Sophia @princesinhamt
Turismo

Boto flagrado pescando em General Carneiro: um incrível registro da natureza

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O boto é uma espécie tradicional da Amazônia, porém em determinados períodos do ano ele também pode ser flagrado em outros cantos do país, inclusive em Mato Grosso. Como aconteceu há poucas semanas no Rio Garças, em General Carneiro, a 449 km de Cuiabá.

Na ocasião, um turista conseguiu filmar o animal bem pertinho da margem. O vídeo foi compartilhado pela página Destinos Turísticos MT no Instagram. (Veja vídeo abaixo)

No vídeo, feito por um seguidor da página, o boto aparece tentando fisgar um peixe, que acaba saindo do rio.

O biólogo Helder Freitas contou ao Primeira Página que há 5 anos realizou uma expedição no Araguaia, onde observou a presença de muitos botos durante esta época de agosto, período marcado pela seca no estado.

Ele explica que os botos são comuns em Mato Grosso, principalmente no rio Guaporé e Araguaia, porém não são tão comuns no Rio Garças.

“Com a seca no rio Araguaia, eles devem subir os afluentes, como o rio Garças, em busca de alimentos. No vídeo não consigo identificar a espécie, mas existe uma que só tem na bacia do Tocantins Araguaia, que é a Inia araguaiaensis, recentemente separada como uma nova espécie”, explica.

No ano passado, o Primeira Página compartilhou um vídeo feito por um pescador no Rio Guaporé, em Vila Bela da Santíssima Trindade, a 562 km de Cuiabá. Na ocasião, ele conseguiu filmar o ataque de um boto a um peixe.

Na época, o biólogo explicou que com a frequência da aparição dos botos no local, os pescadores têm técnicas para fazer com que eles se aproximem nos barcos e se exibam.

O Rio Guaporé faz parte da Bacia Amazônica, habitat dos chamados botos cor-de-rosa. A espécie é encontrada não só nos rios principais, mas também em riachos, estuários e lagoas que fazem parte da bacia.

Mas, ele faz um alerta: não é possível pegar nos botos e brincar com eles, como é feito em outros estados onde estes animais podem ser vistos.

Fonte: primeirapagina

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.