Entre os dias 13 a 19 de maio acontece a 22ª Semana Nacional dos Museus, que este ano traz o tema “Museus, Educação e Pesquisa”. O Museu Republicano de Itu realizará três diferentes atividades durante o período, por dois dias.
A primeira delas será a abertura da exposição “Os azulejos de lá e de cá”, que apresentará os trabalhos desenvolvidos por participantes do ciclo de oficinas “Azulejaria: Técnicas e Histórias”, que abordou a história da azulejaria portuguesa e a composição material dos azulejos que compõem a ornamentação da fachada e do saguão interno do Museu Republicano.
A abertura está marcada para às 10h do dia 17, sexta-feira. No mesmo dia, às 14h, educadores da instituição vão realizar uma mediação educativa sobre as presenças e ausências das representações femininas na narrativa visual do conjunto de azulejos do Museu Republicano.
Já no dia seguinte (18), a partir das 10h, será lançada a exposição virtual “Azulejos Bordados”, em que serão apresentados os trabalhos feitos a partir dos painéis azulejados do Museu Republicano e produzidos pelo grupo de artesãs Bordadeiras do Utuguassú.
Mais informações podem ser obtidas com o Setor Educativo (11/4023-0240) ou enviando mensagens para o e-mail edu.mrci@usp.br.
Sobre o Museu Republicano de Itu
O Museu Republicano de Itu está situado em um sobrado histórico onde se realizou, em 18 de abril de 1873, a Convenção Republicana de Itu, reunião de políticos e proprietários de fazendas de café para discutir as circunstâncias do país, marco originário da campanha republicana e da fundação do Partido Republicano Paulista, que culminaria com o fim da monarquia e a Proclamação da República, no ano de 1889.
Além do movimento republicano e da primeira fase da República brasileira, trata também da história de Itu e região, com ênfase no século 19, destacando artistas ituanos desse período.
Museu Republicano de Itu
Rua Barão de Itaim, 67
Centro Histórico
Estância Turística de Itu
3ª/dom 10h/17h
Fonte: viagemeturismo