Sophia @princesinhamt
Tecnologia

Google: Contradições entre o compromisso com uma Web aberta e suas ações

2024 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Os resultados trimestrais mais recentes do Google dissiparam quaisquer temores de um declínio iminente no domínio da Internet do Google em favor de chatbots. Em parte, isso ocorre porque o próprio Google é forte em IA.

O CEO da Alphabet, Sundar Pichai, destacou a nova “Experiência de Busca Generativa” (SGE, na sigla em inglês) da empresa, que tem sido lançada para usuários iniciais nos Estados Unidos há várias semanas.

Até agora, o feedback tem sido “muito positivo”, disse ele na teleconferência de resultados trimestrais. A SGE pode responder melhor a perguntas existentes, bem como a novas perguntas, e oferecer uma experiência mais personalizada que considera vários fatores individuais, como antes de uma decisão de compra ser tomada.

“Eu acredito que agora somos definitivamente capazes de atender a casos de uso de informações mais profundos e abrangentes, o que é muito empolgante”, disse Pichai.

Ele acrescentou que a SGE também melhorou tecnicamente, com respostas de IA agora sendo geradas duas vezes mais rápido do que quando foi lançada em maio. O chatbot Bard do Google também adquiriu novas capacidades desde o seu lançamento, disse ele. Olhando para o futuro, Pichai destaca novas capacidades multimodais com o Gemini, a próxima geração de multimídia LLM do Google.

Atualmente, o compromisso do Google com a Web aberta é apenas uma mera formalidade

“Estamos interagindo com todo o ecossistema e continuaremos a priorizar abordagens que enviem tráfego valioso e apoiem uma Web saudável e aberta”, diz Pichai.

A nova SGE é um “ponto de partida para explorar a Web”, diz Pichai, uma declaração que continua sendo apenas uma formalidade sem métricas e diretrizes concretas. O tempo das pessoas é limitado e, se elas passarem mais tempo no ecossistema de pesquisa do Google, provavelmente será às custas de sites tradicionais – a Web aberta.

Segundo Pichai, a SGE será disponibilizada para cada vez mais usuários e “com o tempo, isso se tornará a forma como a pesquisa funciona”. A estratégia de monetização do Google continua sendo a publicidade e, como eu já argumentei antes, a empresa está claramente tentando e pode maximizar os lucros na Internet antiga e potencialmente na nova, mais baseada em chatbots.

E por que não fariam isso? Afinal, não é como se outras grandes empresas de tecnologia, como Meta, Apple ou Amazon, se preocupassem com a Web aberta. A Microsoft está mais ou menos tentando construir sua própria SGE com seu chatbot Bing, mas a questão é que, mesmo com toda a empolgação do ChatGPT, as pessoas ainda não usam o Bing.

Nos Estados Unidos, editoras como o New York Times estão se unindo e se preparando para uma ação judicial de bilhões de dólares, pois temem serem preteridas na web pelas ambições de IA do Google – baseadas em seus dados, alguns dos quais foram usados para treinar a IA. O Google já está sendo processado por autores, e a OpenAI recentemente fez um acordo com a AP para licenciar pelo menos parte do conteúdo jornalístico para o treinamento de IA.

Por outro lado, os resultados trimestrais do Google agradaram aos investidores, com as ações subindo cerca de oito por cento após o anúncio. O negócio de publicidade de pesquisa está crescendo novamente a cinco por cento, e o YouTube também está de volta ao território de crescimento, com 4,4 por cento, apesar da crescente concorrência do Instagram e TikTok. O setor de maior crescimento do Google ainda é o de nuvem, com 28 por cento de aumento.

O fluxo de caixa livre da Alphabet é de US$ 22 bilhões. Em outras palavras: o Google ainda está imprimindo dinheiro. Com informações do The Decoder.

Fonte: Andre Lug

Sobre o autor

Avatar de Fábio Neves

Fábio Neves

Jornalista DRT 0003133/MT - O universo de cada um, se resume no tamanho do seu saber. Vamos ser a mudança que, queremos ver no Mundo