Sophia @princesinhamt
Tecnologia

Morre Rieko Kodama, criadora de Phantasy Star, aos 58 anos

2024 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

A lendária desenvolvedora da Sega, Rieko Kodama, morreu em maio, aos 58 anos. O acontecimento só veio a público nesta quinta-feira, 27 de outubro, após fãs encontrarem uma homenagem à Kodama no Mega Drive Mini 2.

Os créditos da equipe incluem uma mensagem memorial para Rieko Kodama. Ela começou como uma artista em jogos como Alex Kidd In Miracle World e Sonic the Hedgehog, e foi a produtora de Skies of Arcadia, 7th Dragon e mais recentemente, os jogos Sega Ages para Switch“, diz o tuíte do jornalista Nick Thorpe, que mostra os créditos do mini-console que chegará às lojas em breve.

Questionado sobre a mensagem, o produtor Yosuke Oskunari, da Sega, confirmou a morte da desenvolvedora. A Sega revelou que Kodama morreu em maio, mas não deu maiores detalhes em respeito aos familiares da lendária desenvolvedora japonesa.

“Nós oramos para que a falecida descanse em paz, e oferecemos nossa gratidão por sua enorme contribuição para a Sega”, disse um porta-voz da companhia (via IGN Japan).

Yuji Naka, que trabalhou com Kodama em jogos como Sonic e Phantasy Star, homenageou a colega desenvolvedora no Twitter:

Rieko Kodama faleceu em 9 de maio de 2022. É muito memorável porque criamos Phantasy Star e Sonic juntos. Achei muito legal que o nome póstumo póstumo incluísse os personagens para criação e sonho. Eu não tinha certeza sobre as fotos do funeral, mas queria que todos se lembrassem delas. Descanse em paz“, disse o co-criador de Sonic.

Pioneira da indústria

Rieko Kodama, que assinava Phoenix Rie em seus primeiros trabalhos em meados dos anos 1980, quando trabalhou como designer gráfico e depois como produtora e diretora.

Entre os jogos assinados por Kodama estão Sonic the Hedgehog 2, Skies of Arcadia e, principalmente, seu trabalho como líder criativa da série Phantasy Star. Rieko Kodama foi diretora de Phantasy Star IV. Não a toa, ficou conhecida entre os fãs como “a primeira dama do RPG”.

Embora tenha exercido papel de liderança e pioneirismo como desenvolvedora em uma indústria com maior presença masculina, Kodama era conhecida por evitar holofotes, compartilhando os créditos de suas obras com seu time, até mesmo quando recebeu o prêmio de Pioneirismo na Game Developers Choice Awards.

Não sei se é pela cultura corporativa da Sega ou o que, mas nunca senti que estava em desvantagem por ser mulher“, disse Kodama em uma entrevista ao site One Million Power. “Trabalhei em muitas coisas relacionadas ao desenvolvimento de jgoos por mais de 30 anos, e desde que netrei na Sega, nunca fui tratada diferente do que os homens“.

Ainda nos anos 1980, Kodama acreditava que não era incomum as mulheres jogarem videogames e que elas tendiam a se interessar por RPGs. Phantasy Star, seu mais notável trabalho, se destacou entre outras coisas por ser um dos poucos jogos naquela época que tinha uma protagonista feminina. No Brasil, Phantasy Star também ficou bastante conhecido por ser o primeiro jogo localizado para o português.

Kodama continuou trabalhando ativamente na produção de jogos até a década passada, com 7th Dragon e a série Sega Ages.

Fonte: terra.com.br/gameon

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.