Os brasileiros estão passando um total de 9 horas e 13 minutos por dia nas redes sociais. É o que indica o “Relatório Digital 2024: 5 billion social media users”, da We Are Social e Meltwater. Nesse sentido, o país se destaca mundialmente e fica atrás somente da África do Sul, que tem “vantagem” em alguns minutos: 9h24.
Vale mencionar também outro levantamento chamado Data Report 2024 Brasil. No caso, ele abrange usuários entre 16 e 64 anos e mostrou que as plataformas mais usadas são o WhatsApp (93,4% de alcance), Instagram (91,2%) e Facebook (81,3%). Enquanto isso, o TikTok aparece atrás, com 65,1%
Esse cenário mostrado pelas pesquisas mostra como as redes sociais são relevantes para o consumo, já que o Brasil é o terceiro maior consumidor das plataformas no mundo. As empresas, então, acabam tendo que aderir a algo que se tornou uma necessidade: a de ser visto pelo público nesses aplicativos.
Aline Kalinoski e Paula Kodama, sócias da Nowa Creative Marketing e consultoras, afirmam que ser visto é apenas um dos passos necessários, visto que também é preciso ser lembrado e escolhido. Não apenas isso, como elas identificaram três pilares essenciais: branding forte, gestão eficiente das mídias digitais e produção de conteúdo audiovisual.
“Esses pilares não apenas aumentam a visibilidade, mas também constroem a reputação e a autoridade da marca, impactando consideravelmente a decisão de compra do consumidor. No competitivo universo digital de hoje, uma presença online estratégica é a chave para que as marcas se destaquem e prosperem, criando uma presença que não apenas informa, mas também engaja e inspira”, dizem Kalinoski e Kodama.
O uso de vídeos, inclusive, se tornou muito importante nesse mundo digital dos dias de hoje. Dados da Cisco mostraram que 82% do tráfego global da internet foi gerado por vídeos em 2022.
“Recomendamos que nossos clientes invistam nesse formato de comunicação, pois ele é uma maneira altamente eficaz de alcançar e interagir com seus públicos”, orienta Kalinoski.
Fonte: olivre.com.br