A Microsoft anunciou oficialmente a descontinuação de sua assistente virtual, Cortana, na plataforma Windows. Em um documento de suporte recente, a empresa afirmou que o aplicativo autônomo da Cortana, muitas vezes despercebido pelos usuários, não receberá mais suporte a partir do final deste ano.
Essa decisão segue a introdução do Windows Copilot, que foi revelado na conferência Build 2023 da Microsoft há apenas uma semana. Apesar das especulações de que o Copilot substituiria a Cortana, Aaron Woodman, da Microsoft, esclareceu que os dois serviços têm propósitos distintos e não são intercambiáveis.
Mudança de foco da Microsoft: Abraçando a IA com o Copilot e o Bing Chat
Embora a Cortana não esteja mais disponível, a Microsoft assegura aos usuários que as experiências de IA ainda serão acessíveis no Windows 11. Substituições notáveis mencionadas no documento de suporte incluem o Windows Copilot, o novo Bing, o Microsoft 365 Copilot e o acesso por voz no Windows, que permite o controle por voz dos PCs.
O destino da Cortana tem sido aparente há algum tempo. Inicialmente lançada como uma assistente virtual para o Windows Phone 8.1 em 2014, ela posteriormente chegou aos desktops com o Windows 10. A Microsoft expandiu a presença da Cortana integrando-a em várias aplicações, seguindo uma abordagem semelhante à atual com o Copilot. No entanto, dispositivos de terceiros com Cortana, como o alto-falante inteligente Harman Kardon Invoke e o termostato Johnson Controls Glas, também perderam o suporte.
Reconhecendo o potencial limitado da Cortana para competir com a Alexa da Amazon, a Microsoft gradualmente reduziu seus esforços. A Cortana foi separada do Windows, tornando-se um aplicativo independente em vez de um recurso da barra de tarefas. Nos últimos anos, ela tem permanecido principalmente como um aplicativo no Windows 11, sem grandes atualizações ou novos recursos.
Agora, a Microsoft está enfatizando o Bing Chat e o Copilot. O foco da empresa em IA é evidente, com planos de avançar com o GPT-4, uma assistente de voz mais avançada, em vez de depender da funcionalidade básica da Cortana.
A Microsoft esclareceu que a Cortana ainda estará disponível no Outlook para dispositivos móveis, Teams para dispositivos móveis, dispositivos de exibição Teams e salas Teams. No entanto, considerando a descontinuação da Cortana no Windows e a falta de atualizações recentes, pode não ser o momento ideal para criar fluxos de trabalho em torno da assistente virtual.
Além disso, o fim da Cortana coincide com o fim iminente da era do Windows 10. A Microsoft confirmou recentemente que a próxima versão 22H2 será a última atualização de recursos para este sistema operacional amplamente utilizado.
Fonte: Andre Lug