Após 15 anos de portas fechadas, o retorno dos espetáculos ao Teatro José Octávio Guizzo, conhecido como Teatro do Paço, parece cada vez mais próximo. Nessa segunda-feira (27), a ordem de serviço para a reforma do prédio foi assinada e deu início a contagem regressiva para a reinauguração de um novo espaço de cultura em Campo Grande.

2024 word2
Localizado Na Afonso Pena, O Teatro Do Paço Está Fechado Há 15 Anos (Foto: Geisy Garnes)

Construído em 1971 a partir de um projeto do arquiteto Cyríaco Maymone Filho, o prédio na principal avenida da cidade, bem no centro de Campo Grande, foi pensado como um anfiteatro, mas nas décadas de 70 e 80 foi palco de grandes espetáculos e depois de uma reforma, no ano de 1990, foi reinaugurado como Teatro José Octávio Guizzo.

Com o passar dos anos, no entanto, a falta de estrutura fez com que as portas para o público fossem fechadas. O espaço chegou a ser usado pelos servidores da prefeitura, em reuniões internas e cursos, mas o retorno das apresentações no local passou a ser um pedido insistente da classe artística.

Veja como está o teatro hoje:

Desde 2020, a cultura de Campo Grande ouve promessas sobre a revitalização do Teatro do Paço, mas só nesse 27 de março, data em que foi comemorado o Dia Mundial do Teatro, que a obra começa a sair do papel.

O investimento no prédio será de R$ 936 mil e ainda não há previsão de quando a transformação do teatro terminará, mas o projeto – que será executado pela empresa Tascon Engenharia Ltda – prevê a substituição completa das instalações elétricas e hidráulicas, adequação das escadas e da rampa para garantir a acessibilidade, um novo sistema de refrigeração e instalação de forro.

Hoje o auditório tem capacidade para 190 lugares e cadeiras simples, de escritório; mas com reforma, novas poltronas serão instaladas e o carpete trocado. O palco também vai ganhar vida nova e promete ser a casa dos artistas que clamam por mais lugares para difundirem a cultura sul-mato-grossense.

A intenção é que o Teatro do Paço se transforme em um espaço de múltiplo uso, para receber não só espetáculo, mas também exposições de fotografia, artes plásticas e lançamentos literários. “Além de ser o nosso teatro, vai ser um espaço de múltiplas atividades. Amostras, concertos, exposições, tudo direcionado para arte, cultura e com certeza, fortalecerá o turismo local”, reforçou a secretária municipal de cultura e turismo, Mara Bethânia Gurgel.