Apesar do PlayStation 5 estar próximo de completar dois anos de lançamento, o seu irmão mais velho, o PlayStation 4, ainda segue presente no mercado – e pode ser encontrado por preços bem mais acessíveis. A grande questão que fica é: vale a pena comprar um PS4 em 2022?
Com a aproximação da Black Friday, a pergunta ganha ainda mais força, uma vez que diversos consumidores esperam a data para realizar compras de eletrônicos. Pensando nisso, o Game On resolveu preparar um guia com os pontos positivos e negativos que o PS4 ainda apresenta neste fim de 2022.
Pontos positivos do PS4
Se na hora de comprar um console, vários aspectos podem pesar, no bolso de muitos brasileiros o principal é o preço. E, neste quesito, o PS4 se torna uma opção viável exatamente por possuir um preço mais competitivo no mercado, uma vez que é um console de uma geração passada. Além disso, ele pode ser encontrado com facilidade nas lojas. O preço do PS4, fora de promoções, gira em torno de R$ 2.500.
Outro ponto que pesa na hora de decidir se o console ainda vale a pena é a sua biblioteca. E, neste sentido, o PS4 não deixa a desejar. Isso porque a geração do PS4 foi coroada com games de peso que se sustentam até hoje, como The Last of Us Part II, Horizon Zero Dawn e God of War (2018). Outro detalhe é que a Sony ainda está optando por lançar alguns de seus títulos recentes para a geração passada. Foi este o caso de God of War: Ragnarok e Horizon Forbidden West.
Para ajudar no fator biblioteca, a PlayStation ainda fortaleceu, em 2022, o serviço da PS Plus, adicionando o recurso de catálogo de jogos disponíveis para os assinantes. Ou seja, é possível comprar um PS4 e não ter que desembolsar um valor tão absurdo para curtir jogos que ainda são compatíveis com a plataforma.
Pontos negativos do PS4
Se existe um console mais recente, é de se esperar que o desempenho do hardware antigo deixe a desejar em diversos quesitos. Assim, alguns recursos do PS4 podem estar extremamente defasados para os usuários. Dentre eles, a performance gráfica, que, mesmo na versão Pro do console, tem um teto de 60 fps, além de resolução limitada a 1080p.
Outro detalhe que fez a geração passada envelhecer um pouco mais rápido foi a ausência de um SSD, que torna a gameplay um pouco mais tediosa em diversos casos. Ainda dentro do aspecto de hardware, o DualSense pode sim pesar contra, uma vez que a versão do joystick do PS5 garante uma imersão consideravelmente maior.
Por fim, para quem gosta de se manter atualizado com as tendências da indústria, o fator que mais pesa contra o PS4, no momento, é o fim inevitável da chegada de novos games à biblioteca. Falando em exclusivos, God of War: Ragnarok foi, provavelmente, o último lançamento massivo da Sony ainda para a geração passada.
PS4 vale a pena em 2022?
No fim do dia, o console que mais vale a pena para o consumidor é aquele que cabe no bolso. Apresentados os principais pontos negativos e positivos do PS4 em 2022, resta ao usuário decidir o que se encaixa melhor para o que ele busca em um console.
Se o consumidor quer uma opção mais acessível que ainda possua uma boa quantidade de games de qualidade para serem jogados, o PS4 é um console a ser considerado. Agora, se o jogador está em busca do que há de melhor em performance e desempenho, além de querer ficar a par dos lançamentos mais recentes, o PS5 pode ser uma opção melhor.
Fonte: terra.com.br/gameon