Depois de clientes do Nubank sofrerem golpes via chamadas telefônicas, o banco digital lançou, nesta segunda-feira, 13, o Alô Protegido. Trata-se de um bloqueador de chamadas, que pretende inibir as chamadas suspeitas.
Recentemente, os clientes do Nubank têm sofrido golpes nos quais o criminoso aparenta ser funcionário do banco, através de uma camuflagem de seu número verdadeiro.
Por causa da camuflagem, o número do banco digital (4020-0185) é mostrado no telefone do cliente, em vez do número real do infrator.
A técnica de camuflagem tem nome: Spooking. Nesse tipo de golpe, o criminoso diz que trabalha na central de atendimento da empresa e pede dados confidenciais – algo que, normalmente, os bancos não fazem.
O lançamento do bloqueador faz parte da nova campanha contra golpes do Nubank: #PareceMasNãoÉoNubank.
A campanha tem o objetivo de avisar os clientes sobre situações comuns, que parecem ser associadas ao banco, mas na realidade não são.
O Nubank afirma ser a primeira instituição financeira do mundo a ofertar esse tipo de produto aos clientes.
“Queremos ir além das campanhas educacionais e trazer uma solução eficaz para combater chamadas fraudulentas e proteger ainda mais nossos clientes”, informou, em nota Fabiola Marchiori, vice-presidente de engenharia do Nubank. “Foi pensando nisso que desenvolvemos o Alô Protegido. A ideia é oferecer alertas inteligentes e realizar o bloqueio de números suspeitos automaticamente, evitando que os usuários se tornem vítimas de golpes e fraudes.”
Como ativar o bloqueador de chamadas do Nubank
A princípio, o serviço só está disponível para usuários da plataforma Android.
Para ter acesso ao novo bloqueador de chamadas, é necessário acessar o menu “Segurança”, disponível no aplicativo do Nubank, e clicar em “Alô Protegido”.
Depois disso, o cliente deve ativar o serviço e permitir o gerenciamento de chamadas pelo aplicativo em seu celular.
+ Leia mais sobre Tecnologia em Oeste
A coluna analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do mercado e que podem influenciar nos rumos da política e da economia do Brasil.
Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail
Fonte: revistaoeste