O gênero MOBA é um dos mais populares nos eSports, com bastante jogos do estilo que ficaram populares ao longo dos últimos anos. Mas afinal, o que é MOBA?
O Canaltech conta um pouco sobre as origens do estilo, jogos clássicos e os recentes títulos que fazem sucesso em um dos gêneros mais populares dos games.
A origem do MOBA
A primeira vez que um jogo com o conceito do MOBA apareceu foi em 1989, com o jogo Herzog Zwei para Mega Drive. Nesse jogo, você podia controlar um personagem e enfrentar adversários no mapa, mas ainda em um estágio bem inicial.
Alguns jogos tinham conceitos parecidos com os de um MOBA, até pelo fato de o RTS ser basicamente o “pai” do gênero. Enquanto o RTS é focado na estratégia em tempo real, como o próprio nome diz (real-time strategy), o MOBA gira em torno dos heróis e mais de um jogador.
O primeiro Multiplayer Online Battle Arena que consolidou o gênero foi uma modificação de Warcraft 3: Reign of Chaos. Conhecido como Defense of the Ancients, ou pela sua sigla DotA, o jogo se tornou o principal expoente do gênero e a maior inspiração até hoje.
Em 2009, Steve Freak, um dos criadores do mod DotA: Allstars, ajudou a desenvolver League of Legends. A partir da criação do LoL, o termo Multiplayer Online Battle Arena (MOBA) foi usado para descrever o jogo e, a partir daí, o gênero estava consolidado.
O gênero consiste em um cenário jogador contra jogador, com tropas inimigas e aliadas tentando derrubar os objetivos do mapa para alcançar a base inimiga. Alguns MOBAs tentam se diferir dessa jogabilidade, mas os princípios continuam os mesmos.
Exemplos de MOBA
Um dos MOBA mais conhecidos e famosos é League of Legends. Criado em 2009, o jogo até hoje continua sendo um dos maiores expoentes do gênero, tendo um cenário competitivo ativo e em franca expansão para outras mídias, como com o seriado Arcane na Netflix.
O DotA não fica atrás nesse quesito, também tendo sua animação na Netflix e continua bem vivo através do DotA 2, versão lançada em 2013 pela Valve e disponível no Steam para os jogadores. O cenário competitivo continua bem forte e ativo.
A Blizzard chegou a lançar um MOBA próprio, o Heroes of the Storm, porém ele acabou não fazendo muito sucesso e, em julho de 2022, a Blizzard parou com o desenvolvimento do jogo e ele entrou em manutenção.
O mais recente sucesso no quesito MOBA é Pokémon UNITE, que já possuía uma base instalada de jogadores graças ao sucesso da franquia Pokémon. Agora, o jogo está caminhando para ser um grande sucesso ao longo dos anos.
Trending no Canaltech:
- 5 redes sociais que faziam sucesso há 10 anos e você não lembra mais
- O que é propilenoglicol?
- Chefe de tecnologia da Microsoft pede fim do uso de C e C++ em novos projetos
- O que foi a Guerra das Armaduras e porque ela vai virar série no Disney+?
- O que seu avatar na internet diz sobre você, segundo a ciência