Sophia @princesinhamt
Tecnologia

Microsoft diz a autoridades que compra da Activision será boa para gamers

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Um dos maiores negócios da história da indústria dos games não agradou nem um pouco as autoridades. A compra da Activision Blizzard pela Microsoft por US$ 69 bilhões foi questionada pela Comissão Federal do Comércio dos EUA (FTC). Em resposta, a empresa do Xbox disse que o negócio não vai prejudicar, mas sim beneficiar gamers e outras companhias.

A Microsoft diz que a aquisição, anunciada em janeiro de 2022, permitirá que os consumidores tenham acesso a conteúdo de alta qualidade de mais formas e por preços mais baixos.

Em um documento de 37 páginas, a empresa diz ter uma fatia do mercado de consoles de apenas 16% das vendas de 2021, contra 34% da Sony e 50% da Nintendo.

Em títulos exclusivos para cada plataforma, a porção correspondente seria ainda menor, com 10% para o Xbox, 50% para o PlayStation e 40% para o Switch.

A Microsoft garante ao FTC que não vai limitar a disponibilidade dos principais jogos da Activision Blizzard para plataformas rivais. Ela promete fazer o contrário e levá-los para o Nintendo Switch.

No campo de games para plataformas móveis, a Microsoft afirma que sua importância é mínima: apenas 0,3% das receitas do mercado em 2021. Mesmo com a compra da Activision Blizzard, o crescimento seria pequeno: ela possui 4% do mercado.

“A aquisição de um único jogo por uma fabricante de consoles não é capaz de causar um grande impacto em uma indústria altamente competitiva, particularmente quando a fabricante deixou claro que não vai restringir o game”, diz a Microsoft no documento.

Em dezembro, Brad Smith, presidente da Microsoft, afirmou que a empresa se ofereceu para assinar um compromisso. Assim, ela ficaria obrigada a liberar os jogos da série Call of Duty para concorrentes, incluindo a Sony.

Já Phil Spencer, chefe da divisão de Xbox, promete que a franquia estará disponível no PlayStation enquanto a plataforma existir.

Autoridades querem impedir negócio

O FTC teme que a aquisição permita que a Microsoft tenha vantagens sobre os concorrentes do Xbox e cresça rapidamente seus negócios de assinatura de conteúdo e cloud gaming. Em dezembro, o órgão processou a Microsoft para impedir a compra.

Também existe receio de que os jogos desenvolvidos pela Activision Blizzard acabem presos ao Xbox e a PCs. Por mais que a Microsoft negue, isso já está acontecendo: The Elder Scrolls VI estará disponível apenas em suas plataformas, e Starfield será exclusivo.

Com informações: Reuters, The Verge.

Microsoft diz a autoridades que compra da Activision será boa para gamers

Fonte: terra gameon

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.