Considerado o maior escritor do idioma inglês e o mais influente dramaturgo da história, William Shakespeare deve seu sucesso a um acordo secreto feito com Sandman – ao menos no universo criado por Neil Gaiman.
O sexto episódio da primeira temporada da série da Netflix, “O som de suas asas”, leva Morpheus em uma viagem ao passado e conta a história de Hob Gadling, um homem comum que queria se tornar imortal e tem seu desejo atendido, mas também tem a participação de Shakespeare, interpretado por Samuel Blenkin.
Durante um dos encontros com Hob, mais precisamente em 1589, Morpheus vê o ainda desconhecido bardo inglês, chamado Will Shaxberd – Shakespeare foi chamado por vários nomes durante sua vida, e Shaxberd é um deles -, citando um trecho do trágico poema Fausto, escrito pelo escritor alemão Goethe, e revela à um amigo que barganharia pelo dom de “dar aos homens sonhos que viveriam muito além da morte”.
Sandman se interessa imediatamente por Shaxberd e lhe questiona se ele quer “criar novos sonhos para estimular a mente humana”. Ambos saem para uma conversa que resulta em um acordo não revelado na série da Netflix, mas que pode ser mostrado em uma possível segunda temporada.
Caso a sequência de Sandman adapte os dois próximos volumes dos quadrinhos, “Terra dos Sonhos” e “Estação das Brumas”, devemos conhecer os detalhes do acordo. Nos quadrinhos, Sandman pede para que Shakespeare entregue duas peças como presente ao Reino das Fadas em troca do talento concedido.
Em “Terra dos Sonhos” é mostrada a história de “Sonho de uma noite de verão”, escrita por Shakespeare e apresentada por ele e por sua companhia para Morpheus e alguns convidados. Já “A Tempestade” é a segunda peça e o último trabalho do bardo, que é apresentada na edição #75 de Sandman, e é uma espécie de agradecimento pelas inspirações que tornaram William Shakespeare famoso.
Lançado em agosto, Sandman está disponível exclusivamente na Netflix. Uma segunda temporada da série ainda não foi confirmada.