Sophia @princesinhamt
Tecnologia

Transformers: Beast Wars | 10 diferenças entre a série e os quadrinhos

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Estreando em 1996, o desenho animado Beast Wars revitalizou os Transformers. Pode parecer um certo exagero, mas a verdade é que é graças a essa série que Transformers ainda está forte hoje, e não apenas uma relíquia esquecida da década de 1980.

Beast Wars ainda é uma das encarnações mais amadas da franquia. Em 2021, em homenagem ao 25º aniversário do desenho animado, a IDW lançou uma série em quadrinhos de Beast Wars, ainda em andamento.

Escrita por Erik Burkham, a HQ segue os traços gerais da série animada original, mas tem reimaginado vários detalhes. No artigo de hoje, separamos uma lista com 10 das principais diferenças.

10 – O nome original de Megatron

2025 word32025 word3
Reprodução/IDW

O líder dos Predacons tanto na série animada quanto nos quadrinhos é um renegado chamado Megatron. Seu nome não é coincidência, ele o escolheu para si mesmo em homenagem ao antigo líder Decepticon, uma escolha que também é uma prova do orgulho insondável de Megatron.

A história em quadrinhos revela uma peça-chave da história de fundo do vilão que a série não revelou – seu nome original. Na edição de estreia dos quadrinhos, o líder Predacon é primeiro conhecido como “Galavar”, antes de se autoproclamar Megatron.

9 – A batalha de Axalon e Darksyde

2025 word32025 word3
Reprodução/IDW

O primeiro episódio de Beast Wars começa com a nave Maximal “Axalon” e a nave Predacon “Darksyde” emergindo de um Túnel Transwarp e indo parar na Terra pré-histórica.

Os espectadores são jogados no conflito desprovidos de qualquer contexto imediato e apenas testemunham o final da batalha com as duas naves caindo na Terra. Com o decorrer dos episódios, vamos entendendo o que aconteceu.

Já a história em quadrinhos, sem restrições de orçamento de animação, mostra os eventos que levaram a isso, incluindo o roubo do Disco Dourado pelos Predacons e os estágios iniciais da batalha.

8 – Os Maximals e os Predacons têm um novo membro cada

2025 word32025 word3
Reprodução/IDW

Uma das mudanças mais óbvias é que o tamanho inicial do elenco aumentou de 10 no desenho animado para 12 nos quadrinhos. Um para os Maximals, a energética Nyx, e outra para os Predacons, Skold. Ambas as personagens adicionam alguma diversidade de gênero ao que antes era um quase que exclusivamente masculino.

Embora ambas as personagens sejam invenções dos quadrinhos, o modo alternativo de morcego de Nyx lembra os primeiros brinquedos de Optimus Primal, enquanto Skold é essencialmente uma versão invertida de gênero do obscuro Predacon Snapper.

7 – Os Vok foi introduzido mais cedo

2025 word32025 word3
Reprodução/IDW

Havia outra facção importante em Beast Wars além dos Maximals e dos Predacons, os Vok. Esses extraterrestres enigmáticos existiam em um plano superior aos cibertronianos e conduziam experimentos na Terra muito antes da chegada dos Transformers – foram eles que semearam o planeta com Energon.

A presença do Vok foi sugerida várias vezes ao longo da primeira temporada antes de finalmente aparecerm no último episódio. No entanto, nos quadrinhos, os Vok aparecem muito antes, já na segunda edição, com um trio deles decidindo deixar o conflito entre os Maximals e os Predacons acontecer sob sua vigilância – eles ainda não haviam se revelado a nenhuma das facções.

6 – A Honra de Dinobot

2025 word32025 word3
Reprodução/IDW

O arco de personagem do Dinobot é considerado o ponto alto de Beast Wars, e com razão. Inicialmente ao lado dos Predacons, ele se junta aos Maximals e logo passa de um aliado suspeito a um verdadeiro camarada, até se sacrificar em batalha durante o episódio “Code Of Hero” da 2ª temporada.

No desenho animado, Dinobot foi exilado dos Predacons no episódio “Beast Wars – Part 1” depois de desafiar Megatron pela liderança e não conseguir derrotá-lo. Nos quadrinhos, no entanto, ele trai de fato os Predacons na terceira edição por desgosto com a tortura de Nyx, que havia sido capturada. Essa mudança está mais de acordo com a personalidade de Dinobot – um guerreiro honrado entre a escória.

5 – Dinobot não desafia a Optimus pela liderança

2025 word32025 word3
Reprodução/IDW

Relacionado à mudança de motivação de Dinobot para deserção, as circunstâncias dele ir parar com os Maximals também diferem. Na estreia de duas partes do desenho animado, ele desafia Optimus Primal pela liderança dos Maximals. Seu duelo é interrompido pelos Predacons.

Dinobot, impressionado com Primal e reconhecendo que eles têm um inimigo comum em Megatron, aceita se juntar aos Maximals como subordinado. Nos quadrinhos, Dinobot apenas brinca que ele e Primal poderia duelar, depois que o líder Maximal se recusa a aceitá-lo – no entanto, essa luta não acontece.

4 – O planeta está cheio de fauna alienígena

2025 word32025 word3
Reprodução/IDW

O planeta em que Beast Wars foi ambientado acabou sendo a Terra, cerca de 4 milhões de anos atrás. Isso só foi gradualmente revelado conforme a série avançava. O episódio “Other Voices” revelou que a suposta segunda lua do planeta era na verdade uma super arma Vok, enquanto o final da 2ª temporada, “The Agenda”, apresentou A Arca, com os Autobots e Decepticons clássicos adormecidos em estase.

O roteirista dos quadrinhos já disse que a história pode seguir uma direção completamente diferente sobre a verdadeira natureza do planeta. No que pode ser um prenúncio dissoo, várias edições apresentaram fauna alienígena, desde um tigre dentes-de-sabre de pele verde na edição #4 até os cibernéticos Ironwolves na edição #9. Esses animais nunca apareceram no desenho animado.

3 – Blackarachnia é a primeira protoforma a surgir

2025 word32025 word3
Reprodução/IDW

No primeiro episódio de “Beast Wars”, a Axalon expele pods de estase em órbita durante o pouso forçado. Esses pods contêm protoformas, Maximals inativos que devem explorar novos mundos. Esses pods de estase se tornaram dispositivos de enredo para introduzir novos personagens – sempre que um caía da órbita, Maximals e Predacons corriam para reivindicá-lo.

O primeiro personagem introduzido desta forma foi o Maximal Tigatron no episódio “Fallen Comrades”. Logo depois veio Blackarachnia, reprogramada em um Predacon por Tarantulas no episódio “Double Jeopardy”. Nos quadrinhos, Blackarachnia é a primeira a estrear, na edição #7.

2 – A mensagem no Disco Dourado

2025 word32025 word3
Reprodução/IDW

O MacGuffin central de Beast Wars era o Disco Dourado. O incidente incitante foi quando, pouco antes dos eventos da série, os Predacons de Megatron roubaram o disco dos arquivos Maximal em Cybertron.

Acontece que o disco, como em nosso mundo, foi lançado da Terra na sonda Voyager. Só que desta vez, o Megatron original finalmente colocou as mãos nele e codificou uma mensagem para quaisquer futuros Decepticons – caso ele tivesse falhado, voltem no tempo para matar Optimus Prime e impedir retroativamente uma vitória dos Autobots.

Nos quadrinhos, o conteúdo completo do disco ainda não foi revelado. No entanto, na edição #7, Megatron descriptografa um breve arquivo, que é uma mensagem indecifrável de seu futuro eu.

1 – Razorbeast

2025 word32025 word3
Reprodução/IDW

O Maximal Razorbeast nunca apareceu no desenho animado de Beast Wars. No entanto, ele desenvolveu uma base de fãs graças ao seu papel como protagonista da minissérie em quadrinhos “The Gathering” (escrita por Simon Furman) e sua sequência, “The Ascending”.

Graças à sua popularidade, Razorbeast estreou em Beast Wars #9. Ele faz amizade com Skold, que se sente alienada dos outros Predacons, e a salva de um bando de Ironwolves. Como agradecimento, Skold o leva aos Maximals para reparos.

Leia mais sobre Transformers: O Despertar das Feras

Voltando à ação e ao espetáculo que capturou pela primeira vez os espectadores ao redor do mundo 14 anos atrás com o Transformers original, Transformers: O Despertar das Feras levará o público à uma aventura pelo mundo, ambientada nos anos 90, e apresentará os Maximals, Predacons e Terrorcons à batalha existente na Terra entre Autobots e Decepticons.

Steven Caple Jr. (Creed II) cuida da direção, enquanto Anthony Ramos (Em Um Bairro de Nova York) e Dominique Fishback (Judas e o Messias Negro) estrelam.

Transformers: O Despertar das Feras está agendado para 9 de junho de 2023, e será responsável por dar início a uma nova trilogia de filmes da franquia.

Fonte: terra gameon

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.