Sophia @princesinhamt
Turismo

Aluna com deficiência visual de MT é uma das selecionadas para intercâmbio na Inglaterra

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

A Seduc (Secretaria de Estado de Educação) divulgou o resultado preliminar da seleção de 100 estudantes que irão participar da segunda edição do programa de Intercâmbio MT. Entre os selecionados para viagem à Inglaterra, está Lavínea Real Matos dos Santos, estudante de uma escola estadual em Nobres, a 157 km de Cuiabá.

Aluna Intercambio 2
Lavínea no momento em que receber a notícia da seleção. (Foto: reprodução)

Lavínea, que está no 1º ano do ensino médio, é deficiente visual e enfrentou os obstáculos para estudar e se inscrever no programa. Junto os demais selecionados, ela vai participar do intercâmbio na Inglaterra. Veja vídeo de Lavínea recebendo a notícia da seleção.

De acordo com a Seduc, os alunos vão ter uma experiência de 21 dias na Inglaterra. As datas em que o intercâmbio vai ocorrer ainda não foram definidas. Confira a lista completa.

O estudante que quiser recorrer do resultado tem até esta quinta-feira (29) para formalizar o pedido. A lista com os nomes definitivos será divulgada no dia 12 de março.

Foram selecionados 50 estudantes da rede estadual que obtiveram as melhores médias na avaliação de saída de 2023.

Também foram selecionados outros 50 estudantes que conseguiram os melhores desempenhos na plataforma Mais Inglês e que apresentaram, no mínimo, quatro certificados mais avançados de níveis diferentes do curso de inglês, entre os 16 disponíveis no sistema.

Apresentar frequência mínima escolar de 85% de presença, estar regularmente matriculado no Ensino Médio ou na EJA (Educação de Jovens e Adultos) em 2024, ter pelo menos 14 anos no momento do embarque e não ter recebido nenhuma advertência durante o ano letivo de 2023, estavam entre os requisitos para a seleção.

2025 word1
Sede da Seduc, em Cuiabá. (Foto: David Borges/Seduc-MT)

No intercâmbio

Durante a estadia, cada estudante receberá ajuda de custo semanal no valor de 250 libras esterlinas. Além disso, o Estado vai custear toda a documentação necessária para a viagem, as passagens aéreas e a hospedagem.

Em 2023, os estudantes que participaram da 1ª edição foram divididos em grupos nas cidades de Brighton, Bournemouth, Oxford, Worthing, Eastbourne e Cambridge. No entanto, o programa poderá incluir outras cidades no roteiro.

Recurso

Em caso de recurso, o estudante deve formalizar a solicitação exclusivamente através do link disponível na folha 15 do anexo. Não serão aceitos recursos enviados fora dos prazos estipulados ou por meios diferentes do estabelecido.

O candidato também deverá ser claro, consistente e objetivo em seu pleito e preencher devidamente todos os campos solicitados no formulário de recursos disponibilizados.

Recursos incompletos, inconsistentes, intempestivos, em formulário diferente do exigido serão desconsiderados ou indeferidos.

Professores também vão

Também foram selecionados 14 professores para participar do programa. No caso dos educadores, a convocação será feita no dia 25 de março.

Os professores devem encaminhar a documentação exigida para as unidades escolares em que estão lotados no período de 25 a 29 de março (até as 12h). A convocação de professores suplentes será no dia 1º de abril.

Cada professor irá receber uma ajuda de custo de 100 libras por dia. Eles também terão garantidos seguro-viagem e seguro-saúde durante o período em que estiverem no país do intercâmbio, as passagens de ida e volta, traslado, além de pagas as despesas com viagem para reuniões antes da viagem e confecção do passaporte.

Fonte: primeirapagina

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.