Sophia @princesinhamt
Tecnologia

Por que o Combustível de Aviação Verde Ainda Gera Dúvidas?

2024 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

A aviação gera bastante CO2, o equivalente a 2% de todas as emissões globais. E é muito difícil mudar isso. Com as tecnologias atuais, não seria viável construir um elétrico de grande porte – pois isso exigiria muitas baterias, deixando a aeronave pesada demais.

Por isso, o setor tem apostado no conceito de sustainable aviation fuel (SAF): manter os aviões atuais, mas abastecê-los com combustíveis renováveis e neutros em – feitos com algas ou grãos, por exemplo. O problema é que, como um novo estudo (1) revela, isso não será fácil.

Segundo o trabalho, publicado pela ONG americana Institute for Policy Studies, para zerar as emissões de CO2 da aviação (meta proposta para 2050 pelo governo dos EUA), seria necessário aumentar a produção desses combustíveis em 18.887% (188 vezes), o que afetaria seriamente a produção de alimentos.

No Reino Unido, por exemplo, 50% de todas as plantações atuais teriam de ser destinadas à produção de SAF para abastecer a aviação do país. Nos Estados Unidos, seria necessário plantar 461 mil km2 de milho – o equivalente a toda a atual lavoura desse alimento – para suprir o americano de SAF.

Fonte 1. “Greenwashing the Skies: How the Private Jet Lobby Uses ‘Sustainable Aviation Fuels’ as a Marketing Ploy”. Institute for Policy Studies, 2024.

Fonte: abril

Sobre o autor

Avatar de Fábio Neves

Fábio Neves

Jornalista DRT 0003133/MT - O universo de cada um, se resume no tamanho do seu saber. Vamos ser a mudança que, queremos ver no Mundo