Sophia @princesinhamt
Turismo

Coragem de Viajar o Brasil em um Fiat 147: Conheça a Aventura da Família em Cuiabá

2024 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Você é daquelas pessoas que tem boas lembranças de viagens de carro em ? Eu sou! As minhas melhores são idas para visitar a família que mora no Paraná. Eram mais de 1.500 km de carro, sempre em cinco pessoas: meus pais, eu e meus dois irmãos.

E, por essas lembranças tão boas, que eu me interessei tanto pela história que vou contar pra vocês agora. O Joaquim e a família viajam o Brasil de Fiat 147, como uma forma de homenagear aos avós. E eu aproveitei que eles estavam de passagem por Cuiabá, pra poder contar mais detalhes dessa história pra vocês.

2024 word2
A família na divisa de Goiás e Mato Grosso (Foto: Arquivo Pessoal)

Na infância, o Joaquim Barreto viajava sempre com o vô e a vó, o Seo Joaquim e a Dona Odésia, no carro que eles tinham, um Fiat 147, modelo 1979.

Nessas viagens, ele criou as melhores memórias possíveis. Durante a nossa conversa, ele se lembrou, com muito carinho, de que o avô tinha medo do carro não aguentar subir a serra que tinha no caminho da e fazia todo mundo descer do veículo para ficar mais leve.

“Era muito engraçado. Já teve vezes de ele estar tão preocupado que subia de ré. Naquela época não tinha muito movimento, era pouco carro na estrada, então ele ia de ré. Uma subida de uns 300 metros”, relembrou ele.

Design sem nome 8 2
Joaquim e os avós durante uma viagem (Foto: Arquivo Pessoal)

E o Joaquim não está sozinho nessa aventura. A esposa, Jaqueline Alarcão, e os dois filhos, Enzo Gabriel, de 10 anos, e , de 6 anos, estão sempre juntos.

Como os meninos ainda estão na escola, as viagens não podem ser feitas em tempo integral. Só acontecem no período das férias.

“Eles aí eu vou te falar, viu? Ficam querendo saber para onde vai e o que vai fazer quando chegar a época das férias. Já fica todo mundo empolgado”, contou.

Conversando com a Jaqueline, eu perguntei se ela tinha aceitado de cara estar sempre viajando em um carro tão inusitado. Ela logo me respondeu que sim.

“Eu tenho um marido visionário, e maluco, né? Porque colocar a gente dentro de um Fiat e viajar assim? Mas eu tenho muito orgulho dele, é uma homenagem [aos avós] e é incrível”, explicou.

Design sem nome 12 2
Joaquim e o avô no antigo carro (Foto: Arquivo Pessoal)

Para aguentar as viagens, o carro precisou passar por algumas mudanças. O motor é novo, os bancos foram todos personalizados no couro (até pra com a bagunça das crianças 😂) e o principal, foi colocado um ar condicionado!

“Ele é um carro muito antigo, de 1979, né? Quase 50 anos de rodagem, então a gente precisou melhorar algumas coisas”, explicou Joaquim.

E se você se como eles fazem com as necessidades básicas, o Barretinho, apelido do Fiat 147, ganhou uma carretinha, apelidada de Vó Odésia que tem de tudo. Caixa d’água, geladeira, fogão, barraca, banheira e, até banheiro químico.

Design sem nome 10 2
Joaquim cozinhando e o filho só esperando a comida (Foto: Arquivo Pessoal)

“A gente tem toda uma estrutura ali para poder ficar autossuficiente na estrada, não é? É bem legal para ficar em camping”, contou.

As viagens da família começaram em 2019, depois que o avô faleceu. Nesses quatro anos, já foram 54 mil km rodados, 16 estados brasileiros e dois í, o Brasil e o Uruguai.

O próximo destino é Cusco, no Peru, mas, antes, a família decidiu conhecer as belezas mato-grossenses. E aí, teria coragem?

Design sem nome 11 2
Família curtinho a praia já com a barraca montada (Foto: Arquivo Pessoal)

Fonte: primeirapagina

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.