Um protótipo da nave Starship, da SpaceX, falhou minutos depois do seu lançamento nos Estados Unidos, nesta quinta-feira, 16. O controle de missão perdeu contato com a Starship, que transportava satélites simulados, oito minutos depois da decolagem. O lançamento ocorreu no Texas, às 19h38 pelo horário de Brasília. As informações são da agência de notícias Reuters.
Em sua conta no Twitter/X, o dono da SpaceX, Elon Musk, compartilhou um vídeo no qual mostra os destroços da nave. Ele comentou: “O sucesso é incerto, mas o entretenimento é garantido!”. Musk sugeriu que um vazamento de oxigênio e combustível pode ter contribuído para a falha.
Success is uncertain, but entertainment is guaranteed! ✨
pic.twitter.com/nn3PiP8XwG— Elon Musk (@elonmusk) January 16, 2025
Dan Huot, gerente de comunicação da SpaceX, também se pronunciou: “Perdemos toda a comunicação com a nave. Isso nos diz que tivemos uma anomalia com o estágio superior”.
Por causa do incidente, voos comerciais que cruzavam o Caribe foram forçados a desviar suas rotas por segurança. A SpaceX raramente causa grandes interrupções no tráfego aéreo, contudo, nesse episódio, pelo menos 20 voos alteraram suas rotas, segundo o FlightRadar24.
No Aeroporto Internacional de Miami, companhias cancelaram alguns voos, relatou uma testemunha à Reuters. A Administração Federal de Aviação dos EUA está avaliando o incidente.
Repercussões e próximos passos
Mesmo com o revés, Bill Nelson, administrador da Nasa, parabenizou a SpaceX pelo teste. “O voo espacial não é fácil, é tudo menos rotina, e é por isso que esses testes são tão importantes — cada um nos aproxima do nosso caminho para a Lua e em direção a Marte”, escreveu ele em uma rede social.
Congrats to @SpaceX on Starship’s seventh test flight and the second successful booster catch.
Spaceflight is not easy. It’s anything but routine. That’s why these tests are so important—each one bringing us closer on our path to the Moon and onward to Mars through #Artemis.
— Bill Nelson (@SenBillNelson) January 17, 2025
A missão fazia parte do sétimo teste da Starship desde 2023, no esforço da SpaceX para desenvolver um foguete que transporte humanos e carga a Marte. Antes do lançamento, a SpaceX descreveu o estágio superior da Starship como uma “nave de nova geração com atualizações significativas”, planejada para pousar no Oceano Índico uma hora após o lançamento.
O foguete Super Heavy retornou à plataforma de lançamento sete minutos após a decolagem, conforme planejado. Ele desacelerou ao reacender os motores, fixando-se nos braços mecânicos da torre. O erro ocorreu numa fase da missão anteriormente completada com sucesso. A última falha do estágio superior da Starship foi em março do ano anterior.
Fonte: revistaoeste