Sophia @princesinhamt
Turismo

Casal cuiabano decide sair da rotina e rodar de Kombi pelo Brasil durante um ano

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá
Algumas pessoas estão tão imersas na zona de conforto que acabam se acostumando com a rotina do dia a dia, porém, outras resolvem jogar tudo para o alto, sair da rotina e andar pelo Brasil, ou melhor dizendo, “Pelos Brasis”. Essa foi a ideia do casal de jornalistas Isabela Mercuri, 30 anos e Lucas Bólico, de 32 anos. Casados há seis anos, a dupla decidiu comprar uma kombi, alugar o apartamento onde moram em Cuiabá, carregar os cachorros e passar, ao menos, um ano viajando país afora.
 
Batizada de “Cuiabana”, a Kombihome está equipada para rodar o Brasil procurando aventuras, sotaques e, obviamente, alguns perrengues que podem surgir aqui e ali. Curiosos para saber que história é essa, a reportagem do Entretê entrou em contato com o casal para conhecer os planos dessa aventura que já começou ganhando espaço nas redes sociais com o perfil criado por Isabela Mercuri, o @pelosbrasis.
 
Isabela conta que desde o início do namoro ela e Lucas sempre foram apaixonados por viagens e nunca se preocuparam com luxo, conforto ou qualquer coisa do tipo. O casal sempre topou de tudo, desde acampamentos com os amigos indo de busão, até viagem internacional de avião.
 
2025 word3Em 2020 eles viajaram para a Índia e passaram um mês pelo país. Lá fizeram de tudo, conheceram pontos turísticos, curtiram o Holi, tradicional festival onde o importante é se sujar com as mais variadas tinturas e andaram pelo país de todas as formas possíveis, ônibus, trem e avião. Durante a viagem Lucas lembrou de um antigo sonho de criança, pegar uma Kombi e sair viajando o mundo.
 
Na volta para Cuiabá, em março daquele ano, Isabela e Lucas sonharam com a querida Kombi, mas, eis que três dias depois veio a pandemia da covid-19 e obrigou a dupla, junto do mundo inteiro, a adotar o isolamento social.
 
“Ficamos em home-office e cumprimos o isolamento com muita restrição. Com isso o projeto da kombi foi ficando de lado. Nosso psicológico ficou muito abalado, ficamos ansiosos, cheguei a pensar: ‘será que nunca vamos sair disso?’. Em 2021, quando vacinamos, nós começamos a ter uma nova perspectiva e voltamos com o projeto da viagem, mas nunca tínhamos uma data certa. Esse ano resolvemos colocar uma meta, porque se não, não íamos começar nunca”, conta Isabela cheia de sorrisos.
 
Como os dois trabalham em um grande veículo de imprensa da Capital, o casal decidiu trabalhar durante o período eleitoral e ir aos poucos juntando dinheiro para comprar a Kombi. A ideia era, devagar, pesquisar na internet e encontrar o veículo ideal, porém o coração bateu mais forte quando eles encontraram a “Cuiabana” sendo vendida por um morador da Capital.
 
2025 word3Animados, ela e Lucas foram correndo encontrar o dono da Kombi que já havia reformado o carro todinho, desde a cozinha, aos bancos que se transformam em cama, ao sistema de alimentação elétrica movido a luz solar, revestimento, chuveiro na parte de fora e até o motor, tudo pronto e novinho.
 
Com a compra realizada, eles avisaram a família, que, bom, não aceitaram logo de início.
 
“Minha mãe achou que eu estava doida, sem juízo. Ela ficou com medo do que pode acontecer com a gente, a violência, afinal, nesse tempo vamos ficar mais vulneráveis, mas isso foi logo no primeiro momento, agora eles acham legal. Eu sempre fui muito controlada com a minha vida sabe, sempre fui assim desde a adolescência, eu colocava tudo em um quadrinho. O Lucas sempre foi mais solto”, afirma Isabela.
 
Ao lado dos dois cachorros Tieta e Astronauta, eles pretendem começar a jornada no final de dezembro. A ideia é ir até Brasília, depois seguir para a Chapada dos Veadeiros em Goiás e depois partir para o nordeste e curtir o Carnaval de Olinda. Após Olinda, a jornada fica em aberto e o que vier será bem vindo e segue o fluxo da viagem.
 
“A princípio a ideia é viajar por um ano. Guardamos dinheiro, alugamos nosso apartamento aqui em Cuiabá, achamos que assim dá pra ficar pelo menos um ano, afinal, nosso custo vai reduzir muito porque vamos gastar com combustível e comida”, diz a viajante.
 
Ao longo da viagem Isabela e Lucas irão produzir um diário de bordo e postar o conteúdo na página do Instagram do projeto. Há planos de criar um podcast onde eles podem convidar os amigos que irão fazer pelo caminho, conversar com as pessoas e criar conteúdo. Trabalhar como freelancers em jornais pelo Brasil também é uma possibilidade que eles irão colocar em prática para ajudar na economia de viagem.
 
“Por enquanto vamos viajar apenas pelo Brasil, porque somos intrigados e queremos muito conhecer o nosso país, mas não naquele sentido patriótico e poético, mas sim no sentido de conhecer pessoas, sotaques, conversas, amigos e ‘achar o Brasil’”, diz Isabela que já está mais do que ansiosa para colocar o pé na estrada.
 
Embora não sejam peritos em mecânica, eles contam que estão se preparando psicologicamente para os perrengues que podem existir ao longo da viagem. Estão estudando o funcionamento da Kombi, conhecendo o veículo a fundo e claro, prontos para o que der e vier.
 
2025 word3A viagem pode terminar mais cedo? Pode, porque não? Pode se estender por mais um ano? É claro que sim! O importante é que ela vai acontecer e quem quiser acompanhar o casal e se apaixonar pela viagem junto do quarteto formado por Isabela, Lucas, Tieta e Astronauta, é só ficar ligado que no final deste ano todo mundo vai embarcar na viagem Pelos Brasis.

Fonte: leiagora

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.