Desacelerou! A Nintendo divulgou nesta quarta-feira (3) que as vendas do Nintendo Switch caíram 20% no último ano fiscal, concluído em 31 de março de 2022. A queda foi justificada pelos problemas de distribuição de estoques causadas pela crise dos semicondutores, além da ausência de um lançamento tão grande como Animal Crossing: New Horizons, entre 2021 e o começo de 2022.
- Do pior ao melhor: ranqueamos os jogos de The Legend of Zelda
- Como jogar Fortnite | 5 dicas para iniciantes
Apesar da redução nos novos números, o Switch vai bem e obrigado. O console híbrido vendeu 23 milhões de unidades no último ano fiscal, fazendo o videogame de 2017 ultrapassar as vendas totais do PlayStation 5 no mesmo período. O videogame da Sony comercializou 21,7 milhões entre março de 2022 a março de 2023.
Com os novos dados, o Switch alcançou a marca de 107,65 milhões de unidades distribuídas. Como o quinto videogame mais vendido da história, o Switch deve assumir a quarta posição do ranking e ultrapassar o número de PlayStation 4 comercializados (116 milhões) no ano fiscal corrente. A previsão de analistas é que o produto da Nintendo se torne o videogame mais vendido da história em 2025.
Venda de jogos
As vendas de jogos do Nintendo Switch não acompanharam a desaceleração do console. A distribuição de software cresceu 1,8% em um ano, saltando para 235 milhões unidades vendidas. O resultado mostra o maior número anual de vendas de jogos já registrado para uma plataforma da Nintendo, o que foi alcançado com um empurrão da franquia Pokémon.
Os jogos Pokémon Brilliant Diamond & Shining Pearl, que venderam 14,65 milhões de cópias combinadas, e Pokémon Legends: Arceus, que vendeu 12,64 milhões, estão entre os maiores sucessos dos últimos 12 meses.
Na ausência de um novo título de sucesso como Animal Crossing, a perenidade de lançamentos ainda ajudou o Switch a alcançar os resultados positivos. Mario Party Superstars (6,88 milhões) e Zelda: Skyward Sword HD (3,91 milhões) venderam bem, ao lado dos constantes. Mario Kart 8 Deluxe comercializou outras 9,94 milhões de unidades e Animal Crossing: New Horizons outras 6 milhões.
Nintendo Switch Sports consagrou-se um sucesso com 4,84 milhões de unidades, acompanhado por Kirby and the Forgotten Land, com 4,53 milhões. No final da fila, Mario Strikers: Battle League vendeu 1,91 milhão de cópias.
10 jogos mais vendidos do Nintendo Switch (31/03/2022)
- Mario Kart 8 Deluxe – 46,82 mi
- Animal Crossing: New Horizons – 39,38 mi
- Super Smash Bros. Ultimate – 28,82 mi
- The Legend of Zelda: Breath of the Wild – 27,14 mi
- Pokemon Sword / Pokemon Shield – 24,50 mi
- Super Mario Odyssey – 23,93 mi
- Super Mario Party – 18,06 mi
- Pokemon Brilliant Diamond / Pokemon Shining Pearl – 14,79 mi
- Pokemon: Let’s Go, Pikachu! / Pokemon: Let’s Go, Eevee! – 14,66 mi
- Ring Fit Adventure – 14,54 mi
Previsões
Olhando para o futuro, a Nintendo previu uma perspectiva conservadora para o atual ano financeiro, com estimativas ligeiramente mais baixas para hardware e software. Ela espera mandar 21 milhões de consoles Nintendo Switch para a casa dos consumidores neste ano fiscal e 210 milhões de jogos.
“Se a covid-19 interferir na produção ou transporte no futuro, isso poderá afetar o fornecimento de produtos”, alertou a Nintendo sobre as previsões. “Além disso, a produção de produtos pode ser afetada por entraves à aquisição de peças, como o aumento da demanda global por componentes semicondutores”, continuou.
“A previsão de ganhos consolidados é baseada na premissa de que conseguiremos garantir as peças necessárias para a fabricação de produtos alinhados com nossos planos de vendas”, completou a fabricante sobre o atual cenário.
Trending no Canaltech:
- Site gratuito restaura fotos de maneira impressionante usando IA
- Substituto do Onix? Chevrolet prepara lançamento de novo carro compacto
- Startups participam de maior competição do Brasil e podem ir para fora do país
- Atlético-MG X Palmeiras | Onde assistir ao jogo pela Libertadores ao vivo?
- Cientistas registram o “dia mais curto” na história conhecida