Sophia @princesinhamt
Tecnologia

Os 8 melhores jogos de Digimon

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Digimon é uma das 30 maiores marcas dos videogames e um dos RPGs de colecionadores de monstros mais famosos do mundo. Os jogos da franquia de criaturas digitais estreou em 1999, com o título Digimon World para primeiro PlayStation, sob a publicação da Bandai Namco.

De lá para cá, a publicadora japonesa, que continua até hoje responsável por Digimon nos videogames, lançou cerca de 60 jogos. Os títulos da franquia são divididos em duas séries principais, Digimon World, que é focado em combates de ação em tempo real, e Digimon Story. A franquia ainda conta com jogos de luta, além de aventuras derivadas como o mais recente Digimon Survive.

Os jogos do grupo Digimon World fizeram muito sucesso no Brasil na época do PlayStation 2. Com a animação da franquia exibida na televisão aberta do país, muitos jogadores lembram desses RPGs mais voltados para ação e exploração. Já a série Digimon Story é composta por RPGs japoneses (JRPGs), com foco maior no enredo e horas de diálogos. Parte considerável dos jogos “Story”, nunca chegou ao Ocidente.

Se você quer saber mais sobre a história de Digimon nos videogames ou ainda está atrás de um próximo jogo da franquia para embarcar, aqui está uma lista com os melhores títulos para consoles e PC.

8. Digimon Adventure

Digimon Adventure reconta a saga do anime homônimo, com a jornada de Tai, Agumon e seus amigos, no PlayStation Portable (PSP). Entre a jogabilidade RPG com batalhas em trios e os gráficos com cel shading, a aventura faz uma grata surpresa ao trazer os dubladores originais do anime. O título nunca foi lançado no Ocidente, mas ganhou uma tradução para inglês produzida por fãs em 2018.

7. Digimon All-Star Rumble

Digimon All-Star Rumble apresenta uma porradaria sincera com os monstros digitais. A aventura não envelheceu bem como jogo de luta, mas certamente é divertida por unir mecânicas e personagens da franquia com golpes de luta e barras de vida. All-Star Rumble é o sexto título de luta de Digimon nos videogames e a aventura definitiva nessa linha de jogos derivados.

A jogabilidade apresenta as batalhas em plataformas 2D e uma grande variedade de Digimons de habilidades únicas. All-Star Rumble é uma ótima oportunidade de ver Digimon em ação de tempo real, fugindo um pouco de mecânicas de RPG das séries Digimon Story e Digimon World.

Digimon All-Star Rumble foi lançado em 2014 para PlayStation 3 e Xbox 360.

6. Digimon World 3

O melhor jogo da série Digimon World no PS1 é o terceiro capítulo. Digimon World 3 melhora o que deu certo nos antecessores e faz a franquia alcançar o auge no primeiro PlayStation.

A Bandai Namco aproveitou a oportunidade do ano de 2002 sem a concorrência de um jogo Pokémon da Nintendo e alavancou a franquia Digimon para outro nível. Digimon World 3 é um consistente RPG, com ótimo combate, história e um sistema “Tamagotchi” que motiva os jogadores a voltarem todos os dias para a aventura na intenção de cuidar e evoluir as criaturas digitais.

A jogabilidade mira em sucessos da época, como Final Fantasy VII, com uma história mais madura e mais elementos de RPG para os combates. As evoluções são destravadas por níveis, mas também por como o jogador treina aquele monstrinho. Estágios mais fortes de digievolução são destravados com uma barra de ação acumulada durante a jogatina.

5. Digimon World: Next Order

Next Order leva a série Digimon World para um mundo aberto pela primeira vez. O título foi lançado para PS Vita, no Japão, em 2016, mas chegou ao ocidente apenas no ano seguinte, em 2017, para o PlayStation 4.

Além de representar um passo adiante para Digimon World, Next Order incorpora o espírito de jogos Story, ao apresentar e dar foco às mecânicas de cuidado que o Tamer precisa tomar com seu Digimon. Mais do que batalhar, o protagonista humano deve cuidar dos monstros digitais que o seguem.

O jogador pode escolher entre 10 companheiros no início do jogo. Esses companheiros crescem, evoluem e morrem ao longo da história, cabendo ao Tamer dar comida, levar ao banheiro e colocar os Digimon para dormir. A jogabilidade tem lutas em turnos com ação em tempo real e visuais em terceira pessoa. Como bom jogo da série World, Next Order tem muito espaço para exploração.

 

4. Digimon World DS

Digimon World DS tira todo proveito das duas telas do Nintendo DS para criar o sistema de batalha mais divertido de toda a série Digimon Story. Sim, apesar de contar com “World” no nome, a entrada lançada em 2006 é considerada da linha irmã da franquia por apresentar lutas em turnos e foco em história. As batalhas usam a tela extra do portátil para criar um campo tático de ação.

Durante o andamento da trama, a tela de baixo exibe a Digi-Farm, lugar em que o jogador treina e comunica-se com seu time Digimon. Digimon World DS também utiliza uma conexão sem fio, e os jogadores podem trocar Digimon e lutar com outros Tamers, online.

Digimon World DS é apenas o primeiro jogo da franquia no Nintendo DS. O portátil assistiu ao lançamento de Digimon World Dawn & Dusk, que utiliza as bases do antecessor para simular os jogos duplos de Pokémon. Apesar de Dawn & Dusk ficarem mais conhecidos ao longo dos anos, World DS ganha em charme e por ser uma porta de entrada para a franquia.

A aventura conta com mais de 300 criaturas, com ataques personalizados e linhas evolutivas muito diversas. Os gráficos tem artes pixelizadas 2D muito cativantes e uma história, que consegue ser simples e fascinante ao mesmo tempo.

3. Digimon Story: Cyber Sleuth

Cyber Sleuth é o renascimento da série Digimon Story, que passou 10 anos sem trazer um jogo da franquia para o Ocidente. Como parte da linha “Story”, o jogo é um RPG de turnos com foco na narrativa.

O que fez desse jogo um novo começo para toda a franquia, foi limitar o número de personagens estranhos e missões secundárias, para te contar um enredo coeso e que escala em tensão.

Na aventura, o jogador navega entre o mundo digital e a uma reprodução da cidade de Tokyo como um adolescente que tem sua identidade roubada pelo mundo do crime. O protagonista tem seus dados usados para atividades ilícitas e precisa provar que é inocente.

Digimon Story: Cyber Sleuth traz de volta o conceito de Digi-Farm de Digimon World DS e incrementa a receita com batalhas por turnos em três dimensões e atividades de investigação. O jogo foi lançado em 2015 e está disponível para PS4, Nintendo Switch e PC.

 

2. Digimon Story: Cyber Sleuth: Hacker’s Memory

Hacker’s Memory melhora o que já era bom. O outro lado da moeda de Cyber Sleuth representa a história do primeiro jogo, do ponto de vista do grupo de vilões. O jogador irá entrar dentro das organizações criminosas que assolam o mundo de Cyber Sleuth para entender e agir, por de trás dos panos, contra uma força maligna que coloca o mundo digital e o mundo real em perigo.

Mais do que fazer uma dobradinha, Hacker’s Memory anima por revelar segredos de Cyber Sleuth com uma história muito impactante. Digimon Story: Cyber Sleuth: Hacker’s Memory foi lançado no Ocidente em 2019 para PS4, Nintendo Switch e PC.

 

1. Digimon Survive

Essa pode ser uma decisão polêmica se você não gosta de jogos focados em narrativa. Enquanto os “Digimon Story” gastam horas em diálogos, Digimon Survive dobra a aposta como um jogo majoritariamente narrativo. A jornada conta, literalmente, com cenas de anime apenas para sentar e assistir enquanto o jogador envolve-se na trama.

O título derivado lançado em 2022 troca as lutas de RPG por turnos de “Story” por combates de RPG tático em menor número. Todo o coração da experiência em Survive é embarcar em uma jornada de fazer escolhas de diálogos, com o objetivo de fazer crianças sobreviverem no Digimundo.

A história brilha ao fazer o jogador sentir-se em um episódio do anime, e alternar entre a comédia, o terror e a aventura. Digimon Survive é o título ideal para se familiarizar com jogos Digimon e ainda conta com um fator replay imenso em razão de cinco diferentes finais.

Digimon Survive está disponível para PC, PS4, Nintendo Switch e Xbox One, com legendas em português do Brasil.

 

Trending no Canaltech:

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.