Sophia @princesinhamt
Turismo

Big Ben: O icônico símbolo de Londres revelado além da torre do relógio

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Provavelmente não há imagem mais clássica para representar Londres do que uma foto de um ônibus vermelho de dois andares com o Big Ben aparecendo junto. O mais icônico cartão-postal da capital inglesa é um ponto inescapável para quem visita a cidade, nem que seja para vê-lo de fora. Mas, convertido em parte da paisagem, às vezes até é fácil ignorar a história do monumento.

Com 165 anos de história, o Big Ben não é exatamente uma estrutura isolada, mas a torre do relógio do Palácio de Westminster – sede do Parlamento britânico. Claro que, com o passar dos anos, seu impacto visual se tornou muito mais importante para simbolizar o país do que qualquer exibição de horário.

Intimamente relacionada com a vida política e cultural do Reino Unido, a torre também pode ser visitada por dentro, desde que você tenha fôlego para escalar centenas de degraus.

Qual a história por trás do Big Ben?

Apesar de ser um lugar tão famoso, alguns mistérios persistem: o próprio nome é alvo de grande debate até hoje. Big Ben é na verdade um apelido dado ao sino da torre, e não se sabe com certeza a origem. A versão mais aceita é que seria uma homenagem a um certo Sir Benjamin Hall, o responsável pelas obras públicas na época em que o sino foi colocado no local. “Ben” seria uma referência a Benjamin, e o “big” se referiria à grandeza da empreitada. Com o tempo, o apelido acabou pegando para o relógio e para a torre, sendo usado de forma intercambiável.

Oficialmente, porém, a estrutura tem outro nome que pouca gente usa: Elizabeth Tower. A denominação faz referência à Rainha Elizabeth II (1926-2022) e só foi adotada em 2012, em meio às comemorações do Jubileu de Diamante da monarca, quando ela completou 60 anos de coroação. Antes disso, o nome oficial do Big Ben era simplesmente Clock Tower – literalmente… Torre do Relógio.

big-ben-londres-relogio
Ao todo, são 96 metros de altura (Kate Krivanec/Unsplash)

O Big Ben parece muito mais antigo, e muitos visitantes acabam se surpreendendo ao descobrir que a famosa torre sequer tem 200 anos de história. A obra foi concluída em 1859 e, se a arquitetura parece anterior a isso, é de propósito: tanto a torre quanto a atual versão de Westminster foram construídas seguindo os preceitos do estilo neogótico – que buscava incorporar elementos medievais a trabalhos relativamente recentes. As obras se tornaram necessárias após a destruição do Westminster original, que existia desde o século 11, em um grande incêndio ocorrido em 1834.

A torre do relógio tem 96 metros de altura e, na época de sua conclusão, ficou bem perto de ser a estrutura mais alta de Londres – mas nunca chegou a superar a St Paul’s Cathedral, que com seus 111 metros permaneceu como o maior prédio da capital inglesa entre 1710 e 1963. Para chegar ao campanário do Big Ben, é preciso subir 334 degraus.

Como subir no Big Ben?

Por ser parte do prédio do Parlamento, o Big Ben só pode ser visitado por dentro com agendamento prévio. A próxima leva de ingressos, para datas até março de 2025, será disponibilizada em 11 de dezembro neste site. Os bilhetes custam £ 30 para adultos e £ 15 para adolescentes de 11 a 17 anos. Crianças de menos de 11 anos não são permitidas.

Os tours são oferecidos apenas em inglês, acontecem de segunda-feira a sábado, e exigem aptidão para subir os 334 degraus da torre. Ao todo, a visita dura 1h45.

Não é permitido fotografar o interior do Big Ben e os visitantes devem deixar seus objetos em um guarda-volumes, além de passar por uma fiscalização de segurança com máquinas de raio-X. Também é preciso atenção aos avisos após comprar os tickets: os tours podem ser cancelados com pouca antecedência em função de eventos oficiais em Westminster.

Leia tudo sobre Londres

Fonte: viagemeturismo

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.