Internacional de verdade! O Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, passará a ter voos internacionais. O ato de alfandegamento foi publicado nesta quinta-feira no Diário Oficial da União (28), pela Receita Federal.
A ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) por sua vez, anunciou que irá publicar na próxima semana a portaria que formaliza a internacionalização do terminal.
A autorização definitiva da ANAC é a etapa final de um processo que envolveu o parecer de diversos órgãos, como Receita Federal, Polícia Federal, Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
A diretora da ANAC, Mariana Altoé, disse, em reunião, que o trabalho atual é de harmonização entre os pareceres técnicos para garantir que todos os requisitos sejam atendidos.
A Agência espera que até segunda-feira (2) a portaria seja assinada, consolidando Cuiabá como um aeroporto internacional em definitivo.
Veja trecho da reunião:
Investimentos e impacto econômico
A concessionária Centro-Oeste Airports (COA), responsável pela gestão do aeroporto, já investiu R$ 280 milhões na requalificação do terminal. As melhorias incluem ampliação de áreas de embarque, instalação de esteiras de bagagem, novos sistemas de climatização e operação aérea, além da diversificação de opções comerciais.
Alfandegamento concluído
Nesta quinta-feira (28), a Receita Federal publicou o ato declaratório que alfandega o terminal de passageiros, permitindo operações como embarque, desembarque e trânsito de mercadorias e viajantes internacionais.
O aeroporto já operou voos internacionais de forma temporária durante eventos como a Copa do Mundo de 2014, mas agora se prepara para operar de forma definitiva.
Fonte: primeirapagina