O software de código aberto DreamGPT tem como objetivo produzir resultados especialmente criativos ao transformar alucinações de LLMs em uma característica.
Uma crítica comum aos grandes modelos de linguagem é que eles não estão fundamentados na realidade e podem inventar coisas. Isso representa perigos, como erros em buscas ou notícias que passam despercebidos porque o modelo de linguagem tem confiança em sua saída.
O software de código aberto DreamGPT visa transformar esse fenômeno em uma característica, criando e ampliando deliberadamente alucinações para o pensamento lateral e ideias inovadoras. Em vez de resolver problemas específicos, o DreamGPT foi projetado para explorar o maior número possível de opções, gerando novas formas de pensar e impulsionando-as em um processo auto-reforçador.
Inovação gerada
O princípio do DreamGPT é simples: Primeiro, o programa seleciona aleatoriamente de um conjunto de conceitos predefinidos, ou seja, palavras individuais como metal, chapéu, música e assim por diante. Em seguida, ele gera um conjunto de ideias a partir desses conceitos, dando-lhes um título e uma descrição. Mais de 750 desses conceitos estão armazenados no programa e podem ser expandidos ou especificados.
Em seguida, o programa avalia as ideias geradas de acordo com fatores como “originalidade” ou “utilidade”, mistura-as e seleciona as variantes mais originais como ponto de partida para novas ideias. Essas ideias variam desde modelos de negócios até conceitos de jogos.
DreamGPT Evaluation Factors
A captura de tela a seguir mostra a saída após uma primeira execução com pontuações baixas de criatividade, que devem aumentar em execuções subsequentes. Quanto mais tempo o DreamGPT é executado, mais fortes devem se tornar as alucinações e mais originais as ideias.
Sonhe com o DreamGPT
O DreamGPT é baseado em um prompt abrangente que atribui ao GPT-3.5 o papel de especialista em geração de ideias, diretor criativo e gerador de ideias, incluindo conhecimento de métodos de pesquisa e pensamento de design, bem como habilidades analíticas sólidas e conhecimento de diversas indústrias, tendências e tecnologias.
O programa roda no GPT-3.5 da OpenAI e é de código aberto. Instruções de instalação estão disponíveis no Github. O DreamGPT está licenciado sob a Licença MIT e pode ser usado comercialmente.
Com conteúdo do The Decoder.
Fonte: Andre Lug