As corridas de rua são uma marca registrada da franquia Velozes e Furiosos, tendo inclusive sido motores de trama em alguns dos filmes.
É bem verdade que a franquia acabou virando algo mais próximo da fantasia depois do seu terceiro filme, mesmo assim, essas corridas e quem as ganhou realmente marcaram os fãs.
Neste artigo, separamos todas as vezes que elas aconteceram, e lembramos seus lendários (ou nem tanto) vencedores.
O começo de tudo (Velozes e Furiosos)
A corrida de rua mais icônica e memorável de toda a franquia, não só foi responsável por apresentar Brian O’Connor (Paul Walker) e Dom Toretto (Vin Diesel), como também a introduzir todos os conceitos que viriam a ser explorados no futuro.
Ela estabeleceu o quanto Dom é um piloto habilidoso, ao mostrar ele derrotando Brian, apesar de o agente disfarçado ter dado bastante trabalho, até o motor de seu carro explodir, devido ao excesso de NOS.
Nessa corrida, Brian ganhou o respeito de Dom, e isso resultou na história de todos os 9 filmes já lançados na franquia.
Corrida de Guerra (Velozes e Furiosos)
A Corrida de Guerra é um sinônimo da cultura underground de corridas de rua da franquia, devido a todo seu conceito peculiar.
Na corrida no deserto, participaram dois membros da “família” Toretto. Sendo eles, Letty Ortiz (Michelle Rodriguez), que venceu facilmente seu oponente, e Jesse (Chad Lindberg), que acabou perdendo.
O evento ficou conhecido por ter resultado na trágica morte de Jesse, que foi assassinado por Jonny Tran (Rick Yune) após não entregar o Volkswagen Jetta MK3 de seu pai, que perdeu na aposta que fez pela corrida.
Dom Vs Brian (Velozes e Furiosos)
Outra corrida icônica que ditou os rumos da franquia foi o embate “final” entre Dom e Brian, que terminou no melhor estilo Caçadores de Emoção, com o agente deixando o personagem de Vin Diesel fugir.
Aliás, Brian não só deixou Dom fugir, como ajudou na fuga, já que deu seu Toyota Supra para o foragido da lei, que ficou sem seu Dodge Charger 1970, após um acidente no fim da corrida.
Muitos fãs se dividem quanto a quem venceu essa corrida, mas dá para dizer que quem ganhou foi o público.
Corrida da Ponte (+Velozes +Furiosos)
O único filme da franquia sem a participação de Vin Diesel, +Velozes +Furiosos começou estabelecendo Brian (Paul Walker) como grande protagonista da franquia, ao mostrar o personagem vencendo a corrida da ponte sem muita dificuldade.
Essa corrida foi responsável por introduzir Tej Parker (Ludacris) à franquia, e por tornar eterno o meme: “Droga, é o Brian“.
Corrida de muscle cars (+Velozes +Furiosos)
Outro mérito de +Velozes +Furiosos foi apresentar o icônico Roman Pearce (Tyrese Gibson), que viveu seus melhores momentos na franquia dividindo o protagonismo com Brian.
Na corrida, a dupla infiltrada em um cartel apostou seus carros grampeados contra muscle cars de capangas do vilão.
Perder essa corrida deixaria os dois em apuros, mas eles acabaram dando show e voltando com os dois muscle cars.
Sean Vs Clay (Velozes e Furiosos: Desafio em Tóquio)
Velozes e Furiosos: Desafio em Tóquio é filme da franquia que mais deu destaque às corridas de rua, e fez isso desde sua abertura, mostrando a corrida entre Sean e Clay.
Na abertura do filme, Clay e Sean destruíram seus carros, e como consequência disso, o personagem de Lucas Black é obrigado a ir para o Japão.
Tecnicamente, Sean venceu a corrida, mas no fim das contas não adiantou muita coisa.
Sean Vs Takashi (Velozes e Furiosos: Desafio em Tóquio)
Ir para o Japão não mudou em nada o estilo de vida de Sean, que continuou participando de corridas de rua ilegais, e acabou se metendo em problemas ao enfrentar o “Rei do Drift“, Takashi (Brian Tee).
Não, Sean não conseguiu vencer Takashi nessa primeira corrida, e se viu obrigado treinar muito para tomar para si o título de “Rei do Drift“.
Sean Vs Morimoto (Velozes e Furiosos: Desafio em Tóquio)
Tendo Han Lue como tutor, Sean continuou se esforçando para ficar bom no Drift, e fez de Morimoto (Leonardo Nam) uma vítima de sua ambição.
Sean venceu facilmente Morimoto, que é o braço direito de Takashi, provocando assim uma grande rivalidade com o “Rei do Drift“.
Sean Vs Takashi Novamente (Velozes e Furiosos: Desafio em Tóquio)
Após os eventos trágicos do fim do segundo ato de Velozes e Furiosos: Desafio em Tóquio, que revelaram inclusive uma ligação da família do “Rei do Drift” com a Yakuza, Sean e Takashi disputaram outra corrida de rua ilegal.
No fim da corrida, Sean venceu e se tornou o novo “Rei do Drift“, provando que a vingança tem quatro rodas, e o melhor jeito de resolver qualquer desavença é com freio de mão e asfalto.
O teste (Velozes e Furiosos 4)
Voltando a trazer o protagonismo da franquia para Vin Diesel, Velozes e Furiosos 4 usou a corrida de rua para servir a sua trama de espionagem.
Nessa corrida, Dom e Brian voltaram a se enfrentar, com o intuito entrarem para um cartel de tráfico de heroína.
Dom queria entrar para o cartel para alcançar sua vingança pelo “potencial” assassinato de Letty, enquanto Brian queria cumprir seu papel como agente do FBI, e derrubar o traficante Braga.
No fim, Dom venceu Brian mais uma vez, após o personagem de Vin Diesel ter jogado o agente do FBI para fora da estrada.
Corrida de um milhão de dólares (Velozes e Furiosos 5: Operação Rio)
Em um momento descontraído que serviu para juntar os principais personagens de todos os filmes da franquia, Brian O’Connor, Dom Toretto, Han Lue e Roman Pearce, Velozes e Furiosos 5: Operação Rio promoveu a “corrida de um milhão de dólares“.
Ela aconteceu após os personagens roubarem, pasmem, quatro Dodge Chargers da Polícia Militar do Rio de Janeiro, e basicamente apostarem uma corrida pelas vazias ruas fluminenses, valendo um milhão de dólares para o vencedor.
No fim, Brian venceu a corrida, apesar de Roman ter sugerido que isso só foi possível por Dom ter deixado ele vencer.
Dom Vs Letty (Velozes e Furiosos 6)
Quando foi falado sobre a corrida do “teste” de Velozes e Furiosos 4, o assassinato de Letty foi citado como “potencial“, porque dois filmes depois deram um jeito de trazer Michelle Rodriguez de volta à franquia.
Em Velozes e Furiosos 6 foi revelado que Letty sobreviveu aos eventos do quarto filme, mas perdeu sua memória, e por isso não procurou Dom nem sua família.
Visando ajudar a recuperar a memória de sua amada, Dom fez o que é recomendado se fazer para resolver todos os problemas nessa franquia: Provocou uma corrida de rua.
No fim, Dom venceu e plantou uma dúvida na cabeça de Letty.
Retorno da Corrida de Guerra (Velozes e Furiosos 7)
Após o fim de Velozes e Furiosos 6, Letty voltou para sua família, mas não recuperou totalmente as suas memórias.
Para ajudar a sua amada, mais uma vez Dom a faz correr em uma corrida de rua. Só que dessa vez não contra ele, e sim contra o piloto de um Audi R8 2008 na nostálgica Corrida de Guerra.
Sim, Letty venceu, e sim, de alguma forma suas memórias começaram a retornar.
Dom Vs Raldo (Velozes e Furiosos 8)
Em uma das aberturas mais bizarras da franquia, Dom quer que Raldo (Celestino Cornielle) perdoe as dívidas de seu primo, e para conseguir convencê-lo a isso, apostou seu Chevrolet Impala em uma corrida.
Na ocasião, Dom venceu com seu Chevrolet Fleetline em chamas. O pior? Isso aconteceu durante sua lua de mel com Letty, em Cuba.
Dom Vs Jakob (Velozes e Furiosos 9)
Velozes e Furiosos 9 começou revelando que Dom tem um irmão chamado Jakob (Finn Cole e John Cena), com quem não é muito bem resolvido.
Em um flashback, é revelado que após Dom ter deixado a cadeia pela primeira vez, desafiou seu irmão em uma corrida, que obrigaria o perdedor a nunca mais pisar em Los Angeles.
No fim, Dom venceu a corrida, e foi assim que o roteiro justificou o fato de a existência de Jakob sequer ter sido provocada ao longo dos oito filmes anteriores.
Como você pôde notar ao longo da lista, as corridas de rua foram diminuindo consideravelmente ao longo da franquia, mas nenhum filme deixou de tê-las. Logo, é de se esperar que o vindouro Velozes e Furiosos 10 nos mostre ao menos mais uma.
Leia mais sobre Velozes e Furiosos
- Siga o O Vício no Google Notícias e não perca nada sobre Cultura Pop!
- Brie Larson pode ter revelado seu visual em Velozes e Furiosos 10
- Velozes e Furiosos | 8 vezes que Dom deveria ter morrido (mas foi salvo pelo roteiro)
O 10º filme da franquia vai chegar aos cinemas em 19 de maio deste ano.
Sabemos que Brie Larson (Capitã Marvel), Jason Momoa (Aquaman), Daniela Melchior (O Esquadrão Suicida) e Alan Ritchson (Reacher) estão entrando para a franquia.
Ao mesmo tempo, um ator querido pelos fãs que apareceu pela última vez em Velozes e Furiosos 8 não retornará: Dwayne Johnson. O ator chegou a ser convidado para voltar, porém recusou o convite.
Louis Leterrier (Truque de Mestre, Carga Explosiva) será o diretor do novo longa, substituindo Justin Lin.
De acordo com múltiplas fontes de sites internacionais, Lin deixou a direção após constantes mudanças no roteiro, além de um grande desentendimento com Vin Diesel.
Fonte: terra gameon