A , multinacional de tecnologia, anunciou nesta segunda-feira, 18, uma plataforma de hardware e software para construir robôs com características semelhantes às humanas, incluindo recursos de inteligência artificial generativa. O anúncio foi feito pela empresa em sua conferência anual de desenvolvedores.
A nova plataforma consistirá em um sistema computacional que alimentará tanto o robô quanto a inteligência artificial (IA). O objetivo é oferecer ferramentas para que os robôs assimilem ações com base em informações combinadas de linguagem, vídeo, demonstrações humanas e experiências passadas.
“Esses robôs mais inteligentes, rápidos e melhores serão implantados nas indústrias pesadas do mundo”, disse Rev Lebaredian, vice-presidente de Omniverse e Tecnologia de Simulação, em uma entrevista coletiva com repórteres. “Estamos trabalhando com todo o ecossistema de robôs e simulação do mundo para acelerar o desenvolvimento e a adoção.”
O computador por trás do software se baseia em um dos chips de inteligência artificial da empresa e em outro hardware. Segundo a Nvidia, o computador dará ao robô potência computacional suficiente para “realizar tarefas complexas e interagir com pessoas e máquinas”.
Por que a Nvidia quer investir em inteligência artificial
Como parte do projeto, a empresa também revelou novidades na sua plataforma acelerada para robótica e inteligência artificial. Entre elas estão o Isaac Lab, software para aprendizado por reforço que auxilia no treinamento dos modelos de IA para robôs; o Isaac Manipulator e o Isaac Perceptor, que devem estar disponíveis já no próximo trimestre.
Essas duas últimas ferramentas incluem diversos modelos pré-treinados de robótica, bibliotecas e hardware de referência. O manipulator é focado em recursos modulares de IA para braços robóticos, o que permite a automatização de ainda mais tarefas.
Fonte: revistaoeste