Just Dance é uma daquelas experiências gamers que, em algum momento, todo mundo já teve: desde o jogador mais assíduo e por dentro de todas as novidades até quem somente se divertiu com o jogo em um festa ou na casa de amigos. Não é pouca coisa: Just Dance estreou em 2009 e se tornou a mais popular franquia de jogos de ritmo da história, disponível em mais de 10 plataformas diferentes, e chega agora em sua 14º edição.
O Game On esteve nos estúdios da Ubisoft em Paris para experimentar a próxima edição do game e descobrir como Just Dance 2023 vai revolucionar a franquia com muitas novidades – muito mais do que apenas uma nova playlist de músicas para dançar com a galera.
Um “modo História” e outras mudanças
A primeira coisa que surpreende ao iniciar o jogo é ver como a interface está diferente. Ao contrário dos anos anteriores, o visual agora é mais sóbrio, com um tema escuro e navegação pelas diversas opções muito mais fácil. Mais importante: um novo sistema de recomendação similar ao que vemos no Spotify ou Youtube Music, que utiliza inteligência artificial para entender suas preferências como jogador e sugerir como melhor aproveitar o vasto conteúdo de músicas e modos de jogo disponíveis no game.
A segunda coisa que se nota é que os personagens em Just Dance 2023 são muito mais expressivos, você pode ver claramente seu rosto e expressões faciais, e estes personagens agora contam, muito mais diretamente, uma história.
Just Dance 2023 conta com o que a Ubisoft chama de ‘Playlist de história’, uma sequência de 7 músicas que contam a história da personagem principal, uma garota jovem e tímida que está sentada em um sofá durante uma festa, mas sem coragem para dançar. Então o personagem Wanderlust a convida para uma jornada pelo universo de Just Dance, até confrontar um vilão no final.
Toda a história é contada através das músicas, das coreografias e dos novos visuais em 3D dos cenários….E que visuais! O jogo teve seus mapas completamente repensado, com novos movimentos de câmera em volta dos dançarinos e complexos cenários 3D que se movimentam, dançam com a música e narram histórias. O resultado é muito bonito e uma clara evolução em relação aos gráficos das edições anteriores. Os novos visuais realmente empolgam e trazem todo um dinamismo às músicas, deixando a experiência empolgante tanto para quem está dançando quanto para quem está assistindo.
Acessibilidade para todos
Explorando essa interface e os modos de jogo, deu pra ver que a Ubisoft entende como a dança é realmente para todos e como Just Dance toca os jogadores universalmente. A série sempre teve músicas acessíveis a pessoas com deficiência, a diferença é que nesta edição houve claramente um esforço especial para incluir essas músicas no repertório principal do jogo.
Matthew Tomkinson, Diretor Criativo na Ubisoft disse que: “Temos uma boa variedade de músicas em Just Dance 2023 que requerem apenas o movimento da parte superior do corpo, e você pode escolher dança-las em pé, ou sentado. Temos inclusive a música Radioactive, que é diretamente performada por um dançarino de cadeira de rodas.”
As melhorias em acessibilidade ainda vão além, com adaptações que levam em consideração necessidades especiais cognitivas: “Queremos que todos possam se divertir com Just Dance, nesta versão levamos em consideração as pessoas que possam ter alguma necessidade especial cognitiva também, criamos coreografias e facilitamos encontrar músicas mais adequadas para essas pessoas com nossos filtros e recomendações“, explicou o diretor.
O jogo agora conta com filtros especiais de busca para encontrar músicas para jogar sentado, ou músicas que não requerem pulo, acrobacias, ou movimentos mais complexos. Ao utilizar esses filtros e jogar as músicas, o game também entende suas preferências e passa a adaptar a experiência Just Dance para você como jogador.
Multiplayer online
A experiência de ter dois, três ou mais amigos dividindo uma única coreografia não será limitada à necessidade de compartilhar o mesmo espaço físico. A Ubisoft derruba, esse ano, um grande muro para melhorar a forma de se experienciar Just Dance com amigos. Agora, seus amigos estarão com você, não importa onde eles estejam fisicamente. Ou, talvez, você queira também fazer novos amigos online, encontrar outras pessoas que compartilham do seu sentimento de alegria ao jogar Just Dance.
O jogo traz paridade completa entre os modos e funcionalidades disponíveis para multijogador e tudo pode ser desfrutado com seus amigos online. Por isso, os avatares do jogo foram remodelados para um novo estilo e agora são ainda mais customizáveis, permitindo novas poses, estilos, e muito mais para que os jogadores possam melhor se expressar online.
As customizações funcionam também como recompensas de conquistas dentro do game, offline e online, incentivando jogadores a continuarem explorando os diferentes modos de jogo para ganhar diferentes itens de personalização para seus avatares e para o novo “dancer card”, um cartão com fundo, borda, frases e ícones que representam suas conquistas dentro do game.
Outra novidade importante para a série: Para que “todos joguem com todos”, o jogo conta com crossplay entre todas as plataformas. Você tem um Nintendo Switch? Playstation 5? Xbox Series? Não importa, a nova fase de Just Dance é sobre conexão, e não separação.
Playlist eclética
Para essa festa, todos foram convidados, e é por isso que “Just Dance 2023” conta com uma seleção ainda mais eclética de músicas. Os fãs de música pop vão se deliciar, não importa a geração. Os mais novos podem dançar “Dynamite” do BTS, em quarteto. Os que curtem um bom pop a mais tempo, podem curtir “Locked Out of Heaven”, do Bruno Mars, ou o encontro marcante da Lady Gaga com Beyonce em “Telephone”.
Direto da animação “Encanto”, “We Dont Talk About Bruno” está na playlist, o que deve colocar até os gamers mais jovens para dançar… e para os pais…dos pais, “Walking On Sunshine” também está inclusa. Um verdadeiro encontro de gerações!
E se o repertório de Just Dance é pop demais pra sua memória afetiva musical, bom, a lista inclui algumas faixas mais pesadas, como “Bring Me To Life” do Evanescence e “Numb” do Linkin Park, com uma coreografia misturando “sofrência” com rolamentos no chão e visuais preto-e-branco e super coloridos que se misturam. Há várias modalidades de jogo, incluindo os populares modos de exercício e party e outras opções para brincar com as crianças ou aprender a dançar.
Nos bastidores de Just Dance
Ao conhecer o estúdio de Just Dance na Ubisoft Paris, me surpreendi com todo o processo de criação do jogo. Trabalhei anos desenvolvendo games e estou acostumado com engines, modelagem 3D, códigos tudo mais, porém Just Dance tem um toque humano que eu não havia me dado conta.
São mais de 100 roupas únicas para a edição 2023, todas feitas à mão e vestidas exclusivamente por um único dançarino. É impressionante o trabalho manual e a atenção aos detalhes que cada mapa do jogo requer. Cada roupa e cada cenário conta uma história, inspirada às vezes na letra da música, outras vezes em idéias originais da equipe, que combinam com o estilo.
As coreografias, mesmo de músicas já conhecidas como as do BTS, são cuidadosamente adaptadas pelas coreógrafas, para que funcionem bem dentro do estilo de dança de Just Dance, para que seja divertido a quem está jogando e adaptada ao sistema de pontuação do jogo. No dia da gravação, os dançarinos tem que se esforçar ao máximo para colocar energia do corpo em cada movimento, mesmo em longas sessões de gravação. É realmente encantador ver a magia acontecendo nos bastidores.
Diversão para todos
Just Dance 2023 é, como nunca antes na franquia, um jogo sobre conexões, mais do que uma experiência típica de videogame, é uma oportunidade para curtir com a família e se reconectar com amigos distantes, através de uma diversão simples, mas gostosa, que todos são capazes de compreender e participar.
Just Dance 2023 chega dia 22 de Novembro para Nintendo Switch, PlayStation 5 e Xbox Series X/S.
*Coelho foi para Paris à convite da Ubisoft.
Fonte: terra.com.br/gameon