O Nubank acaba de comprar a Hyperplane, fintech especializada em inteligência de dados para instituições financeiras do Vale do Silício. Com a aquisição, o neobanco pretende acelerar sua estratégia centrada em inteligência artificial. A ideia, segundo a empresa, é potencializar a sua plataforma e oferecer serviços financeiros hiperpersonalizados para os clientes a partir da integração total dos sistemas da Hyperplane. O valor da operação não foi revelado.
Criada em 2022 em São Francisco (EUA) pelos brasileiros Daniel Silva, Felipe Lamounier e Felipe Meneses, e pelo indiano Rohan Ramanath, a Hyperplane utiliza modelos com base de dados proprietários para fornecer serviços financeiros de alta qualidade. A plataforma permite que instituições financeiras treinem, avaliem e implementem modelos de aprendizagem profunda (deep learning) auto-supervisionados em dados proprietários para tomada de decisões. A Hyperplane funciona como uma central, permitindo que os clientes treinem centenas de modelos personalizados em diversas esferas de negócios.
Antes da aquisição pelo Nubank, a fintech iniciou suas operações no Brasil, trabalhando com algumas das principais instituições financeiras do país antes de mirar nos Estados Unidos no segundo trimestre de 2024. Antes disso, no fim de 2023, a Hyperplane levantou US$ 6 milhões (R$ 30 milhões) em rodada encabeçada por fundos internacionais.
Para o banco digital brasileiro, adotar uma estratégia centrada em inteligência artificial (“IA-first”) significa ir além de apenas conectar modelos ou sistemas. A equipe de especialistas em IA que já atua na empresa e a aquisição da Hyperplane permitirão criar conexões entre contextos amplos, gerar insights valiosos, embasar a tomada de decisões e, o mais importante, tornar a vida dos clientes do Nubank mais fácil, de acordo com a companhia.
“Nossos primeiros investimentos em IA, somados à impressionante infraestrutura e à talentosa equipe que a Hyperplane montou, vão acelerar nossa missão. Consumidores em todo o mundo terão acesso não só aos melhores produtos financeiros, mas também receberão recomendações financeiras verdadeiramente personalizadas que os ajudarão a viver uma vida melhor”, diz David Vélez, fundador e CEO do Nubank, em nota.
De acordo com o Nubank, a Hyperplane desenvolveu seus sistemas de inteligência artificial para processar e examinar grandes volumes de dados não estruturados, como interações com clientes e informações sobre transações, o que permite uma compreensão aprofundada das necessidades e preferências individuais.
A Hyperplane ampliará o potencial do Nubank em machine learning com a construção de modelos fundamentais para as equipes de produto e engenharia criarem a melhor experiência para o cliente em cada etapa de sua jornada.
“Há investimentos fundamentais que uma plataforma financeira precisa fazer para rodar com IA. O Nubank é o lugar perfeito para acelerar nossa visão de sistema bancário de consumo hiperpersonalizado devido à maturidade da sua infraestrutura de dados e a sua cultura de inovação”, disse Felipe Lamounier, cofundador da Hyperplane.
“A tecnologia de IA da Hyperplane se integrará perfeitamente aos nossos sistemas, aprimorando nossa capacidade de analisar vastos conjuntos de dados e personalizar nossos serviços em um nível granular. É um marco significativo em nossa jornada rumo a um ecossistema bancário mais inteligente e centrado em IA”, conclui Vitor Olivier, CTO do Nubank.
E vem aí o GazzSummit Agrotechs
O GazzSummit Agrotechs é uma iniciativa pioneira do GazzConecta para debater o cenário de inovação em um dos setores mais relevantes do país. O evento será realizado no dia 15 de agosto de 2024 com o propósito de conectar e promover conhecimento para geração de novos negócios, discussão de problemas e desafios, além de propor soluções para o setor.
O GazzSummit promove a disseminação de tecnologias e práticas de inovação que possam levar a cadeia produtiva ainda mais longe. Uma programação intensa de 12 horas de conteúdo, e mais de 25 palestrantes, espera os participantes que poderão interagir com players importantes do ecossistema como grandes empresas, cooperativas, produtores, entidades públicas, startups e inovadores. Garanta já a sua vaga.
Fonte: gazzconecta