Em plena Praça dos Três Poderes, em Brasília, a Casa de Chá projetada por Oscar Niemeyer reabriu em junho como um café-escola. São os alunos de gastronomia do Senac que executam o cardápio do chef Gil Guimarães, da Casa Baco, e cuidam do serviço.
Pamonha brulée com pimenta de macaco, pão de queijo com creme de pequi e tapioca com queijo de castanha de caju são algumas das opções do menu, que tem pratos com referência ao universo de Brasília. A bebida Alvorada, por exemplo, é feita com chá verde, abacaxi, coco e amêndoa, já o Pão de Queijo JK é preparado com queijo minas artesanal meia cura e curado.
Ver essa foto no Instagram
O espaço foi decorado com mobiliário modernista encomendado de designers brasilienses e conta também com peças originais das décadas de 1960 e 1970, como as poltronas do ícone Jean Gillon. É possível fazer reserva, mas há mesas disponíveis por ordem de chegada também.
Em setembro, a Casa de Chá inaugurou uma nova atração. Agora, uma apresentação musical ocorrerá na área externa no segundo domingo do mês, das 11h às 13h.
Ver essa foto no Instagram
Entre 1965 e 1966, Oscar Niemeyer idealizou a Casa de Chá para ser um local de reuniões e descanso perto do Palácio do Planalto. A estrutura fica semi-enterrada, a poucos metros abaixo do solo, e tem janelas com vista para o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal em toda a sua extensão.
O local tem um passado boêmio e foi um dos pontos mais agitados de Brasília durante as décadas de 1970 e 1980. A partir de 1994, passou por idas e vindas como Centro de Apoio ao Turista (CAT). Depois de quase 20 anos de abandono, a Casa de Chá foi restaurada em 2019 e voltou a ser um CAT, que continua funcionando na entrada da cafeteria.
O Senac irá administrar o espaço por dois anos e seis meses, com a possibilidade de prorrogação pelo mesmo tempo, até somar 10 anos.
Serviço
Casa de Chá
Quando? De quarta-feira a domingo, das 10h às 19h.
Onde? Praça dos Três Poderes – Brasília
Fonte: viagemeturismo