Mais de 60 quilômetros de ciclovias foram implementados em Paris para receber os turistas durante as Olimpíadas, que começaram no dia 26. O objetivo principal das obras é fazer com que seja possível circular exclusivamente de bicicleta entre todos os eventos esportivos do torneio. A infraestrutura, no entanto, será mantida após o fim da Olimpíada para ser utilizada por moradores e turistas.
Vários dos lugares utilizados para as competições são pontos turísticos de Paris, como a arena de vôlei de praia, no Champ de Mars, de frente para a Torre Eiffel, e o Grand Palais, que recebe as competições de esgrima e taekwondo. Saiba mais sobre eles aqui.
A implementação das ciclovias faz parte de uma “revolução das bicicletas” que está acontecendo na França. A meta é tornar Paris uma cidade “bike-first” – um estudo realizado pela agência de planejamento urbano Institut Paris Region afirmou que o número de usuários de bicicletas já ultrapassou o de carros na capital francesa.
Para acomodar a demanda, serão instalados também 10 mil pontos temporários de estacionamento de bicicletas e 3 mil novas bikes Vélib (a empresa que realiza o aluguel de bicicletas compartilhadas na cidade) serão postas em circulação. O aluguel de bicicletas custa € 3 pelo trajeto de 45 minutos, ou € 5 para o passe de 24 horas.
Para alugar, é preciso se cadastrar no serviço pelo app (disponível para iOS e Android) ou nos totens disponíveis em alguns pontos de estacionamento das bikes. Depois, é preciso selecionar o plano desejado e efetuar o pagamento. Então, é só ir a um ponto de estacionamento, digitar o número do seu cadastro e senha e retirar a bicicleta.
O transporte público de Paris também terá mudanças para as Olimpíadas – veja como vai funcionar aqui.
Fonte: viagemeturismo