Um dos festejos mais populares de Lisboa está chegando. São as tradicionais “Festas de Lisboa”, que acontece durante todo o mês de junho e tem seu ápice no dia 12, dia de Santo Antônio, padroeiro popular dos lisboetas. A festividade ocorre todos os anos reunindo multidões que se divertem nos arraiais e marchas pela cidade.
As festas contarão com dezenas de eventos e as ruas serão decoradas com luzes coloridas, correntes de papel e guirlandas ao som de músicas típicas. Das ruas também virão aromas de caldos verdes, pimentões e sardinhas assadas preparados em fogareiros ao ar livre e que descem ainda melhor com um bom vinho.
Outra tradição antiga, as Marchas Populares despertam a cultura pura de coletividade bairrista. Assim, todos os anos, na noite de 12 de junho, grupos de Alfama, Bica, Bairro Alto, Castelo e Mouraria desfilam na emblemática Avenida da Liberdade, competindo entre si pelo título de melhor marcha segundo a escolha do júri. Na ocasião, há ainda uma grande festa com arraiais e bailes estendendo-se até a madrugada.
Igualmente concorrido é o “Arraial Lisboa Pride”, o maior acontecimento LGBTI de Portugal e que acontece no Terreiro do Paço. Não menos aguardado, é o “Noivas de Santo Antônio”, uma cerimônia para a realização de inúmeros casamentos na Catedral Sé, passando pela Igreja de Santo Antônio.
Com uma programação intensa, as festividades contam, ainda, com os famosos “Tronos de Santo Antônio”, obras de arte efêmeras realizadas pelos moradores e por entidades sediadas nos bairros tradicionais, passando pelo “Fados no Castelo”, celebração musical imperdível com vista única sobre a cidade e o Rio Tejo – a entrada é livre sujeita à lotação do espaço; confira mais perto da data como conseguir os ingressos nas bilheteiras do Castelo de São Jorge ou do Museu do Fado no dia do espetáculo.
Fonte: viagemeturismo