Todos os anos, no sábado anterior ao St. Patrick ‘s Day, Chicago pinta o seu principal rio de verde. Chamada de ‘Chicago River Dyeing’, essa comemoração ocorre desde 1962 e em 2024 acontecerá no dia 16 de março, às 10h.
Depois da pintura, acontece o desfile do Dia de São Patrício, com música, dança e pessoas caracterizadas como personagens da cultura irlandesa. Os pubs da cidade também costumam ficar lotados nesse dia, servindo as famosas cervejas verdes – Lagers comuns, tingidas com corante.
Com forte influência dos imigrantes irlandeses, a maior cidade do estado de Illinois é um dos melhores destinos para celebrar a data. Isso porque, apesar da comemoração oficial ser em 17 de março, Chicago reserva todo o mês para celebrar o dia do padroeiro da Irlanda.
A pintura do rio é feita com 20 quilos de uma fórmula secreta baseada em tinturas vegetais que não poluem o canal. A coloração é na realidade laranja e se torna verde quando entra em contato com a água – há quem diga que isso é magia dos duendes! A tinta dura apenas cinco horas até que comece a se dissolver no curso d’água.
Desde sempre, o evento é comandado pelos encanadores do sindicato Chicago Plumbers Local 130. Em 1962, os trabalhadores decidiram despejar na água 45 litros de uma substância verde que era utilizada para identificar vazamentos em canos. Nessa ocasião, a pintura durou uma semana inteira.
A ponte Michigan Avenue, entre as ruas Columbus Drive e a State Street, é um dos points mais populares para assistir às águas mudando de cor. Chegue cedo para conseguir garantir um espaço e não se perder entre a muvuca.
Fonte: viagemeturismo