O CEO da OpenAI, Sam Altman, fala durante um discurso anunciando a integração do ChatGPT para o Bing na Microsoft em Redmond, Washington, 7 de fevereiro de 2023.
A OpenAI anunciou na segunda-feira sua maior novidade desde a estreia do ChatGPT: está lançando o ChatGPT Enterprise, o nível de negócios do chatbot de IA, disponível a partir de segunda-feira.
A ferramenta está em desenvolvimento há “menos de um ano” e contou com a ajuda de mais de 20 empresas de diferentes tamanhos e setores, disse o COO da OpenAI, Brad Lightcap, à CNBC. O ChatGPT Enterprise inclui acesso ao GPT-4 sem limites de uso, desempenho até duas vezes mais rápido do que as versões anteriores e créditos de API. A Lightcap disse que os preços não serão anunciados publicamente e que “dependerá, para nós, dos casos de uso e tamanho de cada empresa”. Os usuários beta incluíram Block, Canva e The Estée Lauder Cos.
No início deste ano, o investimento expandido na OpenAI – mais US$ 10 bilhões – a tornou o maior investimento em IA do ano, de acordo com o PitchBook, e em abril, a startup teria fechado uma venda de ações de US$ 300 milhões em uma avaliação entre US$ 27 bilhões e US$ 29 bilhões, com investimentos de empresas como Sequoia Capital e Andreessen Horowitz. Dois meses após o lançamento do ChatGPT, em novembro, ele ultrapassou 100 milhões de usuários ativos mensais, quebrando recordes para o aplicativo de consumo de crescimento mais rápido da história: “uma aceitação fenomenal – francamente nunca vimos nada parecido, e o interesse cresceu desde então”, disse Brian Burke, vice-presidente de pesquisa do Gartner, à CNBC em maio.
Mais de 80% das empresas da Fortune 500 tinham equipes usando ativamente o ChatGPT, de acordo com a Lightcap e a OpenAI.
Um diferencial-chave entre o ChatGPT Enterprise e a versão voltada para o consumidor: o ChatGPT Enterprise permitirá que os clientes insiram dados da empresa para treinar e personalizar o ChatGPT para seus próprios setores e casos de uso, embora alguns desses recursos ainda não estejam disponíveis na estreia de segunda-feira. A empresa também planeja introduzir outro nível de uso, chamado ChatGPT Business, para equipes menores, mas não especificou um cronograma.
Lightcap disse à CNBC que lançar a versão corporativa primeiro, e esperar no nível de negócios, “nos dá um pouco mais de uma maneira de nos envolver com as equipes de uma maneira prática e entender como é o movimento de implantação antes de abri-lo totalmente”.
A OpenAI observou em uma postagem de blog que “Não treinamos em seus dados de negócios ou conversas, e nossos modelos não aprendem com seu uso”, acrescentando que os dados de conversa dos clientes seriam criptografados tanto em trânsito quanto em repouso. A empresa, no entanto, registra dados agregados sobre como a ferramenta é usada, incluindo metadados de desempenho e muito mais, como é relativamente padrão, disse a Lightcap.
A estreia da ChatGPT Enterprise ocorre no momento em que a corrida armamentista de IA continua a esquentar entre líderes de chatbots, como OpenAI, Microsoft, Google e Anthropic. Em um esforço para incentivar os consumidores a adotar IA generativa em suas rotinas diárias, as gigantes da tecnologia estão correndo para lançar não apenas novos A estreia da ChatGPT Enterprise ocorre no momento em que a corrida armamentista de IA continua a esquentar entre líderes de chatbots, como OpenAI, Microsoft, Google e Anthropic. Em um esforço para incentivar os consumidores a adotarem a IA generativa em suas rotinas diárias, as gigantes da tecnologia estão correndo para lançar não apenas , mas também novos recursos. Em maio, a OpenAI lançou seu aplicativo para iOS, seguido pelo aplicativo para Android em julho. O Google está lançando regularmente atualizações para seu chatbot Bard, e a Microsoft está fazendo o mesmo com o Bing, introduzindo recursos como pesquisa visual. A Anthropic, startup de IA fundada por ex-executivos da OpenAI, estreou um novo chatbot de IA, o Claude 2, em julho, meses depois de em julho em duas rodadas de financiamento.
Quando perguntado como o ChatGPT Enterprise se compara ao Bing Chat Enterprise, o chatbot de IA empresarial da Microsoft, um representante da OpenAI disse à CNBC: “Este é um produto OpenAI independente da Microsoft. Dito isso, esperamos que nosso produto possa funcionar com outras ferramentas, incluindo a da Microsoft. Os clientes podem escolher qual plataforma é a certa para seus negócios.”
O ChatGPT, como muitos modelos de linguagem grandes, é caro de operar, com cada bate-papo provavelmente custando “centavos de um dígito” da OpenAI, de acordo com um O ChatGPT, como muitos modelos de linguagem grandes, é caro de operar, com cada bate-papo provavelmente custando “centavos de um dígito” da OpenAI, de acordo com um do CEO Sam Altman, sugerindo que operar o serviço para 100 milhões de pessoas por mês Tweet de dezembro.
O maior obstáculo para o desenvolvimento do ChatGPT Enterprise foi descobrir como priorizar recursos, disse Lightcap à CNBC.
De todas as coisas enviadas nos próximos meses, disse ele, “a priorização de como você levou adiante essas coisas com base em como as pessoas estão usando o produto – e o que as pessoas realmente querem e o que é empoderador – foi o tópico de muito debate, eu diria, na equipe”.
Um exemplo concreto é o Code Interpreter, um recurso do ChatGPT Plus que foi renomeado para Advanced Data Analysis. Lightcap disse que a equipe questionou se o recurso era uma prioridade para o ChatGPT Enterprise e que ele “ficou em uma lista com um monte de outras coisas que achamos que são igualmente ou mais empolgantes”, mas o feedback das empresas fez com que elas priorizassem oferecê-lo mais cedo ou mais tarde.
A OpenAI planeja integrar “o máximo de empresas que pudermos nas próximas semanas”, de acordo com a postagem no blog da empresa.
Fonte: Andre Lug