Declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco em julho, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses possui três bases que servem como ponto de partida para conhecer as dunas e lagoas: Barreirinhas, Atins e Santo Amaro (clique para acessar guias completos de cada uma delas).
Enquanto Barreirinhas é mais estruturada, com boa oferta de pousadas, Atins e Santo Amaro preservam um clima mais rústico e tranquilo. Ali vem surgindo boas opções de acomodações de aluguel de temporada e, a seguir, você confere quatro opções disponíveis no Airbnb:
Casa para até 8 hóspedes em Atins
Móveis de madeira e teto revestido de palha compõem a decoração rústica e charmosa da casa em Atins, que também tem pé-direito alto e ambientes amplos. São três suítes para até oito pessoas: dois domitórios possuem camas de casal e um possui quatro camas de solteiro. A cozinha é completa e integrada às salas de estar e jantar, que também dão acesso à área externa com deck de madeira e espreguiçadeiras. A hospedagem fica a apenas três minutos de caminhada do centro da cidade e a oito minutos da praia – ou dois de quadriciclo, meio de transporte muito utilizado por lá. Atins é um reduto de kitesurfe e a casa é ideal para quem pratica o esporte, já que há um espaço de depósito especialmente para guardar os equipamentos. Reserve aqui.
Comentário de quem já alugou: “Casa ainda mais bonita do que nas fotos! O time nos ajudou com toda a organização para a viagem ser perfeita do começo ao final (compras, transfers, passeios, quadriciclos e etc.). A comunicação é ótima e todos muito simpáticos” – Anna, setembro de 2022.
Casa para até 6 hóspedes em Atins
Embora seja pertinho da praia, essa casa em Atins tem jeito de fazenda, com várias árvores frutíferas ao redor, forno e fogão à lenha e um ambiente todo rústico. Há redes de balanço coloridas na varanda, que estão de frente para a rua de areia (só é possível chegar de carro 4×4). Cada uma das duas suítes possui uma cama de casal e uma casa de solteiro, podendo receber até seis pessoas no total. A cozinha é completa e integrada à sala de jantar e à sala de estar. A casa fica um pouco distante do centro de Atins: a solução é se locomover de quadritáxi. Reserve aqui.
Comentário de quem já alugou: “A casa é espetacular. Ampla, com dois quartos muito bem equipados, cama super confortável, cozinha completa, decoração linda, forno externo, quintal imenso privativo… O local é um tanto distante do centro, mas nada que um quadritaxi não resolva. Conseguimos até delivery por ali, de noite. A anfitriã foi bastante solícita e a Neves, que nos recepcionou, super proativa e simpática.” – Paula, junho de 2024.
Chalé para até quatro hóspedes em Atins
O chalé de dois andares recebe até quatro hóspedes. No andar de baixo, há uma cozinha completa e uma mesa de dois lugares, além de um quarto com duas camas de solteiro e um banheiro. No piso superior fica um quarto com cama de casal e uma varanda com redes para relaxar. O diferencial é que a casa fica a apenas 300 metros da praia e bem próxima ao centro de Atins. A Leonela, anfitriã que recebe os hóspedes, pode ajudar a agendar passeios e dar dicas da região. Reserve aqui.
Comentário de quem já alugou: “A Leonela nos atendeu prontamente, deu dicas e contatos para agendarmos nossos passeios, restaurantes, etc. O Tota, que é quem cuida do jardim, também é excelente pessoa. A localização do imóvel é muito próxima à praia, de restaurantes, farmácia e mercado” – Geraldo, maio de 2024.
Casa para até 3 hóspedes em Santo Amaro
O pequeno chalé de um só cômodo, com uma cama de casal e uma de solteiro, fica em Santo Amaro e muito próxima da entrada do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Há uma gostosa varanda com redes e, na parte de cima, um terraço com piscina (que nem sempre está disponível para uso por conta do fornecimento de água de Santo Amaro). Lá de cima, já é possível avistar as dunas. A rua de acesso à hospedagem é de areia, assim como várias outras em Santo Amaro. Caso o hóspede não esteja em veículo 4×4, a dica do anfitrião é estacionar o carro na Rua Boa hora, a 100 metros da acomodação, que é pavimentada. Reserve aqui.
Comentário de quem já alugou: “Hospedagem super próxima da entrada do parque. Sem contar que o chalé é uma graça e fiel às fotos do anúncio! O anfitrião Lucas é excepcional, sempre nos orientando e disponibilizando contatos de passeios, transfer e restaurantes. Maria, também muito solícita, nos ajudou muito!” – Jessica, julho de 2024.
Fonte: viagemeturismo