Sophia @princesinhamt
Tecnologia

Relembre os melhores RPGs táticos para consoles

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Presentes desde os primórdios dos games, com presença em praticamente todas as plataformas, com o tempo, os RPGs se especializaram em diferentes nichos por seus variados estilos de jogo. Foi assim que surgiram os chamados “tactical RPGs”, ou RPG táticos – aqueles em que o jogador controla várias unidades em um grid, com ações e movimentos contados e turnos de combate.

Complexos e desafiadores, esses jogos ganharam corpo a ponto de hoje serem uma categoria à parte dos RPGs “tradicionais”, tendo destaque próprio e um público cativo O gênero está mais presente do que nunca em 2022, com vários lançamentos tanto de novas franquias, como Diofield Chronicles, como com o retorno de clássicos em belíssimas versões remasterizadas, como o recente Tactics Ogre: Reborn.

Embalado pela nostalgia, o Terra Game On lista aqui os 10 melhores RPGs táticos para consoles: 

Jeanne D’arc

Lançado em 2007 para o Sony PSP pela Level 5 (desenvolvedora de Dragon Quest VIII e da franquia Professor Layton), Jeanne D’arc não ficou tão conhecido na época, mas hoje é considerado um clássico cult do PSP. Ainda que a fantasia medieval seja um tema comum de muitos RPGs, Jeanne D’arc sai do óbvio ao misturar a história da santa francesa Joana D’arc e a Guerra dos 100 anos com alegorias típicas de animes, como forças demoníacas e magia (além de cenas carregadas de drama). Excelentes gráficos, um sistema de batalha que não exagera na complicação e campanha épica fazem de Jeanne D’arc um “hidden gem” a ser resgatado.

Final Fantasy Tactics: The War of the Lions

Considerado como um dos maiores clássicos do PlayStation, Final Fantasy Tactics sacramentou a marca Final Fantasy no ocidente quando foi lançado alguns meses depois do mega-sucesso Final Fantasy VII, em 1998. Alguns anos depois, em 2007, a Square-Enix reformulou o game e o renomeou como Final Fantasy Tactics: The War of the Lions. Mais que um mero remaster, The War of the Lions foi inteiramente refeito e expandido para aproveitar as capacidades do PSP, tornando-se assim a versão definitiva desse clássico dos RPGs táticos. Atualmente é possível jogar Final Fantasy Tactics: The War of the Lions via celulares Android e iPhone.

Valkyria Chronicles

Clássico da Sega para o PlayStation 3, Valkyria Chronicles fez uma bizarra mistura de Segunda Guerra Mundial, com anime e batalhas táticas com partes em tempo real, dar muitíssimo certo. Além do tradicional gerenciamento de personagens e equipamentos, Valkyria Chronicles possui sistema de jogo que faz o jogador adotar táticas de guerra, o que inclui movimentação de tropas e tomadas de posições. Ainda sobre isso, o game foi um destaque ao disponibilizar 53 personagens ao todo.Em 2016 a Sega remasterizou Valkyria Chronicles para o PlayStation 4, que ganhou conteúdos adicionais via DLC. Atualmente o game também está disponível para Nintendo Switch.

Disgaea 5: Alliance of Vengeance

Game mais “animezistico” dessa lista, Disgaea 5: Alliance of Vengeance é um game marcado por diálogos cheios de humor, com meta-referências à animes e mangas, personagens que não se levam a sério e cenas propositalmente exageradas. Apesar do primeiro game da franquia ter sido lançado no PlayStation 2, Disgaea 5: Alliance of Vengeance não abriu mão dos gráficos à base de sprites e da câmera em ângulo isométrico, e em contrapartida à simplicidade visual, o game tem uma quantidade enorme de personagens e classes a evoluir, sendo possível chegar ao nível 9999. Disgaea 5 ganhou uma versão especial para Nintendo Switch que incluiu todos os DLCs da versão original de PlayStation 4, além de funcionalidades online.  

XCOM 2

Sucesso de 2012 para PC, Xbox 360 e PS3, XCOM foi um game amplamente elogiado pela densidade de suas mecânicas de combate tático aliada à tensão de perder permanentemente personagens criados pelo jogador. 4 anos depois, em 2016, a 2K Games lança XCOM 2 para PS4, Xbox One e PC, uma sequência que evoluiu tremendamente todos os quesitos que fizeram a fama do primeiro título. Passados 20 anos da trama de XCOM original, novamente o jogador deverá comandar esquadrões táticos contra exércitos alienígenas, com o diferencial que dessa vez as arenas são geradas proceduralmente, que aliadas a condições de missão adversas, tornam as batalhas de XCOM 2 altamente tensas e emocionantes. Atualmente XCOM 2 também se encontra disponível para Nintendo Switch, e celulares iPhone e Android.

Growlanser Generations 

Um dos primeiros games lançados para o PlayStation 2, ainda em 2001, Growlanser II chegou ao ocidente em 2004 (rebatizado como Growlanser Generations) via Atlus, e se tornou então um “clássico cult”. Com bons gráficos e um sistema de jogo à la Final Fantasy Tactics, Growlanser Generations se destaca por oferecer vários caminhos a prosseguir dependendo das escolhas (algumas morais, inclusive), e os personagens com quem o jogador decide enfrentar ou se unir durante a campanha, o que leva a múltiplos finais possíveis. 

Tactics Ogre: Let Us Cling Together

Em 1995, a Square-Enix deu a partida para sua bem sucedida investida em RPGs táticos com Tactics Ogre: Let Us Cling Together, sucesso de Super Famicom que logo ganhou conversões para Sega Saturn e PlayStation. Todas as mecânicas típicas de RPGs táticos japoneses começaram em Tactics Ogre, cuja versão original ainda hoje é apreciada por entusiastas dos clássicos da antiga Square. Em 2010 a Square-Enix lançou um remake nos moldes de Final Fantasy Tactics: The War of the Lions, também para PSP, incluindo conteúdo extra baixável. Um novo remaster, dessa vez lançado em 2022 para Nintendo Switch, PlayStation 4, PlayStation 5 e Steam é a versão atual dessa obra-prima dos RPGs táticos.

Fire Emblem: Three Houses

Ainda que tenha chegado ao ocidente apenas nos anos 2000, inicialmente via Game Boy Advance, Fire Emblem é uma das franquias mais tradicionais da Nintendo, com títulos presentes em todos os seus consoles. Não foi diferente com o Nintendo Switch, que também graças a colaboração do estúdio Koei Tecmo, recebeu em 2019 o melhor título da franquia na forma de Fire Emblem: Three Houses. Aqui o jogador deverá se aliar a uma de três facções e então partir em uma saga época que exigirá horas e mais horas de gerenciamento sobre quase tudo que envolve o universo do jogo – tal qual em XCOM, aqui também os personagens morrem permanentemente. 

Shining Force II

Ainda que o Super Nintendo tenha a reputação de ter abrigado grandes RPGs, o Mega Drive, seu rival, também teve alguns ótimos representantes do gênero. Sem uma Square ou Enix a seu lado, a Sega arregaçou as mangas e desenvolveu ela própria um RPG tático na forma de Shining Force. Sucesso do console, a Sega logo lançou uma sequência, Shining Force II, em 1994, que permanece até hoje em todas as listas de melhores títulos do Mega Drive por conta seu mundo aberto e mecânicas de jogo que envelheceram bem.Além de ter aparecido em várias compilações ao longo dos anos, hoje Shining Force II está disponível no serviço online do Nintendo Switch.  

Front Mission

Menos conhecido entre as muitas franquias da Square-Enix, Front Mission é um clássico cult dos RPGs táticos surgido no Super Famicom. Exclusivo do mercado japonês, Front Mission foi ganhando público graças a emulação e traduções de fãs, interessados pela trama envolvendo conflitos militares futuristas e as mecânicas de RPG táticos com batalhas entre robôs gigantes. Um remake de Front Mission chega agora em novembro, enquanto que Front Mission 2 tem lançamento previsto para 2023, ambos para Nintendo Switch.

E aí, gostou da lista? Sentiu falta do seu RPG tático favorito? Participe do canal do Game On no Discord e deixe sua opinião e sugestões para mais reportagens sobre jogos retrô!

Fonte: terra.com.br/gameon

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.