A OpenAI, apoiada pela Microsoft, lançou uma versão paga de seu popular chatbot de IA ChatGPT. Conhecido como ‘ChatGPT Professional’, agora está disponível por US $ 42 por mês. O laboratório de pesquisa anunciou seus planos de monetizar o ChatGPT há uma semana.
A versão atualizada, mas “experimental”, do ChatGPT afirma estar disponível durante a alta demanda, sem janelas de blackout, acesso prioritário a novos recursos, uma taxa de resposta mais rápida, sem limitação e aumento dos limites de solicitação de API.
Os recursos e preços exatos do plano ChatGPT Professional podem variar dependendo das necessidades específicas do usuário e dos acordos feitos com a OpenAI. Não é acessível ao público, pois é baseado na seleção, e a empresa postou um link de lista de espera em seu servidor Discord para o mesmo.
Desde o seu lançamento em novembro passado, o ChatGPT baseado em LLM ganhou popularidade generalizada por gerar textos e ideias a partir do zero, incluindo a explicação de conceitos complexos, escrita de código, elaboração de poemas e assim por diante.
A Guerra das Inteligências Artificiais: ChatGPT Vs Google
Um mês após o lançamento do ChatGPT em dezembro de 2022, o Google expressou preocupação com a crescente popularidade do modelo e seu impacto potencial em sua receita de anúncios.
De acordo com Sridhar Ramaswamy, ex-líder da equipe de anúncios do Google, o uso do ChatGPT poderia levar a menos cliques nos links do Google que incluem anúncios, o que é uma fonte significativa de receita para a empresa.
Em 2021, a receita de anúncios do Google foi relatada em US $ 208 bilhões, representando 81% da receita geral da Alphabet. Segundo relatos, os fundadores do Google, Larry Page e Sergey Brin, conversaram sobre a resposta da empresa ao ChatGPT.
Eles supostamente planejam lançar mais de 20 produtos baseados em IA este ano, com uma demonstração de um chatbot de pesquisa de IA sendo um deles em seu evento anual de E/S em maio.
Fonte: andrelug