Sophia @princesinhamt
Tecnologia

Os 50 melhores jogos do Xbox 360 de Mundo Aberto

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá
{“tocCurrent”: “”
}

O Xbox 360 tem excelentes jogos de mundo aberto, mas quais são os melhores deles?

No post de hoje, trazemos uma lista com os 50 melhores jogos de mundo aberto do Xbox 360 (e que também rodam no Xbox One e Xbox Series via retrocompatibilidade, além de alguns deles também estarem disponíveis via remasterização).

Confira a lista abaixo, e contra também nossa lista de melhores jogos de outros consoles: PS1, PS2, PS3, PS4, PSP, PS Vita, Xbox Clássico, Xbox 360, Xbox One, Mega Drive, Dreamcast, Super NintendoGame Boy ColorGame Boy AdvanceGamecubeWiiNintendo SwitchNintendo DS e Nintendo 3DS.

Os 50 melhores jogos de mundo aberto do Xbox 360

GTA San Andreas

  • Publisher: Rockstar
  • Ano de lançamento: 2004

GTA San Andreas é um jogo que marcou uma geração inteira, então é natural que ele tenha ganho muitas versões para outros consoles, e o Xbox 360 foi uma delas.

É verdade que a versão do Xbox 360 é uma versão do jogo feita para Android originalmente, e que ela é inferior às versões da geração anterior a ele e também a PC, mas se você não tem nenhum outro lugar para jogar o jogo, ele ainda vale a pena, afinal de contas, GTA San Andreas é um dos melhores jogos de mundo aberto de todos os tempos.

Bully Scholarship Edition

  • Publisher: Rockstar
  • Ano de lançamento: 2006

Bully é aquele jogo que todo mundo que cresceu jogando PS2 queria uma continuação, afinal de contas, o jogo era basicamente um GTA na escola onde você podia matar aula, roubar lanche dos colegas, pregar peças nos professores, etc.

O jogo é bem divertido ainda hoje, e a versão de Xbox 360 do jogo conta com novas missões, gráficos melhorados e alguns adicionais que fazem dela a versão definitiva desse clássico.

Fable II

  • Publisher: Microsoft Games
  • Ano de lançamento: 2008

Fable II é um dos grandes jogos de mundo aberto exclusivos do Xbox 360. Continuação direta de Fable, o jogo se passa 500 anos após o seu antecessor.

As armas de fogo estão presentes no jogo, e a escala dos mapas do game também estão bem maiores, com grandes castelos e cidades no lugar de Vilarejos.

Diferente da primeira versão, nesta edição há a possibilidade de escolher o sexo do personagem, dando assim mais liberdade ao jogador.

Fable III

  • Publisher: Microsoft Games
  • Ano de lançamento: 2010

Fable III é o último capítulo da série Fable lançado até hoje. O game se passa 50 anos após os eventos de Fable 2 e conta a história do novo Heroí de Albion, um príncipe mimado que deve salvar o reino do tirano Rei Logan, que é ninguém menos que o próprio irmaõ dele.

O jogo tem praticamente nenhuma ligação com o título anterior ou qualquer personagem recorrente (com exceção de Reaver que já tinha aparecido em Fable 2) e apresenta mecânicas de combate mais fluídas, gráficos melhores e um mundo aberto mais vasto, amplo e detalhado, sendo um daqueles jogos esquecidos do Xbox 360 que valem a pena ser jogados ainda hoje.

Dead Rising 2

  • Publisher: Capcom
  • Ano de lançamento: 2010

Dead Rising 2 é a continuação direta de Dead Rising, outro bom jogo de mundo aberto do Xbox 360. Maior e melhor que o seu antecessor, esse jogo pega a ideia completamente maluca do original de estar preso dentro de um local cheio de zumbis e formas criativas de matá-los e joga essa ideia a novos níveis.

Nesse jogo, você conhece a história de Chuck Greene, um ex-piloto de motocross, que se encontra no centro de outro surto de zumbis ocorrendo em um resort de cassino e complexo comercial em Nevada, e se envolve em descobrir a verdade por trás disso.

Além disso, Chuck ainda tem que salvar a própria filha e garantir que ela continue recebendo um medicamento que a impeça de se transformar em zumbi após ela ser mordida por um num incidente anterior.

Forza Horizon 2

  • Publisher: Microsoft Games
  • Ano de lançamento: 2014

É quase um milagre que Forza Horizon 2 exista no Xbox 360, afinal de contas, o excelente jogo de corrida exclusivo do console é algo que coloca o hardware dele no limite.

Como em todo Forza Horizon, você explora uma excelente paisagem enquanto corre e se diverte em pistas e atividades muito criativas. Facilmente um dos melhores jogos de corrida do Xbox 360 e também de mundo aberto do console.

The Saboteur

  • Publisher: Eletronic Arts
  • Ano de lançamento: 2009

The Saboteur é um jogo de mundo aberto bem interessante. Nele, você faz parte da resistência francesa e deve ajudar os aliados a virarem o jogo da guerra. Como o próprio nome do jogo sugere, você será um sabotador que irá operar táticas de guerrilha num território ocupado pelo adversário.

Além da boa proposta, o jogo conta com um gameplay divertido, que apesar de ter algumas falhas, ainda entrega uma experiência bem satisfatória. É uma pena que ele não tenha sido bem sucedido comercialmente e que o estúdio responsável por ele tenha sido dissolvido pela EA, pois um jogo do tipo nos dias de hoje e com o hardware que os consoles e PCs possuem atualmente com certeza traria muitas possibilidades interessantes.

Crackdown 2

  • Publisher: Microsoft Games
  • Ano de lançamento: 2010

Crackdown 2 foi um dos melhores jogos de mundo aberto do Xbox 360 durante os primeiros anos de lançamento do console.

O jogo é similar ao seu antecessor, ou seja, um jogo de mundo aberto em terceira pessoa onde você controla um agente super poderoso que enfrenta uma organização terrorista e mutantes chamados de freaks.

Crackdown 2 permite bastante liberdade na forma como você aborda os desafios que o jogo coloca diante de você, e é bem divertido também.

Rage

  • Publisher: Bethesda
  • Ano de lançamento: 2011

Rage é um jogo pós-apocalíptico onde você controla Nicholas Raine, um soldado colocado em hibernação em um abrigo subterrâneo que emerge no deserto um século depois do impacto de um asteroide mudar completamente a vida na Terra como conhecemos ela. Nicholas descobre que ele é procurado por uma organização opressora conhecida como The Authority e deve descobrir por que e impedi-los dos planos dele.

O jogo apresenta um mundo aberto bem interessante, além de ser fortemente inspirado em Mad Max 2. Não foi tão bem recebido assim na época, mas envelheceu de maneira bem interessante.

Spider-Man: Web of Shadows

  • Publisher: Activision
  • Ano de lançamento: 2008

Spider-Man: Web of Shadows é um dos melhores jogos do Homem Aranha da época em que ele estava nas mãos da Activision, e curiosamente último jogo do Aranha que ganhou versão no PS2.

No jogo, você controla o Homem Aranha e deve impedir uma invasão dos simbiotes em Nova York, com aliados improváveis. Obviamente o jogo nem se compara com os Homem Aranha do PS4, tanto em estilo de gameplay quanto no que dá pra fazer no mundo aberto do jogo, mas ainda é bem divertido e merece um lugar na nossa lista de melhores jogos de mundo aberto do Xbox 360.

Deadly Premonition

  • Publisher: Ignition Entertainment
  • Ano de lançamento: 2010

Deadly Premonition é aquele caso clássico de jogo que ou você ama ou você odeia. O jogo é fortemente inspirado em Twin Peaks, uma das melhores séries dos anos 90.

No jogo, você controla um agente especial do FBI chamado Francis York Morgan e deve investigar um assassinato de uma jovem de 18 anos que tem muitas similaridades a outros assassinatos que aconteceram ao redor do país.

Infelizmente o jogo tem diversos problemas de performance e algumas esquisitices, mas se você conseguir passar por cima de tudo isso, você vai encontrar um daqueles clássicos cheios de originalidade que vão valer os perrengues.

Mercenaries 2: World in Flames

  • Publisher: Eletronic Arts
  • Ano de lançamento: 2008

A série Mercenaries foi mais uma daquelas que tentou abocanhar um pedaço do boom de jogos de mundo aberto que tentavam copiar a fórmula de GTA, e apesar de não ter conseguido, acabou rendendo dois bons jogos.

E em Mercenaries 2 você é incentivado a causar o máximo de destruição e caos possível, a exemplo do que viria fazer muito sucesso em Just Cause também.

Se você está procurando um jogo de mundo aberto pra isso, essa é uma boa opção.

Destroy All Humans! Path of the Furon

  • Publisher: THQ
  • Ano de lançamento: 2008

A franquia Destroy All Humans é uma das mais queridas de quem cresceu com um PS2, afinal, esse era o tipo de jogo perfeito para você pegar o controle, causar destruição e caos, rir a beça e fazer outra coisa.

Além de ação aos montes, os jogos ainda contam com cutscenes muito divertidas, e são bons jogos ainda hoje, e Destroy All Humans! Path of the Furon certamente vai divertir você com essa proposta.

Far Cry Classic

  • Publisher: Ubisoft
  • Ano de lançamento: 2004

Desenvolvido pela Crytek, o primeiro Far Cry chamava a atenção logo de cara pelos visuais além de sua época. O game nos apresentava ao mercenário Jack Carver, que parte para uma ilha paradisíaca que foi o último lugar em que a jornalista Valerie Constantine foi vista viva. Conforme o jogador explora o local, ele descobre diversos experimentos genéticos envolvendo a fauna local e precisa confrontar o cientista louco responsável por isso.

Embora não tenha tanta liberdade quanto seus antecessores, o jogo trazia um gameplay sólido que desafiava o jogador a pensar de forma inteligente para vencer sozinho um grande exército. O primeiro Far Cry pode ter envelhecido um pouco com o tempo, mas até hoje é um jogo divertido que mostra as bases sólidas que seriam exploradas pelos capítulos seguintes.

Goat Simulator

  • Publisher: Coffee Stain Studios
  • Ano de lançamento: 2014

Goat Simulator é aquele tipo de jogo que todo mundo sonhou que existisse em algum momento da vida: um mundo aberto pra tocar o terror, e ele é exatamente isso.

No jogo, você controla uma cabra que deve destruir tudo o que encontra pela frente da forma mais estilosa possível. Esse é todo o seu objetivo no jogo, e como você vai fazer isso depende inteiramente da sua criatividade.

O jogo surgiu de um vídeo de brincadeira na internet, mas acabou viralizando de forma tão grande que a desenvolvedora Coffee Stain teve que capitalizar em cima do sucesso, e esse foi o resultado.

Minecraft

  • Publisher: Mojang
  • Ano de lançamento: 2011

Minecraft é um dos jogos mais importantes e jogados de todos os tempos, e o motivo disso é claro: ele permite que você dê asas à sua imaginação.

O mundo aberto do jogo é cheio de possibilidades, e ainda que a gente tenha pouca coisa em termos de missões e afins pra fazer dentro dele, dá pra se divertir bastante, ainda mais com os mais novos.

Rise of the Tomb Rider

  • Publisher: Microsoft Studios
  • Ano de lançamento: 2015

Rise of the Tomb Raider é a continuação direta de Tomb Raider. O jogo traz uma nova aventura de Lara Croft na Rússia, em busca de pistas sobre o pai dela, e apesar de não ter superado o seu antecessor, ele ainda é um ótimo jogo cheio de coisa pra fazer além de possuir uma campanha muito boa.

Como é de se imaginar, você tem que jogar o primeiro jogo para entender melhor os acontecimentos desse, então fica a indicação tanto de Tomb Raider quanto de Rise of the Tomb Raider nesse item da nossa lista de melhores jogos de mundo aberto do Xbox 360.

Far Cry 3

  • Publisher: Ubisoft
  • Lançamento: 2012

“Você conhece a definição de loucura?”. A franquia Far Cry sempre teve uma base fiel de fãs mas em seus dois capítulos anteriores ela nunca chegou perto de estourar como em Far Cry 3. Combinando um dos melhores vilões de todos os tempos em Vass com um gameplay divertido e belos gráficos pra época, Far Cry 3 ainda hoje é tido como o melhor jogo da franquia, e a Ubisoft segue tentando recapturar essa magia repetindo a mesma fórmula já faz quase 10 anos sem ter chegado perto ao nível do terceiro capítulo da série. Far Cry 3 é um jogo obrigatório para donos de PS3.

Far Cry 4

Divulgação: Ubisoft

Far Cry 4 é a maior prova de que em time que está jogando bem, o melhor mesmo é não mexer muito no elenco. Usando as bases do que funcionou no terceiro capítulo, o jogo nos levou ao país fictício de Kyrat, dominado pelo líder tirânico Pagan Min. Chegando lá, o protagonista descobre não somente que é filho do ditador, como também é a maior esperança das milícias que lutam contra ele.

O jogo troca ilhas paradisíacas por montanhas nevadas, mas não foge muito do gameplay do jogo anterior — o que não é um problema. Com mais itens, mais missões e recompensas, o jogo novamente pecou por um multiplayer que podia funcionar um pouco melhor e uma história que não agradou todo mundo. No fim das contas, o resultado final foi bastante positivo e mostrou um dos melhores capítulos da série até hoje e certamente um dos melhores jogos de PS3.

Prototype

  • Publisher: Activision
  • Ano de lançamento: 2009

Prototype é um jogo que vai agradar bastante quem gostou de Infamous, pois os jogos se parecem em diversos aspectos.

Nele, você controla um metamorfo que perdeu a memória chamado Alex Mercer enquanto ele tenta impedir um surto de um vírus chamado Blacklight em Manhattan

Esse vírus transforma indivíduos em monstros poderosos e violentos. Alex também tenta descobrir seu passado misterioso enquanto entra em conflito com os militares dos EUA e uma força de operações negras chamada Blackwatch.

O jogo conta com bastante violência e um mundo aberto bem divertido de se explorar.

Prototype 2

  • Publisher: Activision
  • Ano de lançamento: 2012

Prototype 2 começa exatamente após o final da história do anterior. Nesse jogo, você controla, chamado James Heller, cuja família foi morta por Alex Mercer, e agora ele quer vingar-se dele por isso.

James tem os mesmos poderes de Alex, e apesar do jogo, no departamento de gameplay, ser mais do mesmo, ele diverte.

Just Cause 2

  • Publisher: Eidos Interactive
  • Lançamento: 2010

Just Cause 2 é basicamente um daqueles filmes de ação dos anos 80 cheios de explosões e frases de efeito em forma de videogame.

Nele, você controla Rico Rodriguez, um agente de uma Agência fictícia que chega a Panau (uma nação no Sudeste Asiático) para derrubar o ditador Pandak “Baby” Panay e confrontar o ex-mentor dele, Tom Sheldon.

O jogo conta com missões divertidas e a possiblidade de causar caos pra caramba, e é extremamente divertido.

Sleeping Dogs

  • Publisher: Square Enix
  • Ano de lançamento: 2012

Bater de frente com GTA é algo que poucos jogos conseguem, e Sleeping Dogs é um jogo que eu honestamente acho que consegue fazer isso. O jogo é uma espécie de GTA de Chinatown, onde você controla um policial infiltrado que deve alternar entre a vida de policial e de membro de gangue, e conta com um ótimo sistema de combate, personagens memoráveis e uma campanha bem interessante. Jogando contra ele ficam as missões um pouco repetitivas apenas, mas ainda assim, Sleeping Dogs é um jogasso pra quem estiver procurando um sandbox de qualidade dentro do Xbox 360.

Darksiders 2

Batman Arkham Asylum

  • Publisher: Warner Bros.
  • Lançamento: 2009

Batman Arkham Asylum pode até não ser o melhor jogo da franquia em termos de gameplay por entregar alguns chefes repetitivos, mas o jogo desenvolvido pela Rocksteady consegue fazer algo que até então nunca ninguém tinha feito num jogo: fazer você se sentir o verdadeiro homem morcego.

Alternando o gameplay entre a porradaria e os momentos de detetive, o jogo capta muito bem a essência do Batman, e faz você enfrentar vilões memoráveis como o Coringa, o Charada e Bane. Um jogo imperdível, assim como sua continuação.

Batman Arkham City

  • Publisher: Warner Bros.
  • Lançamento: 2011

Batman Arkham Asylum foi um ótimo jogo quando foi lançado, mas ele tinha alguns problemas, como o fato de você enfrentar o mesmo chefe em praticamente todos os encontros da história. Sua sequência, Arkham City, é melhor em praticamente todos os pontos, tendo uma escala muito maior, uma grande quantidade de vilões, chefes variados e novos desafios tanto de combate quanto de detetive.

Soma-se a isso DLCs que complementam a história e temos aqui o potencial pra quase uma centena de horas que você literalmente se transforma no homem morcego, numa época em que a trilogia do Batman do Christopher Nolan estava prestes a ser concluída com Dark Knight Rises.

O resultado disso é um jogo que marcou praticamente todo mundo que jogou o game, e este certamente merece um lugar na lista de melhores jogos do Xbox 360.

Batman Arkham Origins

  • Publisher: Warner Bros.
  • Lançamento: 2009

Batman Arkham Origins é o título mais polêmico dos três Arkham disponíveis na geração do PS3 e do Xbox 360. Nesse jogo, Batman deve salvar a si mesmo de uma recompensa colocada na cabeça dele pelo Máscara Negra. Essa recompensa, além de colocar todos os bandidos da cidade atrás do Batman, colocou 8 dos maiores assassinos do mundo em Gotham City na noite de natal, e agora você deve capturá-los.

No mais, jogo conta com as mesmas mecânicas de gameplay dos outros dois jogos da série, e se você se divertiu com eles, você provavelmente também vai se divertir nesse.

Assasin’s Creed Brotherhood

  • Publisher: Ubisoft
  • Lançamento: 2010

Assassin’s Creed: Brotherhood pode até ser classificado mais alto na lista de alguns fãs, mas acredito que este é um lugar justo para ele na nossa lista do pior ao melhor porque o jogo funciona basicamente como Assassin’s Creed 2 num cenário diferente, sendo este Roma nesse caso.

Aqui, vemos a continuação das aventuras de Ezio e poucas inovações em relação ao seu antecessor e a única grande novidade do gameplay é um sistema de treino e missões de Assassinos que funciona basicamente como um minigame de Farmville dentro do jogo e que pode ser ignorado completamente. Ainda assim, o jogo vale a pena principalmente pela história e pela continuação do amadurecimento do maior assassino de todos os tempos.

Assassin’s Creed Revelations

  • Publisher: Ubisoft
  • Lançamento: 2011

Úlltimo capítulo da trilogia de Ezio Auditore, Assassin’s Creed: Revelations conta com um Altair mais velho visitando a cidade de Istambul, recentemente capturada pelo Império Otomano.

O jogo funciona mais ou menos como os seus dois irmãos mais velhos de trilogia, com a grande novidade dele sendo um minigame de Tower Defense onde você tem que proteger os esconderijos dos Assassinos dos ataques dos Templários, mas se você acabar com a ameaça templária da região, esses ataques cessam, ou seja, tem uma forma efetiva de acabar com a única grande novidade do jogo.

Ainda assim, o jogo ganha pontos por mostrar um Ezio mais maduro e contar um pouco mais sobre a história de Altair, finalmente revelando como a linhagem de sangue do assassino italiano se conecta à do árabe.

Assassin’s Creed 4: Black Flag

  • Publisher: Activision
  • Lançamento: 2013

Assassin’s Creed IV: Black Flag talvez seja o melhor Assassin’s Creed, principalmente pela grande novidade que ele praticamente reintroduziu na franquia: o combate naval (faz de conta que o do 3 não existiu, eu tenho trauma dele até hoje). É extremamente divertido pegar o barco e sair por aí combatendo inimigos, caçando baleias e assim por diante. Além disso, o jogo conta com uma excelente história e um protagonista muito carismático, ou seja, tudo o que ficou faltando em Assassin’s Creed III.

O único defeito que eu achei que esse jogo tem é que a parte de assassino mesmo acaba sendo basicamente a mesma missão sempre, ou seja, algo mais ou menos assim: siga o alvo escondido pelos matos e casebres, afinal de contas, o parkour acaba sendo prejudicado já que você só anda por vilas caribenhas, e não ouse ser descoberto, senão você tem que começar a missão novamente.

Ainda assim, grande jogo e extremamente divertido.

Dragon’s Dogma: Dark Arisen

  • Publisher: Capcom
  • Ano de lançamento: 2013

Dragon’s Dogma é um excelente jogo de RPG e ação, apesar de não poder ser considerado um dos maiores sucessos da Capcom.

Com um sistema de classes bem definido e mecânica de combate que lembra bastante Monster Hunter, Dragon’s Dogma impressionava pela quantidade absurda de coisas para fazer, além das dungeons e todas as reviravoltas na história que um jogo da Capcom sempre tem.

Talvez a melhor característica do jogo seja a mecânica simples de combate, que torna a tarefa de enfrentar inimigos fácil de aprender, mas difícil de dominar.

Kingdoms Of Amalur: Reckoning

  • Publisher: 38 Studios
  • Ano de lançamento: 2012

Kingdoms Of Amalur: Reckoning era para ser uma nova e grandiosa franquia que acabou na verdade falindo a sua desenvolvedora. Ainda assim, o jogo em si é bem divertido, combinando bons sistemas de ação e RPG e ainda por cima contando com um elenco de produção de peso, com nomes como Ken Rolston, Todd McFarlane e R. A. Salvatore nele.

Só é uma pena que o jogo que prometia ser o pontapé inicial de uma nova e grandiosa franquia já tem 10 anos de idade e provavelmente nunca vai ganhar uma continuação, mas esse jogo ainda merece um lugar na nossa lista dos melhores jogos de mundo aberto do PS3.

Watch Dogs

  • Publisher: Ubisoft
  • Ano de lançamento: 2014

Watch Dogs foi uma espécie de resposta da Ubisoft aos jogos de mundo aberto da Rockstar, e apesar de não ter conseguido bater de frente com GTA, ele ainda impressiona em alguns aspectos.

No jogo, você controla Aiden Pierce, um hacker que tenta buscar vingança após o sobrinho dele ser morto num atentado que era para ele.

A grande sacada do jogo é que você pode hackear diversos objetos da cidade usando o seu smartphone, dando assim alternativas bem interessantes de gameplay.

The Elder Scrolls IV: Oblivion

  • Publisher: Bethesda
  • Ano de lançamento: 2007

Pode parecer estranho mas até 2006 não costumávamos ter jogos realmente bonitos disponíveis por ai. The Elder Scrolls IV: Oblivion foi o primeiro lançamento a fazer com que praticamente todo veículo de review afirmasse a mesma coisa: “um deleite para os olhos”.

O jogo é tão bonito que seus gráficos envelheceram muito melhor do que a maioria das mecânicas de jogo. Oblivion foi um marco na história dos RPG’s ao trazer uma das aventuras mais incríveis da série, acompanhado de muitas novidades e possibilidades.

Se você jogos de RPG que oscilam entre o novo e o oldschool, Oblivion com certeza é uma boa pedida e por isso ele merece entrar na lista dos melhores do PS3.

The Elder Scrolls V: Skyrim

  • Publisher: Bethesda
  • Lançamento: 2011

Skyrim é um jogo que praticamente todo mundo já ouviu falar, e a trajetória lendária dele começou no na geração do PS3. O jogo combina uma excelente história a um sistema massivo de sidequests que às vezes funcionam até mesmo melhor do que a história principal do jogo.

Soma-se a isso três boas DLCs e você tem centenas de horas de conteúdo para jogar ainda hoje. Tudo bem que os gráficos envelheceram um pouco, as telas de carregamento são longas e a qualidade de vida do game não é das melhores, e que o game já foi relançado e melhorado um milhão de vezes, mas se você só tem acesso a essa versão, pode ter certeza que você vai se divertir bastante com ela.

Mafia 2

  • Publisher: 2K Czech
  • Lançamento: 2010

Mafia 2 é um dos favoritos dos fãs ainda hoje, graças ao seu sólido gameplay, história sensacional e belos gráficos. No jogo, você se alterna entre a Sicília e os Estados Unidos, e deve assumir o controle da cidade de Empire Bay, tornando-se o rei do crime do local. Um clássico.

Dead Island

  • Publisher: Deep Silver
  • Lançamento: 2011

Dead Island pegou o mundo inteiro de surpresa com um dos trailers mais incríveis da história do videogame, e apesar do jogo não ser nem de perto o que esse trailer prometeu, ele ainda diverte, ainda mais se você jogá-lo com seus amigos.

A ideia do jogo é um sandbox onde você está numa ilha infestada de zumbis, e deve sobreviver usando o que você encontrar pela frente. Na maioria dos casos, o combate do jogo é com armas brancas, como espadas, pedaços de pau e assim por diante, e apesar da história do jogo não ser nenhum primor, ele ainda tem seus pontos positivos.

Fallout 3

  • Publisher: Bethesda
  • Lançamento: 2008

Fallout foi imensamente popular nos anos 90, mas foi só com Fallout 3 que a série entrou de vez no gosto de todo mundo.

Pela primeira vez, Fallout apresentava uma experiência em primeira pessoa, dando a impressão de que todo o contexto de aventura pelas terras devastadas pela radiação tinham se tornado ainda mais imersivo.

Pontos como enredo, desenvolvimento de personagem e quests secundárias foram amplamente elogiados pela crítica e pelo público. Porém, apesar disso, Fallout 3 não envelheceu tão bem já que as mecânicas de combate – principalmente envolvendo armas de fogo, não funcionam da mesma forma que em outros FPS do mercado.

Fallout New Vegas

  • Publisher: Bethesda
  • Lançamento: 2010

A Obsidian originou como um estúdio formado pelos desenvolvedores originais da Black Isle Studios, que foi responsável pelos primeiros dois Fallouts a serem lançados. Equipados do motor gráfico de Fallout 3, eles conseguiram superar a Bethesda, criando uma excelente história em Fallout New Vegas, e aliado bons personagens, forte narrativa e conteúdo opcional de qualidade.

Tudo bem que o jogo foi lançado com uma tonelada de bugs e que alguns deles persistem ainda hoje, mas Fallout New Vegas é um jogasso, e eu digo com tranquilidade que ele é sim melhor que Fallout 3, e por isso merece o lugar na nossa lista de melhores jogos do Xbox 360.

Metal Gear Solid 5: Ground Zeroes

  • Ano de lançamento: 2014
  • Plataformas: PlayStation 3, PlayStation 4, Xbox 360, Xbox One e PC

Metal Gear Solid V: Ground Zeroes mostrou ao mundo as possibilidades que a Fox Engine podia trazer. Mais bonito do que qualquer outro jogo da série até então, ele evoluiu sistemas de furtividade e mostrou que Kojima também conseguia fazer sistemas de ação competentes e muito divertidos.

O que faz o jogo o primeiro de nossa lista é o fato de que ele é essencialmente uma demonstração um pouco enfeitada. Com uma missão principal que dura pouco mais de uma hora, ele serve somente como uma introdução para o prato-principal que veríamos em The Phantom Pain. Ground Zeroes não é ruim, mas ter sido fatiado pela Konami não ajudou muito em sua posição.

Metal Gear Solid V: The Phantom Pain

  • Publisher: Konami
  • Lançamento: 2015

Último jogo da Konami dirigido por Kojima, Metal Gear Solid V: The Phantom Pain é um jogo simplesmente impressionante mesmo em seu lançamento para PS3.

O jogo pode parecer corrido no seu ato final, mas o último jogo de Hideo Kojima traz uma ótima trama, uma jogabilidade excelente e personagens extremamente carismáticos.

Sabe-se lá que vai acontecer com a franquia depois da saída do lendário designer da Konami, mas se esse for seu último capítulo, ele valeu a pena.

Red Dead Redemption

  • Publisher: Rockstar Games
  • Lançamento: 2010

Red Dead Redemption é muito mais do que um “GTA no Velho Oeste”, é um jogo que combina uma história que nos deixa marcados (e quem terminou o jogo sabe muito bem do que eu estou falando), um gameplay sólido e um mundo que não parecia ser possível ser desenvolvido até então na geração de consoles do PS3 e do PS3.

No jogo, você controla John Marston, um ex-gangster que tem seus parentes raptados por oficiais da lei e que agora deve caçar seus ex-colegas de gangue para que eles sejam libertados. Se você acha que essa tarefa vai ser fácil, prepare-se para potencialmente uma centena de horas até o final do jogo.

Red Dead Redemption: Undead Nightmare Pack

  • Publisher: Rockstar Games
  • Lançamento: 2010

Red Dead Redemption: Undead Nightmare Pack é praticamente um jogo à parte de Red Dead Redemption reunindo duas coisas muito legais: o velho oeste e zumbis, uma combinação que a gente raramente vê por aí.

O jogo conta uma história alternativa de Red Dead onde John Marston precisa encontrar a cura para uma infecção zumbi que pegou a mulher e o filho dele.

No mais o jogo segue mais ou menos a mesma estrutura de Red Dead.

GTA IV

  • Publisher: Rockstar Games
  • Lançamento: 2008

GTA IV conta a história de Niko Bellic, um veterano de guerra da Europa Oriental que tenta fugir do passado dele enquanto é pressionado a fazer coisas que ele não quer pelos maiores criminosos de Liberty City, uma cidade da Rockstar inspirada em Nova York.

O jogo conta com um mundo aberto bastante rico e interessante, e em alguns pontos esse jogo até mesmo supera o seu sucessor, tendo bastante gente inclusive que prefere ele a GTA V.

GTA V

  • Publisher: Rockstar Games
  • Lançamento: 2013

GTA V é o maior e o melhor sandbox do mercado, simplesmente. O jogo é absurdamente grande e bem feito, e nem parece ter dado as caras no PS3 e no Xbox 360 e sim numa geração completamente nova.

No jogo, você controla Michael, Trevor e Franklyn, os dois primeiros sendo assaltantes a banco que sobreviveram a um assalto que deu errado anos antes, sendo que o primeiro acabou virando informante da polícia e depois se aposentando, e o segundo um psicopata completo que ainda hoje vive de golpes, e o terceiro um jovem gangster que quer subir na vida do crime e acaba meio que virando aprendiz de Michael.

Somado à grandeza do jogo aos excelentes personagens e temos aqui um clássico instantâneo. É impressionante como o jogo mesmo tendo sido lançado em 2013 ainda hoje figura nas listas de mais vendidos do ano, e, tudo bem, o GTA V de hoje tem muitas diferenças do que foi lançado há quase 10 anos, mas mesmo nesta versão a qual estamos falando ele ainda é um baita jogo que merece estar na lista de melhores jogos do PS3.

Borderlands

  • Publisher: 2K Games
  • Lançamento: 2009

Borderlands é um ótimo jogo de tiro em primeira pessoa em mundo aberto com uma história bem humorada e um estilo de gameplay que mais parece um diablo FPS, onde você mata inimigos, ganha experiência, cumpre missões e pega muito, mas muito loot.

O jogo conta com diversos personagens carismáticos e apesar do seu segundo capítulo ser bem melhor e ter acertado tudo o que esse tinha de ponto fraco, ele ainda vale a pena até por trazer o primeiro capítulo da história.

Borderlands 2

  • Publisher: 2K Games
  • Lançamento: 2012

Borderlands 2 combina um ótimo jogo de tiro em primeira pessoa que fica melhor ainda jogando com amigos a uma história completamente desmiolada e bem humorada. Esse ainda é o melhor título da franquia e jogo que pegou todo o potencial do Borderlands original e mostrou como entregar um dos melhores jogos de tiro da geração.

Além do jogo base, ele ainda conta com diversas expansões, personagens adicionais e muito, mas muito conteúdo. Um jogo imperdível para os donos do PS3.

Borderlands: The Pre-Sequel

  • Publisher: 2K Games
  • Lançamento: 2014

Borderlands: The Pre-Sequel é mais do mesmo no universo de Borderlands, e isso é sensacional. O senso de humor dos games anteriores está de volta, a ação também e é interessante saber o que acontece entre os dois games principais da franquia. Só não espere muita inovação, pois quase não há, exceto pelo elemento de gelo e pelas partes com gravidade reduzida, que são muito divertidas por sinal.

Ou seja, se você gostou do 1 e do 2 e quer mais, isso é exatamente o que você está procurando.

Dark Souls

  • Publisher: Bandai Namco
  • Lançamento: 2011

Dark Souls é provavelmente o jogo mais influente da última década. O jogo da From Software combina um gameplay desafiador que vai te tirar da zona de conforto, mas que também vai te fazer aprender a usar a cabeça para vencer os desafios, a um level design genial e uma história minimalista, contada nas nuances do jogo.

Esse é um jogo que pode afastar muita gente por medo da dificuldade, mas que se você dá o tempo necessário para dominá-lo, você com certeza vai ter uma das melhores experiências que você já teve jogando um jogo. Dark Souls é incrível, e presença indispensável na lista dos melhores jogos do PS3.

Dark Souls 2

a

  • Publisher: Bandai Namco
  • Lançamento: 2014

Dark Souls 2 pode não ser o melhor capítulo da série da From Software, mas tem algumas características bem interessantes, além de uma história muito boa. O jogo ainda é melhor que 90% dos Soulsborne por aí, e se você entrou de cabeça na série Souls, você precisa jogá-lo, até para tirar as próprias conclusões sobre ele.

LA Noire

  • Publisher: Rockstar Games
  • Lançamento: 2011

LA Noire é aquele tipo de jogo que todo mundo já sonhou jogar alguma vez na vida: um jogo de detetive de mundo aberto.

No jogo, você deve investigar crimes e prender criminosos, e o jogo conta com um sistema de interrogatório onde você deve ficar atento aos tiques e expressões faciais dos suspeitos para pegá-los no pulo quando eles estiverem mentindo e assim progredir na história.

Um jogo bem inovador pra época e que poderia ganhar uma continuação futuramente.

 

Fonte: terra.com.br/gameon

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.