O Zoho for Startups, programa de apoio a startups brasileiras da multinacional indiana Zoho no Brasil, estabeleceu uma parceria com o Parque Tecnológico de Itaipu (PTI) em Foz do Iguaçu para auxiliar no desenvolvimento de startups da região. O objetivo é promover serviços para um número crescente de negócios tecnológicos locais, fomentando o acesso a tecnologias e à educação empreendedora, independentemente do segmento ou estágio de maturidade dessas empresas.
O movimento reflete o crescente interesse de grandes empresas nas startups do PTI, que tem se consolidado como um celeiro tecnológico no Oeste do Paraná, atraindo investimentos e parcerias estratégicas.
Instalado nas dependências da margem brasileira da Usina Hidrelétrica de Itaipu Binacional, o PTI foi criado em 2003 e já soma 70 startups incubadas, além do suporte a mais de 300 ideias de negócios e o apoio a pelo menos 100 startups nos últimos anos.
Já o Zoho for Startups é um programa global de apoio ao empreendedorismo desenvolvido pela multinacional de tecnologia indiana Zoho Corporation. Trazido ao Brasil em 2023, o programa tem ganhado destaque ao fomentar startups a partir do acesso a soluções corporativas e educação empreendedora, graças ao seu caráter social e educativo.
A partir do Zoho for Startups, startups incubadas dentro do PTI terão acesso gratuito, durante um ano, a todas as ferramentas de gestão empresarial da Zoho, uma das três maiores big techs de Software as a Service (SaaS) do mundo. Além do apoio tecnológico, as startups participantes também são orientadas durante suas jornadas de crescimento, de acordo com seu atual momento e necessidades de negócio.
“Queremos impulsionar ideias inovadoras em startups prósperas, e sabemos que tudo isso depende de tecnologia e das parcerias certas”, comenta Hellym Ribeiro, gerente do Zoho for Startups Brasil.
De acordo com Hellym, o mercado da região tem grande potencial de exploração e investimento. “Olhar para o interior do Paraná tem relação com o potencial inexplorado das regiões. Espalhadas pelo Brasil estão centenas de startups promissoras, que, com acesso a recursos e capacitação, logo estarão em destaque no cenário nacional. É justamente esse ambiente de prosperidade que queremos fomentar junto ao PTI e todos os nossos parceiros nacionais”, conclui.
A aproximação com o PTI faz parte do novo posicionamento adotado pelo Zoho for Startups, agora dedicado ao alcance de startups em todas as regiões do Brasil, levando apoio e recursos a empresas fora dos grandes centros urbanos. Para isso, tem se aproximado de hubs de inovação nos quatro cantos do país, ampliando o acesso a tecnologias de ponta e educação a empreendedores. Além do PTI, o programa firmou parcerias com AMAPATEC, no Amapá; Inovenow e Ninna Hub, no Ceará; e Agrihub, no Mato Grosso.
Para Wilmar Ribeiro, coordenador da incubadora Santos Dumont, parte integrante do PTI, a parceria com a Zoho será benéfica para as startups, que agora verão resultados diretos do impacto da incursão de tecnologia em suas jornadas de aceleração e crescimento.
“Somos hoje um mecanismo de aceleração de negócios, tendo cuidado com as empresas desde a sua fase de ideação até a fase de aceleração, investimento e internacionalização. Essa também é a visão e são os pilares da Zoho. Esse é um casamento perfeito e que tem tudo para dar certo. São as startups que ganham”, afirma.
Com a parceria, a proposta de despolarização dos grandes centros e associação com hubs estratégicos, o Zoho for Startups pretende alcançar 300 startups, investindo cerca de R$ 9 milhões até o fim do ano. Já para o PTI, a aproximação com a big tech também permitirá ampliar o impacto no ecossistema local. “A parceria com a Zoho é a junção de duas potências, duas instituições capazes de transformar todo o território, não somente regional, mas nacional. A união dessas duas marcas, de missões e propósitos parecidos, vai promover o desenvolvimento de negócios de uma maneira assertiva, inteligente e personalizada”, conclui Wilmar.
E vem aí o GazzSummit Agrotechs
O GazzSummit Agrotechs é uma iniciativa pioneira do GazzConecta para debater o cenário de inovação em um dos setores mais relevantes do país. O evento será realizado no dia 15 de agosto com o propósito de conectar e promover conhecimento para geração de novos negócios, discussão de problemas e desafios, além de propor soluções para o setor.
O GazzSummit promove a disseminação de tecnologias e práticas de inovação que possam levar a cadeia produtiva ainda mais longe. Uma programação intensa de 10 horas de conteúdo, e mais de 25 palestrantes, espera os participantes que poderão interagir com players importantes do ecossistema como grandes empresas, cooperativas, produtores, entidades públicas, startups e inovadores. Garanta já a sua vaga.
Fonte: gazzconecta