A Microsoft anunciou nesta terça-feira (3) seu novo modelo de inteligência artificial, o Phi-3-mini. De acordo com a empresa, o novo modelo faz parte da família Phi-3, concebida para oferecer um desempenho acima da média com uma fração do tamanho das Large Language Models (LLM) tradicionais.
A novidade traz uma linguagem pequena e econômica, capaz de realizar tarefas como criação de conteúdo e postagens em redes sociais com quantidades menores de dados. De acordo com a empresa, o Phi-3-mini supera modelos com o dobro do tamanho em diversas métricas de desempenho, incluindo capacidades linguísticas, de codificação e matemáticas, utilizando, para isso, 3,8 mil milhões de parâmetros.
Modelos de IA menores são desenvolvidos para executar tarefas menos complexas, tornando-os acessíveis a empresas com recursos limitados, como destacado pela Microsoft. Modelos como o Phi-3 podem ser empregados por empresas para condensar informações essenciais de documentos extensos, bem como para extrair insights relevantes e tendências do mercado a partir de relatórios de pesquisa.
O Phi-3-mini já está disponível no catálogo de modelos de inteligência artificial da Azure, plataforma de computação em nuvem da Microsoft, assim como na plataforma de modelos de aprendizado de máquina Hugging Face e no Ollama, um framework que permite a execução de modelos em máquinas locais. Isso permite que qualquer pessoa possa executar o modelo e verificar os benefícios da IA generativa, diz a empresa.
Fonte: gazzconecta