aos monarcas do Reino Unido antes de ser aberto ao público. Junto com os Kensington Gardens, que ficam adjacentes, forma uma das maiores áreas verdes da cidade.
View this post on Instagram
10. St. James’s Park
Além da flora variada, o St. James’s Park foi projetado em estilo francês e abriga diferentes espécies de aves. Incluindo os pelicanos, que são ícone do parque: os visitantes podem assistir eles sendo alimentados, o que acontece diariamente entre 14h30 e 15h, perto do Duck Island Cottage.
View this post on Instagram
11. Palácio de Buckingham
A cerimônia da troca de guarda acontece em frente ao Palácio de Buckingham às segundas, quartas, sextas e domingos às 11h, mas é recomendado chegar bem antes disso para garantir uma boa visão. Os icônicos soldados podem ser vistos marchando do Palácio de St. James’s ao Palácio de Buckingham ao som de uma banda, que surpreendentemente toca músicas pop e trilhas de filmes. Cerca de quarenta minutos depois, eles chegam para trocar de lugar com os soldados que já estavam ali em uma cerimônia que existe há séculos.
View this post on Instagram
12. Grafites
Bairros como Shoreditch e Spitalfields concentram alguns dos melhores exemplos de arte urbana de Londres. Como pode ser difícil localizar os grafites sozinhos, a dica é embarcar em um dos passeios gratuitos da Strawberry Tours (gorjetas são bem-vindas). Ao longo de duas horas, o guia mostra murais de grandes artistas, como Banksy e El Mac.
View this post on Instagram
13. Portobello Market
A Portobello Market é uma feira ao ar livre que acontece de segunda-feira a sábado. São praticamente várias feiras em uma só, já que ela é dividida em setores: desde antiguidades até roupas vintage, passando por comidas de produtores artesanais. O melhor dia para conhecer é aos sábados e vale tentar chegar cedo para encontrar o lugar menos cheio.
View this post on Instagram
14. Borough Market
O Borough Market é um mercado de comidas que chegam de diversos cantos do país. Colorido, ele é lindo de ver e fotografar – e há sempre alguns estandes oferecendo pequenas degustações de seus produtos.
View this post on Instagram
15. Sky Garden
Ocupando os três últimos andares de um arranha-céu projetado pelo arquiteto uruguaio Rafael Viñoly, o Sky Garden é considerado o jardim público mais alto de Londres. Ali em cima, o paisagismo composto por plantas do Mediterrâneo e da África do Sul disputa as atenções com a vista 360 do skyline da cidade. O acesso é gratuito, mas é preciso reservar os ingressos, que são concorridos, com antecedência através do site.
View this post on Instagram
Fonte: viagemeturismo