Sophia @princesinhamt
Tecnologia

Não é só Assassin’s Creed: franquias da Ubisoft que merecem voltar

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

A publisher francesa Ubisoft é uma das maiores e mais conhecidas dentro do mercado de videogames, com uma longa história com mais de 36 anos. E claro que toda essa jornada rendeu um extenso catálogo e franquias de jogos inesquecíveis que vão bem além dos super populares Assassin’s Creed e Far Cry, por exemplo.

Algumas dessas franquias estão até meio esquecidas ou deixadas de lado pela empresa, e é por isso que Game On traz para você uma lista com cinco franquias da Ubisoft que merecem um retorno triunfal, confira!

Prince of Persia

Criada em 1989 por Jordan Mechner, a franquia Prince of Persia é um dos grandes clássicos da história dos videogames e que teve o seu auge no início dos anos 2000 com o lançamento da trilogia The Sands of Time, Warrior Within e The Two Thrones.

Após vários anos no ostracismo, a Ubisoft anunciou em 2020 um remake de The Sands of Time, com lançamento originalmente programado para o início de 2021. Após alguns atrasos, a Ubisoft decidiu adiar o lançamento do jogo indefinidamente “para garantir a sua qualidade”.

Ao que parece, a produção do game tem sido turbulenta desde o lançamento do primeiro trailer em 2020 (que pode ser visto acima), que foi bastante criticado pelos fãs. Assim, a produção trocou de mãos da Ubisoft Pune e Mumbai para a Ubisoft Montréal, o estúdio que fez a trilogia original no PlayStation 2. 

Desde então o remake segue sem novidades e sem uma data de lançamento. Será que algum dia ele sai?

Brothers in Arms

Desenvolvida pela Gearbox Software e publicada pela Ubisoft em 2005, a franquia Brother in Arms ganhou destaque ao apresentar um jogo de tiro em primeira pessoa ambientado durante a Segunda Guerra Mundial, porém se concentrando em uma ação mais tática e estratégica, ao contrário da ação desenfreada de títulos similares da época.

A série contou com sequências em sistemas portáteis e consoles, sendo que o último lançamento principal foi em 2008 com Brothers in Arms: Hell’s Highway, para PC, Xbox 360 e PlayStation 3. A série ainda lançou nos anos seguintes outros títulos para smartphones, mas sem grande notoriedade.

Em 2011 Brothers in Arms: Furious 4 chegou a ser anunciado pela Ubisoft e Gearbox (veja o trailer acima), porém teve o seu desenvolvimento cancelado em 2015, com muitos do seus elementos de gameplay transferidos para o jogo Batleborn.

Rayman

Criada em 1995, a franquia Rayman se consagrou como uma série de jogos de plataforma que é sinônimo de diversão, seja com gameplay em 2D, 3D ou em mobiles, conseguindo se dar bem em qualquer um desses estilos.

Desde o seu lançamento original, a série já produziu mais de 40 jogos em várias plataformas, sempre apresentando o nosso carismático protagonista em mundos fantásticos e mágicos bem coloridos.

No entanto, apesar de todo esse sucesso, o último game da série principal foi o elogiado Rayman Legends, lançado originalmente em 2013 (confira o trailer acima).

Recentemente o personagem foi confirmado como uma participação especial no jogo Mario + Rabbids: Sparks of Hope, exclusivo do Switch, mas já está na hora de um retorno triunfal de Rayman estrelando o seu próprio jogo.

Driver

A franquia Driver surgiu em 1999 no PSOne desenvolvida pela Reflections Interactive (agora Ubisoft Reflections), que tem como destaque colocar o jogador dirigindo uma variedade de veículos em uma mistura de ação-aventura e condução em grandes cidades.

A série tem inspiração em filmes policiais com perseguições de carros intensas e alta adrenalina, porém após o lançamento sem grande sucesso em 2011 de Driver: San Francisco (confira o trailer acima) nos consoles e PC e Driver Renegade 3D (3DS), a franquia entrou na geladeira.

No entanto, apesar de um novo jogo ainda não esta nos planos, a Ubisoft revelou no ano passado que está trabalhando em série live-action inspirada na franquia Driver.

Assim como nos games, o foco da série será na história de John Tanner, um ex-piloto de corridas que se tornou um agente secreto e que agora tenta derrubar um sindicato do crime. A série não tem data de estreia, mas se fizer sucesso, quem sabe não vemos novos games vindo por aí?

Splinter Cell

E para fechar a nossa lista nada melhor do que Tom Clancy’s Splinter Cell, uma série de ação e aventura furtiva inspirada em Metal Gear Solid que surgiu em 2002 e desde então ganhou títulos em várias plataformas – ao menos até 2013, com o lançamento de Tom Clancy’s Splinter Cell: Blacklist (veja o trailer acima).

Os fãs já estão com saudades do protagonista Sam Fisher (que teve participações especiais em outras séries da Ubisoft), um super agente especial de uma sub-divisão fictícia “black-ops” da Agência de Segurança Nacional (NSA) norte-americana.

A boa notícia é que, possivelmente, não vamos esperar muito pelo retorno “mais ou menos” de Fisher, infelizmente não em uma aventura inédita, já que no final de 2021 a Ubisoft confirmou estar trabalhando em um remake do primeiro game, porém ainda sem uma data de lançamento anunciada.

E aí, você é fã dos jogos da Ubisoft? Está com saudades de alguma franquia esquecida? Conte o que achou em nosso canal do Discord!

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.