Sophia @princesinhamt
Turismo

‘Conheça a Casa Mínima: a residência mais estreita de Buenos Aires’

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Famoso pela feira de antiguidades que acontece todos os domingos e pelo seu mercado centenário, o bairro de San Telmo também guarda uma das atrações mais inusitadas de Buenos Aires: a Casa Mínima. Trata-se da residência mais estreita da capital argentina, com apenas 2,3 metros de largura e 13 metros de profundidade.

Embora não haja consenso, as suas origens parecem remontar ao século 19, quando havia cerca de 800 mil escravizados em Buenos Aires. Com a abolição da escravatura na Argentina, que ocorreu em 1853, essas pessoas precisavam encontrar um lugar para morar.

Eis que surge a Casa Mínima. Na época, o sobrado era apenas uma pequena parte de uma casa muito maior. Acredita-se, contudo, que ele tenha sido cedido a José Urquiza, um ex-escravizado recém-liberto, para que pudesse morar com a sua família, sem deixar de trabalhar para o seu antigo “senhor”.

Sabe-se que a casa foi construída em 1807, entretanto, para muitos pesquisadores a sua história se desenrolou de outra maneira. Uma hipótese é que no local havia uma residência grandiosa, que, com o advento de uma epidemia de febre amarela, foi dividida em três cortiços. Todos eles com as dimensões da atual Casa Mínima.

De qualquer maneira, é de conhecimento geral que o terreno abrigava uma construção tipicamente espanhola, com um pátio central e entrada lateral para as carruagens. O seu telhado elevado ainda sugere que o espaço funcionava como uma torre de vigia.

Localizada na Rua San Lorenzo, próximo à Rua Defensa, a Casa Mínima está aberta para visitas diárias, das 11h às 17h. Há ainda passeios guiados, que se estendem por cerca de 45 minutos. As visitações exploram diferentes capítulos da história argentina, incluindo as primeiras tradições de Buenos Aires, o período da escravidão e até mesmo o nascimento do tango.

Além da Casa Mínima, o tour passa por um espaço adjacente, que fica na esquina do quarteirão. Os ingressos podem ser adquiridos no site ou na bilheteria do museu.

casa-minima-buenos-aires-2
Casa tem apenas 2,3 metros de largura (El Zanjón/Divulgação)

Outras atrações em San Telmo

Conhecido como o bairro boêmio da cidade, San Telmo entrou no circuito turístico por conta de sua feira de antiguidades, que acontece todos os domingos há pelo menos 40 anos. Outra atração local é o centenário Mercado de San Telmo, que atrai milhares de visitantes diariamente.

Além disso, a região é palco para a segunda praça mais antiga de Buenos Aires: a Plaza Dorrego, destino ideal para tomar uma cerveja ou um café e curtir um espetáculo de tango ao ar livre.

Se você for visitar o bairro, vale dar uma passada na esquina das ruas na esquina das ruas Chile e Defensa, onde fica a famosa estátua da Mafalda, a personagem latina mais querida da cultura pop.

Entre os demais atrativos do bairro, estão três igrejas bem diferentes uma das outras. Construída em 1734, a Paróquia de San Pedro González Telmo se destaca por sua fachada eclética com adornos neo-coloniais. Um pouco mais escondida, há a neogótica Igreja Dinamarquesa. O maior destaque, contudo, é a moscovita Igreja Ortodoxa Russa de La Santísima Trinidad, que foi inaugurada em 1904.

Leia tudo sobre Buenos Aires

Fonte: viagemeturismo

Sobre o autor

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.