Sophia @princesinhamt
Tecnologia

Spotify apaga do catálogo milhares de músicas produzidas por inteligência artificial (IA)

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Cerca de sete por cento de todas as músicas carregadas no Spotify pela Boomy foram excluídas, de acordo com um relatório. Mas a razão não são questões de direitos autorais.

Segundo o Financial Times, o Spotify removeu “dezenas de milhares” de músicas geradas por IA. Elas vêm de uma plataforma chamada Boomy, que se anuncia como ajudando a criar músicas de IA e, em seguida, monetizá-las em serviços de streaming como o Spotify.

Ao todo, cerca de sete por cento das músicas carregadas pela Boomy são afetadas. No entanto, a razão para a exclusão não é o uso de IA na produção musical, mas o suposto uso de bots para aumentar artificialmente o tráfego.

Em comunicado, a Boomy se pronunciou contra qualquer forma de manipulação e está em contato com o Spotify para tornar as músicas disponíveis novamente.

15 milhões de “músicas” geradas por IA já produzidas pela Boomy

De acordo com seu próprio site, os usuários da Boomy, que foi lançada em 2019, criaram cerca de 15 milhões de músicas, o que corresponde a 14% de toda a música já registrada no mundo.

O fenômeno de streams falsos não está ligado às músicas de IA, mas existe há algum tempo. Segundo um estudo recente, o mercado francês de streaming em 2021 viu entre um e três bilhões de streams automatizados. Websites especializados vendem milhares de streams do Spotify por alguns dólares.

“O streaming artificial é um problema antigo em toda a indústria, que o Spotify está trabalhando para erradicar em todo o nosso serviço”, disse o Spotify.

Com os avanços da inteligência artificial para música, serviços como a Boomy estão se tornando mais atraentes para aqueles que esperam ganhar dinheiro rápido on-line combinando música artificial com chamadas de bots.

O debate sobre direitos autorais continua

Além da questão dos bots, a inteligência artificial generativa para música apresentará à indústria musical mudanças fundamentais com as quais as indústrias de texto e imagem já tiveram que lidar.

Embora obstáculos técnicos e, acima de tudo, a situação dos direitos autorais ainda atrapalhem um sistema de IA que possa gerar hits completamente sozinho, imitações de IA enganosamente reais como a do cantor canadense Drake já estão causando furor.

Uma música gerada por IA que se tornou viral no TikTok foi logo disponibilizada no Spotify, mas foi retirada por motivos de direitos autorais depois de pouco tempo. Com conteúdo do the decodr.

Fonte: Andre Lug

Sobre o autor

Avatar de Fábio Neves

Fábio Neves

Jornalista DRT 0003133/MT - O universo de cada um, se resume no tamanho do seu saber. Vamos ser a mudança que, queremos ver no Mundo