O gênero Battle Royale é atualmente bem consolidado na indústria de games, com títulos como Fortnite, Free Fire, Apex Legends, Call of Duty: Warzone e outros. Mas quem foi o responsável por inventar o gênero? Falamos um pouco sobre a origem nesse texto.
O começo em outra mídia
Battle Royale não começou nos jogos, e muito menos em Jogos Vorazes, como você deve estar pensando.
Em 1999, o livro de Koushun Takami foi lançado com o nome de Battle Royale, e foi a primeira vez que o gênero tomou forma. Uma adaptação para os cinemas, em 2000, foi o que alavancou o gênero, apesar de ser extremamente controverso.
O filme acabou tendo um lançamento polêmico no Japão, o que o elevou ao status de “Cult” posteriormente, exibido nos Estados Unidos somente em festivais e sessões privadas. Sua distribuição oficial só foi acontecer em 2010, saindo diretamente para o vídeo.
Porém, o conceito estava lá: pessoas abatendo umas as outras em uma situação onde recursos e armas eram escassos. Mesmo com as controvérsias envolvendo o filme, ele é a principal referência quando se fala de Battle Royale fora dos jogos.
Títulos como Higurashi: When They Cry, Zero Escape e Danganronpa tentaram incorporar o conceito em sua jogabilidade, mas acabam se divergindo do estilo. O gênero só foi tomar forma a partir de 2012, com o sucesso da saga de livros Jogos Vorazes, onde jogadores tentaram reproduzir o conceito do filme através de modificações em games.
Arma 2, DayZ e a chegada do Battle Royale nos games
O conceito de sobrar somente um jogador não é exclusivo do Battle Royale, mas foi através dele que o estilo ficou mais conhecido e se tornou uma marca registrada. Em 2012, uma modificação para o jogo Arma 2, chamado DayZ, trouxe a primeira experiência completa do gênero, com jogadores tendo que sobreviver em um mapa cheio de inimigos, garantindo recursos e acabando com os adversários no caminho.
O primeiro Battle Royale “de verdade” foi desenvolvido por Brendan Greene, também conhecido como PlayerUnknown, que lançou uma modificação para DayZ nos moldes de Battle Royale, em 2013. Com o sucesso, ele se tornou um desenvolvedor na Bluehole, onde lançou PUBG: Battlegrounds, o primeiro jogo completo do gênero.
PUBG foi um sucesso durante seu acesso antecipado em 2017, chegando a ter 1,3 milhão de usuários simultâneos na Steam, tornando-se um grande nome na indústria e consolidando o gênero.
Ainda em 2017, a Epic Games lançou uma versão gratuita do seu jogo Fortnite, que na época era um jogo de sobrevivência e construção contra zumbis. Uma versão gratuita do jogo com o modo Battle Royale fez um sucesso estrondoso, com 20 milhões de usuários únicos no mesmo ano.
Mesmo que não seja o criador do gênero, foi Brendan Greene quem trouxe a fórmula para os jogos e popularizou o conceito. Atualmente, jogos como Apex Legends, Call of Duty: Warzone e Vanguard, Free Fire, Fortnite, PUBG: BATTLEGROUNDS e PUBG Mobile são alguns dos títulos que continuam em evidência na indústria dos jogos e são Battle Royale.
Trending no Canaltech:
- Brasil define nova idade mínima para laqueadura e vasectomia
- Flamengo x Vélez Sarsfield | Onde assistir ao jogo da Libertadores ao vivo?
- Royal Caribbean colocará internet Starlink em todos os seus navios de cruzeiro
- 8 sinais de que você é muito inteligente, segundo a ciência
- Veja novas fotos do Sol feitas pelo maior telescópio solar do mundo